Zamioculcas - assistência domiciliar para uma árvore do dólar chique

Diga-nos o que Zamioculcas ama. O atendimento domiciliar tem alguma peculiaridade? Um amigo me deu uma flor, sabendo que eu sonhava com isso há muito tempo. De que tipo de iluminação ele precisa, com que frequência regar e replantar? E também gostaria de saber como se reproduz. Se ele crescer um pouco, vou plantar mais um e levá-lo para a dacha, para os pais dele.

zamioculcas home care Uma flor incrível de zamioculcas, cuidado domiciliar para o qual não é tão difícil, muitos sonham em ter. E não é de forma alguma a beleza da floração que os cultivadores de flores gostam tanto. Não vai agradar com belos botões ou inflorescências coloridas. Além disso, raramente alguém tem a sorte de ver como essa planta floresce. Sua flor é imperceptível e quase invisível contra o fundo de galhos chiques. Mas são eles, os brotos altos e fortes com folhagem coriácea verde-escura, que são o orgulho dos zamiokulkas.

E considerando que esta planta é considerada um símbolo de riqueza, sua popularidade é bastante compreensível. As pessoas a chamam de árvore do dólar e dizem que, a cada nova folha, a renda do proprietário aumenta. Acredite ou não - assunto pessoal de todos. Mas conseguir um arbusto perene com galhos lindos definitivamente vale a pena. Todos podem cultivá-la, basta levar em consideração alguns requisitos e as especificidades do desenvolvimento da cultura.

É interessante que zamioculcas é um gênero que possui apenas um tipo de cultura chamado zamielistny. Sua planta recebeu pela semelhança com outra cultura não menos interessante - zamia, flor de gimnosperma.

Características da planta

zamioculcas

O arbusto perene pertence à família dos aróides e suas necessidades lembram um pouco as suculentas. Talvez isso se deva ao fato de que em condições naturais costuma crescer na vizinhança com eles. Portanto, estou acostumado a me contentar com solo pobre e fazer reservas de umidade em caso de seca. E há muito para colher, porque a planta tem caules grossos e grandes tubérculos suculentos. Eles, de fato, representam seu sistema de raiz.

Zamiokulkas não tem talo como tal. O arbusto exuberante consiste em folhas altas e fortes, chamadas de folhas complexas. Nos pecíolos grossos, diminuindo gradualmente em direção ao topo, as folhas ovais florescem em ambos os lados. Eles são de cor verde escuro e têm uma textura densa de couro. Essas folhas crescem uma de cada vez, e a planta não tem mais tronco ou ramos laterais. É digno de nota que os pecíolos crescem diretamente do tubérculo subterrâneo. Dela, somente na parte inferior, crescem também raízes longas e grossas.

Zamioculcas tem crescimento muito lento. Normalmente não dá mais do que 3 a 4 ramos novos por ano. Ao mesmo tempo, a taxa de crescimento anual não passa de 15 cm. Pode ser chamado de fígado longo, porque um arbusto ornamental vive até os 10 anos, às vezes até mais.

As zamioculcas caseiras florescem

zamiokulkas em florNa verdade, crescendo até 1,5 m de altura, este belo homem também é capaz de florescer. É verdade que tal fenômeno pode ser visto muito raramente, e não apenas em casa, mas também na natureza. Só os adultos são capazes de florescer, poderíamos até dizer espécimes antigos. Isso acontece na primavera, mas às vezes no início do outono.

A flor em si não tem valor estético particular, embora seja incrivelmente perfumada. Em estrutura, é um pouco como uma flor de calla: uma longa orelha enrolada em um cobertor.Ao mesmo tempo, a colcha é muito pequena e indefinida, verde-claro. Não é enrolado em torno da espiga, mas se curva imediatamente abaixo. A orelha também não surpreende por sua cor brilhante - é cremosa. Portanto, a principal vantagem da planta ainda é a parte frondosa, não a floração.

É interessante que, após o final da floração, os zamiokulkas que crescem na natureza sejam amarrados com frutas - bagas. Dentro de cada um está uma semente. Em casa, as sementes não se formam, inclusive após a polinização artificial.

