Crescendo crisântemo multiflora

Visitando um amigo, eu vi uma borda redonda, baixa arbustos de crisântemo... Parece muito bom, eu queria tentar criar esta espécie sozinho. Diga-me como cultivar crisântemo multiflora. Há alguma nuance?

Crisântemos multiflora pertencem à família Astrov. Uma característica da variedade é sua baixa estatura e a capacidade de se formar de forma independente. Graças a isso, os arbustos não precisam de apoio e poda. Externamente, a planta tem a forma de uma bola coberta por flores e, durante a floração, a capa decídua fica quase totalmente coberta por inflorescências.

Tipos de multiflora

multiflora

As variedades de crisântemo são convencionalmente divididas em três grupos, dependendo do início da floração:

  • variedades precoces (agosto);
  • variedades médias (setembro);
  • variedades tardias (início de outubro).

A altura máxima do arbusto durante a formação artificial chega a 70 cm, e a mais baixa não passa de 30 cm.

A única desvantagem da multiflora é sua baixa resistência no inverno, razão pela qual, nas regiões do norte, as variedades perenes muitas vezes morrem em invernos frios, apesar do abrigo adicional.

Plantar e criar crisântemos

crisântemos no canteiro de flores

É possível cultivar crisântemos multiflora tanto em vasos quanto em campo aberto. Um local para pouso deve ser escolhido bem iluminado e não soprado por correntes de ar. Os crisântemos adoram solo solto, portanto, areia e matéria orgânica adicionais devem ser adicionadas à área com solo pesado.

crisântemo em vaso

O crisântemo se reproduz de várias maneiras.

Sementes:

  • Semear em terreno aberto. No início de maio, prepare os furos a uma distância de 30 cm um do outro, regue, coloque algumas sementes. Polvilhe com uma pequena camada de terra e cubra a área com papel alumínio até a germinação. Depois que as mudas germinarem, deixe um arbusto de cada vez, plantando o resto. A floração começará 1,5 meses após a germinação das sementes.
  • Semeando mudas. No final de fevereiro, semeie as sementes em um recipiente, cubra com papel alumínio. Ventile periodicamente a estufa e umedeça o solo. Após a formação de 2 folhas verdadeiras, mergulhe as mudas em vasos separados.

Estacas. As estacas cortadas são enraizadas na água com o seu posterior plantio, ou imediatamente plantadas em solo composto por uma mistura de relva, perlite e areia.

Ao dividir o arbusto uterino. Desenterre um arbusto adulto e divida-o em partes, cada uma com seu próprio sistema radicular. Corte os topos com uma tesoura de poda, plante nos buracos e regue abundantemente.

Regras básicas para cuidar de multiflora

crisântemo globular

O crisântemo desta espécie, no entanto, como outras, gosta muito de umidade. No verão quente, a rega deve ser feita diariamente e o solo ao redor do arbusto deve ser solto. Durante o período vegetativo, basta fazer uma alimentação com solução de verbasco ou fezes de pássaros, desde que a cova tenha sido fertilizada antes do plantio.

A cada três anos, os arbustos devem ser transplantados para um novo local para que a variedade não degenere e perca a forma.

A multiflora não necessita de podas adicionais, somente após o término da floração os brotos são cortados, deixando 20 cm, e o arbusto é coberto com cobertura morta. Crisântemos que crescem em terreno aberto para o inverno são borrifados e polvilhados com folhagens ou aparas, e os vasos são levados para a sala.

Características do crescimento de crisântemo multiflora - vídeo

Jardim

casa

Equipamento