Canteiro de flores em tons de vermelho-azul: tipos e variedades de sálvia para o jardim

Canteiro de flores de sálvia É difícil imaginar jardins de flores em terrenos pessoais e canteiros de flores urbanos sem inflorescências de sálvia em forma de espinhos. Plantas com flores longas e exuberantes que não exigem muito do solo e regasão familiares à maioria dos jardineiros. Mas poucos suspeitam que várias centenas de espécies e variedades de Salvia para o jardim pertencem ao gênero ao qual pertence a brilhante Salvia. Entre eles está o sábio medicinal.

Flores de Salvia splendens

As plantas pertencentes à família Lamiaceae do gênero Salvia são encontradas em todo o mundo, desde a Europa, Sibéria Oriental e Ásia até o continente americano. A maioria delas são perenes de até 120 cm de altura, com hastes eretas cobertas por folhas oblongas e flores de dois lábios coletadas em inflorescências em forma de espinhos. As sementes de plantas cultivadas e silvestres amadurecem dentro de um mês após o final da floração e podem ser usadas para o plantio por até 3 anos.

As folhas de muitas variedades de sálvia são alongadas, inteiras ou, com muito menos frequência, com penas. A cor das flores não se limita ao vermelho vivo que hoje é familiar. É antes uma exceção à regra. As espécies selvagens são impressionantes na riqueza da paleta, do branco ao roxo profundo e, portanto, são de interesse crescente para os produtores de flores. Mas de acordo com a tradição estabelecida, o nome "Salvia" está firmemente enraizado nas variedades de sálvia espumante, e as plantas com borlas azuis são chamadas de sálvia.

Salvia espumante: foto de flores Salvia splendens 

Salvia brilhanteA mais famosa das espécies de jardim da Salvia é nativa do Brasil, usada na cultura há quase 200 anos. Em casa, arbustos ou plantas herbáceas com hastes tetraédricas eretas e duras podem atingir 20–80 cm de altura e florescer em massa durante o verão e o outono.

Antes do início do trabalho de criação ativo, os pincéis de sálvia brilhante, cujas fotos de flores hoje surpreendem pela riqueza de cores e pelo esplendor das inflorescências, não eram tão espetaculares. À disposição dos jardineiros havia apenas variedades com corolas vermelhas e xícaras, soltas sobre o pedúnculo.

Hoje, além das flores vermelhas, é possível encontrar cada vez mais o branco brilhante, o lilás roxo e até a sálvia bicolor.

Salvia officinalis (Salvia officinalis)

Salvia officinalisA sálvia - sálvia medicinal, conhecida pelas pessoas há mais de mil anos, é usada na medicina, na perfumaria e na culinária. A pátria da planta são os estados do Mediterrâneo e a região da Ásia Menor. Em condições favoráveis, o arbusto perene atinge meio metro de altura e, na Rússia, só pode ser cultivado por meio de mudas como cultura anual.

Sage é facilmente distinguido por suas folhas prateadas alongadas e flores roxas reunidas em inflorescências verticais esparsas.

Uma espécie medicinal de Salvia e variedades de jardim com folhas variadas, florescem no auge do verão.

Salvia vermelha (Salvia coccinea)

Salvia vermelhaA sálvia vermelha na foto das flores é muito semelhante tanto à sálvia medicinal quanto à sua congênere mais espetacular - a sálvia brilhante. Um semi-arbusto do Brasil em países europeus e na Rússia é cultivado anualmente, mas neste caso a planta cresce até 50-70 cm.

Esta espécie tem caules retos pubescentes com folhas ovóides e flores vermelho-carmim, coletados em inflorescências esparsas em forma de espinhos de 5-8 pedaços. Os corollas, com não mais de 3 cm de comprimento, florescem no meio do verão, e a planta mantém seu efeito decorativo até o tempo muito frio.Se compararmos a sálvia vermelha com variedades brilhantes, então a primeira perde em brilho, embora seja usada por floricultores por mais cem anos.

Hoje, o interesse pela Salvia, que ama a umidade, prefere o sol e o calor, está crescendo constantemente. A planta se reproduz bem por sementes e pode ser plantada tanto em campo aberto como em estufas.

Sálvia de folhas pequenas (Salvia microphylla)

Sálvia de folhas pequenasEsta espécie de sálvia em sua forma selvagem ainda é encontrada no sul da Europa, França e países mediterrâneos. Aqui é uma planta perene perene que cresce até 100-120 cm. A sálvia floresce de junho ao final de outubro.