Zamioculcas - atendimento domiciliar e requisitos de manutenção

Muitos produtores não se atrevem a iniciar um zamiokulkas, temendo que ele tenha um caráter mimado. No entanto, isso não é verdade e o arbusto ornamental é muito despretensioso. O principal é proporcionar-lhe condições de conforto e escolher as melhores condições de temperatura e luminosidade, sem se deixar levar. Então, quais condições serão confortáveis ​​para a planta?

Iluminação

requisitos de iluminaçãoA duração ideal das horas de luz do dia para zamiokulkas é de 8 horas. É por quanto tempo ele deve ser iluminado pelo sol para crescer ativamente. No entanto, a luz deve ser difusa, caso contrário as folhas perderão sua cor rica e profunda.

No inverno, a flor pode precisar de iluminação adicional, especialmente se estiver na sala ao norte. Se parou de crescer e as folhas começaram a "girar" - falta iluminação.

De acordo com os ensinamentos do Feng Shui, as zamioculcas devem ficar no lado sudeste da casa. Então, sua capacidade energética de atrair dinheiro e aumentar sua quantidade funcionará em plena capacidade.

Temperatura e umidade

temperatura do conteúdo de zamioculcasZamioculcas adora calor, mas ao mesmo tempo tolera bem uma leve onda de frio. A este respeito, o regime de temperatura pode variar dependendo da época:

  1. No verão, a flor estará confortável a 25 ° C, embora 28 ° para o arbusto ainda não esteja quente. O principal é que não há mudanças bruscas, então o lugar sob o ar condicionado claramente não é para esta flor.
  2. No inverno, um clima frio é mais adequado para um homem sempre-verde e bonito. O principal é que a temperatura na sala não desça abaixo de 16 ° C calor. No entanto, por algum tempo, os zamiokulkas podem resistir a mais 12 ° C. Mas ainda não vale a pena mantê-los nessas condições espartanas por muito tempo.

A árvore do dólar também tem uma atitude negativa em relação aos saques. Tanto no verão como principalmente no inverno, deve ser protegido das correntes de ar frio. Se a panela estiver em uma janela, ela não deve ser aberta para ventilação.

Mas a flor não é particularmente exigente com a umidade, e mesmo o ar seco em um apartamento durante a estação de aquecimento não a prejudicará. Embora às vezes galhos exuberantes sejam recomendados para um banho quente ou limpe suavemente as folhas. Isso ajudará a se livrar da poeira acumulada e a restaurar seu brilho.

Zamioculcas: atendimento domiciliar

Cuidados domiciliares Zamioculcas em detalhesComo você pode ver, a árvore do dólar não é muito caprichosa. Tolera sombra parcial, ar seco e frio bem. Claro, isso afeta o desenvolvimento geral da planta, retardando seu crescimento já sem pressa. E para que os zamiokulkas agrade mais frequentemente com novos ramos e o arbusto cresça mais rápido, um pouco de atenção não o fará mal.

Cuidar das flores não é difícil. Talvez, todas as medidas possam ser generalizadas e levadas a um princípio: tudo deve ser com moderação. Solo moderadamente nutritivo, moderadamente abundante e irrigação frequente, com cobertura moderada, apenas para manter o desenvolvimento. E, claro, o transplante de um arbusto adulto também é realizado conforme a necessidade. Vale a pena insistir em cada um dos procedimentos separadamente e descobrir com mais detalhes o que isso significa.

Modo de rega

como regar zamioculcas

Em condições naturais, as zamioculcas freqüentemente precisam suportar a falta de umidade. Para sobreviver à seca, ele o acumula em seus tubérculos e pecíolos suculentos. Portanto, é perfeitamente compreensível que muitas vezes seja desnecessário regá-lo. Além disso, se o solo ficar úmido o tempo todo, raízes carnudas grossas nos nódulos, e eles próprios, começarão a apodrecer.E se o tubérculo desaparecer, os brotos que dele crescem morrerão.

Portanto, mesmo no verão, a rega deve ser moderada e pouco frequente. Basta umedecer bem o solo uma vez por semana. No inverno, quando a temperatura do conteúdo diminui, é perfeitamente possível regar uma vez a cada 2 semanas. Isso é o suficiente para zamiokulkas.

É importante garantir que o substrato tenha tempo de secar entre as regas e que a água não fique estagnada na panela. Para fazer isso, no fundo do vaso em que a flor cresce, deve haver orifícios de drenagem. Se, depois de regar, houver muita água no suporte de vidro, ela deve ser despejada.

