Características do projeto e instalação do sistema de irrigação do gramado

Regando o gramado Para que o gramado verde mantenha seu frescor em qualquer clima, a grama cresce de maneira uniforme e amigável, o proprietário do local precisa de um sistema de irrigação especializado.

Você não pode ficar sem ele por vários motivos:

  1. A área é muito grande para molhar o solo manualmente. É muito trabalhoso e você não pode garantir que essa rega será uniforme.
  2. Usar uma mangueira de jardim irá acelerar a irrigação, mas um poderoso jato de água inevitavelmente danificará o sistema radicular da grama, lavará o solo e quebrará a copa. Sim, e mais uma vez andar no tapete esmeralda não vale a pena.

Regar a relva com uma mangueira

Portanto, uma variedade de equipamentos e sistemas de irrigação de gramado baseados nele são extremamente solicitados pelos proprietários de chalés de verão e quintais.

Tipos de sistemas de irrigação para gramados

Existir sistemas de irrigação para o gramado são divididos naqueles que funcionam nos modos manual e semiautomático, mas os mais perfeitos são os projetos totalmente automatizados.

Rega manual de relvaA principal vantagem do sistema manual de rega do gramado é o baixo custo de todos os componentes. E a desvantagem é a participação indispensável de quem:

  • decide sobre a necessidade de fornecer umidade na parada;
  • monitora o grau de umidade do solo;
  • conecta e transfere mangueiras e todos os tipos de irrigadores de grama.

Na verdade, esse sistema pode representar o circuito mais simples de tubos com hidrantes removidos. Neles são conectados mangueiras e demais equipamentos de irrigação do gramado, o que ajuda a cortar o jato de água e garantir a cobertura máxima da área.

A disposição do sistema de irrigação é feita de forma que a tubulação não sofra geadas no inverno. Portanto, a profundidade dos tubos em diferentes regiões pode variar.

Os sistemas que operam no modo semiautomático precisam apenas ser ligados e desligados a tempo. Rega de relva semiautomáticaOs aspersores de grama programáveis ​​são responsáveis ​​pela qualidade da pulverização e cobertura do território.

A rega automática da relva tira do proprietário do terreno quase todas as preocupações com esta fase do cuidado do relvado. É o mais caro e problemático de instalar, mas ao mesmo tempo economiza o máximo de tempo, água e é muito durável.

Rega automática de relva

Sistemas rega automática incluem vários tipos de equipamentos:

  • gasoduto subterrâneo;
  • bomba ou estação de bombeamento de desempenho adequado;
  • sensores que medem a umidade do solo e determinam a necessidade de ligar a irrigação;
  • tanque de armazenamento para armazenamento de backup e aquecimento de umidade;
  • válvulas solenóides;
  • hidrantes;
  • complexo de automação;
  • irrigadores de gramado.

Rega automática de relvaA parte subterrânea dos equipamentos de irrigação de gramado, sistemas de bombeamento e automação são calculados levando em consideração a produtividade da fonte de umidade, bem como a necessidade desta. Os aspersores são selecionados dependendo da configuração do local, das safras plantadas e da localização de outros objetos.

Os aspersores de gramado podem ter projetos diferentes, o que determina a área e o método de irrigação. Esses dispositivos podem ser de dois tipos:

  • estruturas rotativas com possibilidade de rotação circular da cabeça irrigam o solo em um raio de 11–20 m;
  • os aspersores de gramado em forma de leque não podem girar, e a cobertura de uma área de até 5 m é realizada graças aos diferentes formatos dos bicos.

Projeto de sistemas de irrigação para gramados

Sistema de irrigação especialmente projetadoA base para iniciar o projeto de um sistema de irrigação de gramado é:

  • planta do local indicando todos os edifícios, cercas, caminhos, grandes e pequenas culturas de jardim que requerem atenção;
  • plano com localização marcada da fonte de umidade de irrigação;
  • dados de produtividade e qualidade da água de poços.

O último ponto é extremamente importante se o abastecimento de água autônomo for usado. Por exemplo, a umidade de corpos d'água naturais, sistemas de drenagem e bueiros pode conter um número maior de microorganismos que afetam negativamente o solo e as plantas. Portanto, não é recomendado o uso dessa água para irrigação sem tratamento prévio e desinfecção.

A concepção do sistema de rega e a instalação dos equipamentos de rega do relvado é efectuada de forma a que as plantas não fiquem com falta de humidade, mas não se encontrem num substrato excessivamente húmido.

A taxa de irrigação é determinada levando em consideração:

  • o tipo de solo do local;
  • a frequência de precipitação na estação quente;
  • regime de temperatura;
  • as necessidades das colheitas disponíveis.

Um bom sistema de irrigação significa que todo o gramado é umedecido uniformementeÉ importante lembrar que a rega é para espaços verdes e não para caminhos, casa ou bancos de jardim. Este aspecto é levado em consideração ao determinar a localização dos irrigadores de grama, sua potência e design.

Características de instalação de equipamento para regar o gramado

Se o gramado tiver formato simples, e não se destinar ao plantio de outras culturas ornamentais, a instalação de equipamentos de rega pode ser feita antes da semeadura.

Quando a grama é plantada entre arbustos, árvores de jardim ou canteiros de flores dispostos no gramado, essas circunstâncias devem ser levadas em consideração ao projetar e instalar um sistema de irrigação.

Em tal situação, é melhor iniciar o assentamento de tubulações, instalação de automação e outros componentes do sistema de irrigação quando grandes safras são plantadas em um terreno totalmente preparado para a semeadura.

Como é instalado um sistema de irrigação de gramado? Siga as direções:

  1. De acordo com o plano, serão marcados os locais onde serão colocadas as tubulações, hidrantes, dispositivos de distribuição e sprinklers.
  2. Em seguida, são colocadas trincheiras de modo que os tubos fiquem abaixo da profundidade de congelamento do solo na região, e a inclinação necessária para manter a pressão seja fornecida.
  3. A tubulação e todos os equipamentos necessários para a automação da irrigação estão sendo colocados.
  4. Depois que o sistema foi testado, as trincheiras são enterradas e os aspersores de gramado são instalados.

Se a cobertura de grama for danificada durante a colocação do sistema de irrigação, as áreas danificadas são cortadas e a grama com o mesmo formato é colocada em seu lugar. Para esses fins, você pode usar um gramado rolante. Após o reparo, o revestimento deve ser regado.

No vídeo, instalação e instalação de sistema de rega automática

Jardim

casa

Equipamento