Tipos de cereais decorativos e seu uso em paisagismo

Cereais decorativos em paisagismo Cereais ornamentais são uma excelente solução para decorar uma casa de veraneio, parque ou área de lazer. Podem ser baixos ou atingir tamanhos grandes, formando pincéis de diferentes formas e cores. Essas plantas são despretensiosas para manter as condições, portanto, são ativamente usadas para criar composições de paisagens de complexidade variável.

Variedades de plantas

As plantas de cereais diferem umas das outras, mas podem ser facilmente combinadas. A principal condição para a escolha de vizinhos é que eles se sintam bem no mesmo tipo de solo com teor de umidade idêntico. Uma visão geral dos cereais ornamentais mais populares com nomes e fotos ajudará a determinar o tipo específico de planta.

Festuca azul

festuca azul

A festuca cinza (azul) é uma planta de cereal perene que pode atingir um metro e meio de altura. A sua peculiaridade reside na sua invulgar cor prateada, que se harmoniza bem com um fundo arenoso, seixos ou grandes paralelepípedos do jardim.

A festuca é considerada uma planta que gosta de calor, portanto, começa a ser plantada no solo em junho, quando o solo está totalmente aquecido. Existem mais algumas regras que devem ser seguidas para que os arbustos fiquem claros e limpos:

  • o solo deve ser bem drenado, não é permitida a estagnação da umidade (solo com alto teor de areia é o mais adequado);
  • a cada 4 anos, os arbustos devem ser divididos;
  • Recomenda-se replantar a planta a cada 2 anos, caso contrário as folhas podem ficar pálidas.

A festuca é uma das plantas do gramado. É cultivado para decorar canteiros de flores, caminhos, caramanchões. É especialmente útil em áreas com solo fértil insuficiente, o que não é adequado para outras variedades de plantas.

Milheto pogonaterum

painço pogonaterumDe todas as gramíneas e ervas ornamentais do paisagismo, o milheto pogonaterum é o mais incomum. Seu segundo nome é bambu interno, pois as duas plantas estão relacionadas. Os caules de uma planta adulta lembram arbustos de bambu reais em miniatura. As folhas são brilhantes, podem ter diferentes tons de verde.

Pogonaterum é uma planta de cereal perene, mas é recomendável cultivá-la em casa em um local quente. A temperatura do ar para esta variedade de cereais não deve cair abaixo de 18 graus. Frost o levará à morte, mas no verão o vaso com a planta pode ser levado para fora.

O bambu de interior não é uma planta muito fácil de cuidar, o proprietário terá que cumprir vários requisitos básicos:

  • o local deve ser bem iluminado, o pogonaterum não teme nem mesmo a luz solar direta;
  • a rega é feita regularmente, mesmo no inverno, a parte superior do solo não deve secar;
  • também é recomendado pulverizar massa verde de um borrifador.

Ao contrário de muitas outras gramíneas ornamentais e gramados de jardim, o bambu de interior requer alimentação constante. Pode ser normal fertilizante mineral para plantas de interior, que é adicionado duas vezes por mês à água para irrigação. O solo para o cultivo do pogonaterum também será diferente. Como a planta não tolera o ressecamento, o solo deve conter uma grande porcentagem de argila. Recomenda-se adicionar turfa, húmus ou outros fertilizantes minerais à mistura de mudas.

Cevada guará

cevada guaráA cevada-guará é outra planta de cereal freqüentemente usada em projetos paisagísticos. Externamente, lembra a cevada comum e retém todas as características positivas dessa variedade. A planta tolera bem a geada, por isso pode ser plantada com segurança em canteiros de flores onde variedades termofílicas ainda não criaram raízes.

A cevada é uma das variedades que crescem rapidamente e conquistam novas áreas. Periodicamente, os arbustos precisam ser desbastados para que o canteiro de flores fique limpo. Em climas temperados, a planta pode permanecer do lado de fora durante o inverno, mas se ocorrerem geadas, é melhor desenterrá-la e mudá-la para uma casa ou estufa.

O desbaste rotineiro de arbustos ou limitação do espaço de crescimento não é suficiente. A cevada se reproduz bem como sementes, por isso devem ser cortadas antes de estarem totalmente maduras.

Cortaderia

CortaderiaA Cortaderia é uma planta de cereal perene que pode crescer até 3 m de altura. Não deve ser combinado com outras variedades menos vigorosas, pois forma um forte sistema radicular e utiliza todos os nutrientes do solo. Além disso, vale a pena pensar com antecedência como a cortaderia vai se encaixar na composição geral - se for plantada uma vez, não será fácil se livrar dela.

As folhas desta planta são fortes e flexíveis. No final do verão e no início do outono, formam-se neles panículas de até 50 cm de comprimento e inflorescências individuais com vilosidades longas e lisas, pintadas de creme, branco ou bege. As panículas estão acima da altura humana e se assemelham a nuvens.

A cortaderia é uma planta cerealífera que não impõe condições de cuidado. Cresce bem em áreas abandonadas, conquistando novos territórios a cada ano. Também é protegido de pragas, luz solar direta, seca e inundações. Em casa, pode-se regar a cada 2 semanas, e as plantas adultas precisam desse procedimento com ainda menos frequência.

Como escolher e cuidar dos cereais?

Para fazer os cereais decorativos parecerem arrumados e bem tratados, há várias regras para plantá-los. A peculiaridade dessas plantas é que crescem rapidamente e podem dificultar o desenvolvimento das vizinhas. Se você não restringir o crescimento deles, canteiro de flores parecerá como se não tivesse sido tratado para ervas daninhas por muito tempo.

limitando o crescimento de cereais ornamentaisNo plantio de cereais ornamentais, você pode usar uma das dicas:

  • usar solos inférteis com alto teor de areia (as plantas se desenvolverão nessas condições);
  • limitar o crescimento de arbustos com pedras decorativas, seixos ou montes de areia;
  • recomenda-se que as variedades mais agressivas sejam colocadas em potes separados e depois baixadas ao solo.

Ao contrário de muitas outras plantas, os cereais não precisam de alimentação. Pelo contrário, os fertilizantes podem provocar um crescimento muito intenso, pelo que os arbustos podem perder a sua forma.

Cereais ornamentais são propagados por mudas ou sementes, depende da variedade específica. As sementes de cereais germinam a uma temperatura confortável, mas em algumas variedades é melhor germiná-las separadamente. Se forem colocados imediatamente no local principal, o crescimento pode ser inibido por flores ou arbustos maiores. Não é necessário cultivar mudas em vasos em casa - você pode simplesmente formar um canteiro separado para elas e transplantar imediatamente, conforme um pequeno arbusto é formado.

Os cereais em paisagismo são uma tendência da moda, cada vez mais utilizada não só para decorar canteiros e sebes, mas também para criar um ambiente especial em parques ou áreas de lazer. Dependendo do tipo de planta, pode complementar a composição de outros arbustos e flores, ou servir de decoração principal. Eles ficam ótimos sem adicionar outras variedades na composição cerca e ao redor de reservatórios artificiais.

Plantando cereais decorativos no site - vídeo

Jardim

casa

Equipamento