Mas pequenos pincéis de flores carmim não são a única característica da espécie. As verduras e os caules do arbusto perene contêm muitos óleos essenciais aromáticos usados ​​por perfumistas e médicos.

Salvia farinácea (Salvia farinacea)

Salvia MealyExigente, florescendo de agosto ao final do outono, a planta apareceu em jardins de flores russos na América Central. A sálvia sálvia tem pequenos ramos retos e ramificados de até 90 cm de altura. As inflorescências atingem 20 cm de comprimento e se elevam efetivamente acima de arbustos piramidais organizados.

As taças, corolas e a parte superior do pedúnculo são pintadas em tons de azul ou roxo, que persistem mesmo quando as plantas estão secas.

As folhas são alongadas, ovóides e, ao contrário de muitas espécies e variedades de sálvia para o jardim, não apresentam uma orla característica.

Salvia heterogênea (Salvia viridis)

Salvia heterogêneaO valor deste nativo do sul da Europa e da Ásia não está em inflorescências brilhantes ou óleos essenciais, mas em brácteas-folhas variadas e coloridas na parte superior de caules de 40 ou 60 centímetros. Folhas e brotos oblongos são pubescentes.

As inflorescências atingem 30 cm e combinam até 6 flores de tamanho médio de tonalidade rosada ou lilás claro. A sálvia ou sálvia começa a florescer em junho e a aparência da planta permanece durante toda a estação de crescimento. A única característica que dificulta o uso de formas variegadas na cultura é o alojamento dos caules, se os suportes não forem instalados a tempo.

Salvia verticillata (Salvia verticillata)

Salvia VérticaA variedade espiralada de sálvia em sua forma selvagem é encontrada em toda a Rússia, na Europa Ocidental e em algumas regiões da Ásia. Você pode reconhecer as poucas variedades de sálvia pelas flores roxas coletadas em espirais densas localizadas em pedúnculos altos. Os caules desta espécie ramificam-se apenas na base e crescem até 50 cm de altura. As folhas, como os brotos, são bastante púberes e presas aos caules em longos pecíolos.

A sálvia enrugada começa a florescer em julho, e até setembro suas elegantes inflorescências podem ser vistas em clareiras na floresta e em canteiros pessoais.

Clary sage (Salvia sclarea)

salva esclereiaPlantas vigorosas de um metro de altura são cultivadas em safras anuais ou bienais. Em hastes retas, cravejadas com folhas oblongas e recortadas ao longo das bordas. Este tipo de sálvia produz uma massa verde abundante. As folhas às vezes atingem 30 cm de comprimento, mas à medida que avançam em direção à inflorescência tornam-se menores.

A decoratividade da planta não é dada por flores indefinidas, mas por brácteas. Hoje existem variedades de Salvia com corolas brancas, rosa ou roxas. Florescendo de junho a setembro, a espécie de salva é conhecida como uma planta medicinal e de óleo essencial valiosa.

Carvalho Salvia (Salvia nemorosa)

Salvia DubravnayaA espécie sálvia que cresce na zona da estepe florestal russa tem caules poderosos de até 30-60 cm de altura e inflorescências densas em forma de vela atingindo 40 cm de comprimento. Tanto as corolas quanto as brácteas grandes são roxas ou azuis.

Se os pêlos forem visíveis nas hastes, então as folhas longas e pontiagudas de Salvia Oakravna são completamente lisas com dentes ao longo das bordas. A decoratividade da planta dura de meados do verão a meados de setembro.

Prado Salvia (Salvia pratensis)

Prado de SalviaA planta, com meio metro de altura, distingue-se por muitos caules retos e ramificados e pedúnculos cobertos por corolas roxas.A sálvia do prado é semelhante à sálvia do carvalho, mas esta é muito mais poderosa e seus brotos não são tão ramificados. Em cada verticilo, de 4 a 6 flores são anexadas, ocasionalmente pequenas folhas podem ser vistas nos caules, que se tornam muito maiores em direção à roseta da raiz.

A salva do prado floresce em duas ondas. A primeira, como muitas espécies e variedades de sálvia para o jardim, começa em junho, e a segunda flor revive o local em setembro.

Flores de Salvia - vídeo

Jardim

casa

Equipamento