Ao mesmo tempo, as zamioculcas reagem negativamente ao completo ressecamento da terra. Se o suprimento de umidade no pote se esgotar e não for reposto, o arbusto começará a "comer" a si mesmo. Seus brotos ficam mais finos e as folhas ficam pálidas e tortas.

Além disso, forçada a se contentar com um suprimento limitado de umidade, a zamioculcas entra em repouso profundo. Ele perde folhagem e os tubérculos congelam e param de se desenvolver. Por algum tempo eles ficarão neste estado dormente, mas vivos. Na ausência de rega, os tubérculos começam a secar gradualmente sem umidade. Para evitar isso, especialmente no verão quente, a terra do vaso pode ser coberta com esfagno. Esta solução será especialmente relevante se a planta for retirada em um terraço aberto durante o verão.

Com que frequência e com o que você pode fertilizar uma flor

Como todas as culturas de crescimento lento, as zamioculcas não precisam de alimentação freqüente. Será o suficiente para ele receber nutrientes a cada 10 dias. Neste caso, os fertilizantes devem ser aplicados apenas durante o período de crescimento ativo: da primavera ao início ou meados do outono. Assim que a duração das horas do dia é reduzida significativamente, os zamiokulkas param de crescer ramos. Nesse momento, ele não precisa ser alimentado até a próxima primavera.

O melhor de tudo é que a árvore do dólar absorve fertilizantes líquidos.

Para alimentar zamiokulkas, complexos minerais são adequados, com os quais os cactos são fertilizados. Você também pode fertilizar a árvore do dólar com complexos minerais para plantas decíduas decorativas. Neste caso, a dose da solução de trabalho deve ser reduzida em 2 vezes.

Existem também preparações especiais destinadas diretamente para a árvore do dólar. Eles são produzidos por marcas como na foto abaixo:

  • Biopon;biopon fertilizante
  • Bio tecnologia.bio tecnologia de fertilizantes

Zamiokulkas precisa de poda

Como a planta não possui copa propriamente dita, também não precisa de poda modeladora. Em relação à árvore do dólar, um corte de cabelo higiênico é mais aplicável. Envolve a remoção de ramos velhos que ficam expostos após a queda das folhas. Ou se algumas folhas inferiores de um bom galho ficarem amarelas. Eles também podem ser cortados para não prejudicar a aparência do arbusto. Nem é preciso dizer que os ramos doentes também estão sujeitos à remoção completa.

Zamioculcas - atendimento domiciliar, transplante, solo, maconha

Tratamento domiciliar e transplante de zamioculcasEmbora a árvore do dólar cresça lentamente, o transplante é essencial. As plantas jovens precisam ser replantadas anualmente, mudando não apenas o solo, mas também o vaso. Como a terra seca por muito tempo em uma tigela grande, ela está repleta de podridão dos nódulos. Portanto, você deve começar com pequenos vasos de flores. É conveniente se forem de plástico. Depois, se necessário, você pode simplesmente cortar o recipiente para não quebrar as raízes.

Como escolher um vaso que corresponda ao tamanho da flor? Tudo é muito simples: seu diâmetro não deve ultrapassar 3 cm do diâmetro da própria coma tuberosa. Um vaso mais espaçoso ainda não é necessário para um arbusto jovem, é melhor aumentá-lo a cada ano. E a partir dos 3 anos, será o suficiente para replantar a planta a cada três anos.

As plantas maiores são plantadas melhor em potes de argila pesados. Em primeiro lugar, um grande arbusto tem ramos suficientemente longos e pode virar o recipiente com o seu peso. Em segundo lugar, os tubérculos crescem fortemente com o tempo e podem literalmente quebrar um pote de plástico.

Quanto ao solo, os principais requisitos não são de valor nutricional. Como as suculentas, as zamioculcas não são particularmente exigentes quanto a isso, porque na natureza elas sobrevivem em solos rochosos. É muito mais importante que o substrato esteja solto, para “respirar” bem e deixar passar a água, o que significa que seca rapidamente. A melhor opção é comprar um substrato pronto para suculentas. A única coisa que não faz mal misturar com um pouco de carvão. Isso protegerá a flor de doenças putrefativas. Também é uma boa ideia adicionar areia - isso aumentará a umidade e a permeabilidade ao ar do substrato.

Se desejar, o solo para zamiokulkas não é difícil de se preparar, misturando em partes iguais:

  • areia;
  • terreno do jardim;
  • turfa.

