Tipos de salgueiro-chorão, suas características e regras para cuidar da planta

salgueiro-chorão na selva O salgueiro-chorão é uma árvore grande que muitas vezes pode ser encontrada perto de rios e corpos d'água em climas temperados. A julgar pelo fato de que a planta se sente bem na natureza e tolera o calor e a geada, não será difícil cuidar dela em casa. Willow fica bem em parques, áreas de recreação ou até mesmo no quintal.

A árvore pode crescer até 25 metros e viver 100 anos.

Quais são as variedades de salgueiro?

salgueiro em uma área de parque perto de um reservatório

Um salgueiro-chorão no projeto paisagístico é uma solução incomum. Entre as variedades de salgueiro, você pode encontrar tanto árvores maduras com um tronco poderoso quanto arbustos ornamentais. As variedades são diferentes, pois estão adaptadas para viver em diferentes condições climáticas:

  1. O salgueiro branco é uma árvore cuja altura pode chegar a 25 m. A vida útil da variedade é de cerca de 100 anos. O salgueiro branco é chamado porque as folhas são de cor clara na parte inferior. A planta se sente bem nas margens de rios e corpos d'água, também pode ser plantada perto de um lago artificial.
  2. O salgueiro-branco-chorão também tem uma cor incomum, mas difere no formato da copa. Seus galhos são longos, flexíveis, caindo no chão. A casca da árvore tem uma tonalidade amarela rica.
  3. O salgueiro babilônico também tem uma coroa de lágrimas. Em altura, pode atingir 15 m ou mais, a vida útil é de cerca de 100 anos. As folhas são claras, mas sem tonalidade prateada. A árvore cresce rapidamente e atinge seu pico. As condições mais confortáveis ​​para sua vida são as margens bem iluminadas de corpos d'água.
  4. O salgueiro anão felpudo é um arbusto que não atinge mais de 2 metros de altura. Suas folhas são diferentes daquelas que crescem no salgueiro-chorão comum - são arredondadas e cobertas com penugem leve. Esta planta pode formar uma copa de formato incomum, pois os brotos são fortes e crescem para cima. O arbusto tolera facilmente as geadas de inverno, prefere crescer em solo úmido.
  5. O salgueiro-cabra é uma árvore peculiar que costuma ser plantada em parques e áreas de recreação. Os brotos são direcionados para baixo e pequenas folhas arredondadas crescem sobre eles. A floração ocorre na primavera, durante este período a árvore espalha um doce aroma de mel.

Existem outras variedades de árvores como o salgueiro-chorão. Eles podem ser completamente diferentes na aparência, mas todos pertencem à família do salgueiro. Não se trata apenas de árvores grandes com galhos caindo no chão, mas também de pequenos arbustos com formas de folhas incomuns. Com os devidos cuidados e rega, o salgueiro cresce rapidamente e, por meio da poda, você pode formar uma coroa com o formato desejado.

Regras de plantio e cuidados

incrível salgueiro brancoNão é difícil cuidar do salgueiro-chorão decorativo. A única coisa que vale a pena prestar atenção é a composição do solo e seu teor de umidade. Em condições naturais, a árvore cresce em solos franco-arenosos ou argilosos e recebe constantemente a quantidade necessária de água do reservatório. Se você plantar salgueiro longe de fontes naturais de umidade (lago ou rio), ele terá que ser constantemente regado. Em dias secos e abafados de verão, será útil borrifar as folhas.

A planta não precisa de alimentação adicional. Adapta-se perfeitamente às mudanças de temperatura e tolera tanto o calor como o gelo. No entanto, você pode fertilizar o solo periodicamente. fertilizantes orgânicos - húmus ou composto.

O salgueiro-chorão é mais confortável de crescer em solo constantemente úmido. Ele crescerá mais rápido se o nível do lençol freático no local for alto.

