Gavião do tabaco no tomate

gavião de tabaco Neste artigo, compartilharemos a experiência de jardineiros estrangeiros sobre como identificar, controlar e combater a traça do gavião do tabaco, que pode se tornar um grande problema para as plantas, em particular para o tomate.

O ciclo de vida de um falcão do tabaco

traça do falcão do tabaco

Se você já plantou tomates em seu jardim, provavelmente já lidou com essas nocivas lagartas verdes. Nos Estados Unidos, eles vivem em absolutamente todas as regiões e podem destruir a safra de tomate em tempo recorde. Ao fazer isso, eles também comem berinjela, pimentão e batata. Eles se fundem com a folhagem verde e podem comê-la continuamente, deixando para trás folhas soltas e frutos estragados.

As mariposas vivem de acordo com o seguinte ciclo de vida:

  • no final da primavera, na parte inferior das folhas, as borboletas adultas põem ovos, que eclodem após uma semana;
  • As larvas se alimentam por 4 a 6 semanas antes de criar um casulo para o inverno no solo; no entanto, se o tempo estiver quente o suficiente, as lagartas podem cavar por apenas 2-3 semanas;
  • borboletas surgem na primavera e põem ovos novamente.

Em climas quentes, mais de um ciclo pode ocorrer por ano

Como identificar uma lagarta de tomate

lagarta glutona de tabacoAs mariposas do gavião do tomate podem atingir 12 cm de comprimento, portanto, para uma pessoa despreparada, encontrar este inseto pode ser um verdadeiro choque. Eles trazem o maior dano na forma de lagartas ou larvas. As pragas são verde-claras com manchas pretas e uma protuberância em forma de chifre localizada na parte posterior do corpo.

Não tenha medo desse "chifre" assustador, as lagartas não conseguem picar você.

No dorso, a mariposa falcão tem 8 listras em forma de V Lagartas de tomate emergem dos ovos de uma grande borboleta marrom.

As larvas se fundem quase completamente com a vegetação. Crie o hábito de verificar diariamente se há ovos de mariposas e pequenas lagartas. Aqui estão alguns sinais de que essas pragas estão em seu jardim:

  1. Observe atentamente o topo das folhas de tomate. Se você encontrar excrementos verde-escuros (deixados pelas larvas que se alimentam dessas folhas), olhe para a parte inferior da folha e provavelmente encontrará a traça do gavião do tabaco.
  2. Procure caules totalmente desprovidos ou com folhagem murcha. Neles, você pode encontrar casulos brancos e seus proprietários próximos.

Se você vir grandes buracos nas folhas ou numerosos caules nus, flores destruídas e cicatrizes na superfície da fruta, certifique-se de ter um falcão do tabaco em seu jardim. As frutas também podem sofrer queimaduras solares como resultado da redução da densidade da folhagem.

Como se livrar de uma lagarta de tomate

remédioA colheita manual é um excelente método de controle de pragas, desde que você tenha tempo e paciência e o jardim seja pequeno o suficiente. As lagartas não são perigosas e não picam. Se você for enjoado e achar desagradável esmagar esses insetos grandes, pode simplesmente jogá-los em água com sabão.

Se a população de mariposas for muito grande ou o jardim for muito grande, os inseticidas serão a melhor opção. Você pode usar a bitoxibacilina, que contém a bactéria "Bacillus Thuringiensis". Ele atua como um veneno estomacal para lagartas, mas não prejudica plantas ou animais de estimação.

Como evitar que as lagartas se reproduzam

lagarta de tomate com larvas de vespa nas costasAqui estão algumas maneiras eficazes de resolver o problema desde o início e manter as pragas longe de seu jardim.

Afrouxe e mexa o solo no início e no final de cada temporada para localizar as larvas que se escondem para o inverno. A experiência mostra que isso mata cerca de 90% de todas as lagartas.

As vespas são insetos benéficos que se alimentam de lagartas de tomate e fornecem controle natural da população. Na foto abaixo, você pode ver uma mariposa-falcão com larvas de vespa presas às costas, semelhantes a grãos de arroz. Essas lagartas atacadas por vespas quase não representam ameaça para as plantas, portanto, deixe-as em paz e deixe o ciclo de vida seguir seu curso.

Semeie endro e manjericão nos corredores para espantar a traça-falcão. Marigolds e malmequeres também são bons companheiros de plantio e afastam muitas pragas.

Como você pode ver, os pesticidas nem sempre são os melhores repelentes de insetos. Prestar atenção e tempo adequados para inspecionar plantas e coletar lagartas manualmente pode reduzir significativamente sua população. Se ao mesmo tempo não descurar as medidas preventivas no início e no final da época, as plantas do jardim serão saudáveis ​​e frutíferas.

Desenvolvimento de um fabricante de falcão de tabaco - vídeo

Jardim

casa

Equipamento