Como cuidar das pastinacas para cultivar raízes lindas e grandes

como cuidar das pastinacas Nem todos os jardineiros se comprometem a cultivar pastinaga e é em vão. Não há nada difícil em como cuidar das pastinacas nas camas. Esta cultura não é absolutamente caprichosa, além disso, tem alta resistência ao gelo. A única coisa para a qual você precisa estar preparado é “esquecer” as safras por um mês. As sementes de pastinaga, embora grandes, o que facilita o plantio, germinam por muito tempo. A razão para isso é o alto teor de óleos essenciais.

No entanto, após a germinação, as plantas se desenvolvem bem e rapidamente. Se você der um pouco de atenção, as mudas no final da temporada vão encantar você com raízes grandes, uniformes e perfumadas. O que você precisa saber e fazer para ter uma boa colheita de pastinaga?

A pastinaga é popularmente chamada de cenoura branca e, de fato, seus frutos são muito semelhantes às cenouras - "crescimento excessivo". Mas esses dois vegetais absolutamente não podem ser confundidos: as pastinaga têm frutos brancos com uma polpa porosa amarelada. Além disso, têm um agradável cheiro picante e um sabor adocicado.

Como cuidar das pastinacas

A pastinaga é semeada cedo, assim que o solo aquece. Numa primeira fase, o principal será evitar que os canteiros fiquem repletos de ervas daninhas, porque afogam as mudas novas. É melhor remover as ervas daninhas com a mão e, quando os arbustos crescerem, você pode soltar suavemente com uma enxada. A crosta na cama impede a entrada de ar e a formação de frutos uniformes.

A pastinaga deve ser cultivada em solo fértil e fértil. No entanto, a matéria orgânica não deve ser introduzida no ano de plantio. Isso deve ser feito no outono, para cavar, para que o fertilizante tenha tempo de se decompor.

O cuidado da pastinaga é geralmente mínimo e inclui as seguintes atividades:

  1. Rega regular, especialmente quando as frutas estão se formando. Se houver pouca umidade, os arbustos irão para a flecha e as raízes ficarão duras, fibrosas e rachadas. Mas também não dá para encher as camas, porque a pastinaca vai começar a doer com o excesso de umidade.
  2. Afrouxar o espaçamento das linhas após cada rega e chuva.
  3. Se o solo for pobre e não tiver sido fertilizado antes do plantio, os canteiros devem ser fertilizados pelo menos 4 vezes por temporada. Os dois primeiros curativos - infusão de verbasco... A partir da segunda quinzena de julho, as preparações de potássio-fósforo devem ser feitas duas vezes com um intervalo de 3 semanas.

Em terras férteis, as pastinacas crescem sem alimentação adicional.

Colheita e armazenamento de safras

É melhor começar a desenterrar as raízes em outubro. Então, o conteúdo máximo de açúcar se acumulará neles, e a polpa ficará mais doce. É conveniente desenterrar os frutos com um forcado - assim, o risco de danificá-los é menor.

A cultura deve ser colhida com luvas, pois os topos deixam queimaduras.

Você pode armazenar as pastinacas da mesma forma que as cenouras, na adega em caixas de areia. Mas não conseguirão ficar ali por muito tempo, pois amolecem durante o inverno. Você pode até deixar as pastinacas para o inverno ao ar livre se os invernos costumam ser quentes. Além disso, as frutas podem ser esmagadas e congeladas ou secas.

Pastinagas em crescimento: como cuidar de uma planta - vídeo

Jardim

casa

Equipamento