Recomenda-se adicionar um pouco de pó de cal e lascas de tijolos finos ao substrato “doméstico”.

Como fazer o transplante passo a passo das zamioculcas em casa

Transplante de Zamiokulkas passo a passoÉ melhor replantar as plantas jovens e adultas no final da primavera. O transplante de verão também é permitido, mas no período de outono - inverno definitivamente não é desejável realizá-lo. Nessa época, o desenvolvimento do arbusto fica mais lento, e ela tolera pior a intervenção, se adapta por muito tempo. A exceção são as situações em que a flor está doente ou gravemente afetada por pragas. Nesses casos, um transplante com reposição total do solo é realizado imediatamente para evitar a morte.

Todo trabalho com a árvore do dólar deve ser feito apenas com luvas - sua seiva é venenosa.

O transplante de um zamiokulkas em casa consiste nas seguintes etapas:

  1. A planta é removida do vaso com muito cuidado para não danificar as raízes.
  2. Se a flor for jovem e saudável, o solo antigo pode ser deixado nas raízes. Uma flor com raízes podres deve ser completamente liberada do substrato antigo.
  3. Uma camada drenante de argila expandida é derramada no fundo do novo pote. Polvilhe por cima com uma camada de terra.
  4. A planta é colocada no centro do vaso e coberta com terra fresca. Neste caso, os tubérculos não estão totalmente aprofundados. Seu topo deve se projetar ligeiramente acima do nível do solo.
  5. A flor transplantada é regada somente após 10 dias. Se o solo estiver muito seco, no terceiro dia após o transplante.

Ao transplantar um zamiokulkas doente, ele deve ser processado fungicida.

Zamioculcas: cuidado domiciliar e reprodução de flores

As raízes da planta são tubérculos suculentos com raízes. A peculiaridade dessa cultura é que ela tem a propriedade de formar tubérculos até mesmo a partir das folhas. Nesse caso, o crescimento e o desenvolvimento da parte aérea só terão início após a formação do próprio tubérculo. E os falsos ramos aparecem diretamente dos botões que despertam nele.

Zamioculcas podem ser propagadas exclusivamente vegetativamente de uma das seguintes maneiras:

  1. Ao dividir o arbusto. É melhor dividir o arbusto durante o próximo transplante. Com o tempo, muitos tubérculos aparecem no vaso. Ao transplantar, eles são simplesmente separados e colocados em vasos de flores separados.zamioculcas home care e reprodução pela divisão do mato
  2. Uma filial inteira. O ramo jovem é cortado e seco. Em seguida, são plantadas em uma mistura de areia e turfa para o enraizamento, aprofundando-se até a base da folha.reprodução do ramo zamiokulkas
  3. Folheto. Corte uma folha saudável e deixe secar. Areia e turfa são misturadas em partes iguais, umedecidas e colocadas em uma pequena panela. A folha está enterrada um pouco mais da metade de sua altura no substrato. Crie uma estufa cobrindo o recipiente com uma garrafa ou jarro cortado. Ventile-o periodicamente.reprodução da folha de zamiokulkas

Um galho ou folha pode ser enraizado não apenas na mistura de solo, mas também colocando-os primeiro para germinação na água. Porém, então é necessário trocá-lo com frequência e há o risco de as mudas apodrecerem. O enraizamento no substrato é um método mais confiável. E para acelerar a formação de raízes, os cortes podem ser processados Kornevin.

Ao se propagar por uma folha e um galho, você terá que esperar cerca de 5 meses até que as zamioculcas comecem a formar a parte aérea. Dividir o mesmo arbusto permite obter rapidamente uma planta nova e já madura.

Como você pode ver, as zamioculcas são despretensiosas e o atendimento domiciliar não é nada difícil.Esta planta não requer muito sol, rega e alimentação frequentes. Ele se sente bem em um lugar aconchegante, onde os raios de sol espalhados acariciam suavemente os leques exuberantes dos galhos. Regando e fertilizando periodicamente, você pode cultivar um arbusto exuberante em alguns anos. Ele vai decorar o escritório e a sala de estar de um edifício residencial. O principal é proteger a flor com suco venenoso longe de animais e crianças.

Dicas para o cuidado e reprodução de zamiokulkas - vídeo

Jardim

casa

Equipamento