Propagação de salgueiro

salgueiro de cabra chorãoEm condições naturais, a árvore se propaga por sementes; estacas ou mudas são usadas em casa. As estacas são colhidas na primavera ou no outono; as seções do meio de ramos jovens com menos de 2 anos são adequadas para elas. Em seguida, eles precisam estar preparados para o plantio:

  • o comprimento de corte ideal é de 20 a 30 cm;
  • plantadas no solo em uma estufa ou qualquer outra sala quente;
  • até que as mudas fiquem mais fortes e eu não esteja pronto para o transplante, elas precisam ser regadas, fertilizadas e soltas frequentemente;
  • árvores jovens não são plantadas fora no primeiro ano, elas devem passar o primeiro inverno quente.

A plantação de salgueiro-chorão em terreno aberto é realizada na primavera, quando a neve já derreteu completamente. A essa altura, o sistema radicular já deve estar totalmente formado na árvore jovem. Pode-se plantar também no outono, quando já terminou o período de movimentação do suco. Nesse caso, o solo deverá ser coberto com folhas ou palha e a própria árvore com ramos de abeto.

ramos e folhas de salgueiro-chorãoÉ necessário cavar um buraco raso no solo (até 60 cm de profundidade). Durante o plantio, a árvore deve ser fertilizada para que crie raízes mais rapidamente. O terço inferior do poço é preenchido com uma mistura de solo, turfa e húmus, e o volume restante é preenchido com terra. O solo é escavado até a muda de forma que ela forme um montículo, ao redor do qual haverá uma depressão para rega. Após o plantio, 2 baldes de água são despejados sob a planta. O salgueiro-chorão anão não é menos resistente às mudanças nas condições climáticas do que uma árvore adulta.

Se a muda for alta e instável, precisará de suporte adicional. Uma estaca é colocada ao lado dela, e a árvore nova é frouxamente presa com uma corda.

Crescendo em um tronco

salgueiro em um troncoUm salgueiro-chorão em um tronco adornará qualquer jardim. Árvores carimbadas são árvores nas quais uma copa decorativa, própria ou enxertada, parte de um tronco reto sem galhos (na verdade, um tronco). Para esses fins, uma variedade como o salgueiro de cabra é adequada. Pode ser enxertado em um caule, mas há outra maneira de cultivá-lo original:

  • após o plantio, um broto forte e poderoso é escolhido e firmemente fixado ao suporte;
  • à medida que cresce, o tronco é amarrado mais alto para que cresça reto e não se ramifique;
  • os brotos laterais no verão precisam ser encurtados em um terço, para que os nutrientes entrem no tronco principal e ele cresça mais forte;
  • no outono, as partes restantes dos brotos são removidas completamente, deixando o cânhamo com 0,5 cm de comprimento.

Quando o fuste atinge a altura desejada, o suporte é removido. O próximo passo é formar uma coroa densa uniforme, que cairá. Para isso, basta cortá-la de forma que todos os galhos cresçam. Suas pontas são arrancadas e os brotos começam a dar novos ramos.

salgueiro perto da lagoa no campoNa foto, um salgueiro-chorão cultivado em um tronco parece original. Outras árvores de variedades verticais podem ser usadas como quartéis-generais e salgueiros-cabra podem ser enxertados como copa decorativa. Primeiro, é preciso plantar um caule para que na hora da vacinação ele tenha tempo de ficar mais forte e criar raízes. O procedimento é melhor realizado no final da primavera ou início do verão. Quando está pronto para a enxertia, é feito um racha no topo, no qual é plantado um talo de salgueiro. Eles geralmente se dão bem quando vacinados na primavera. Como resultado, a árvore cresce uniforme e alta por baixo, com uma copa chorosa no topo.

Antes de plantar uma nova árvore em seu jardim, você deve ler a descrição do salgueiro-chorão e verificar se as condições climáticas são adequadas para ele. Não plante em áreas onde o nível do lençol freático seja baixo, pois você terá que regá-lo diariamente. Se possível, vale a pena escolher locais próximos a reservatórios naturais ou artificiais. Plantar árvores novas não é difícil mesmo para um jardineiro novato, mas o preparo das mudas pode ser demorado. A melhor solução seria comprar uma muda jovem pronta para o plantio com 1 ou 2 anos, que já tenha o sistema radicular desenvolvido.Com os devidos cuidados e condições, a árvore viverá pelo menos 100 anos.

Salgueiro-chorão em paisagismo - vídeo

Jardim

casa

Equipamento