Maio quente no jardim: tarefas de primavera de um residente de verão

Pode trabalhar no jardim Em maio, as safras de frutas finalmente acordam após o inverno. Portanto, maio no jardim é o mês mais brilhante e ao mesmo tempo o mais problemático.

Os rins incham e se abrem. Eles demonstram como árvores e arbustos hibernam. As plantas estão se preparando para a floração e a formação de um ovário, uma folhagem verde brilhante cobre as copas e, contra seu fundo, os ramos que morreram ou enfraqueceram durante o inverno são especialmente visíveis. Os insetos aparecem junto com o calor, muitos dos quais não são muito amigáveis. Além disso, o clima instável de maio traz muita empolgação, ora caindo com o calor quase do verão, ora trazendo ventos frios, chuvas, geadas e às vezes neve.

Todas essas alegrias e problemas recaem sobre os ombros do morador de verão, que não tem oportunidade de recuar, senão não verá a tão almejada colheita. Para o que você deve se preparar? Quais trabalhos no jardim são prioritários, qual plano você precisa seguir para fazer tudo?

Lutando contra geadas no jardim

tecido não tecido anti-gelo

O início de maio é a época mais imprevisível. O sol está brilhando por meio dia, seguido por um vento frio com as nuvens que se aproximam, e as noites estão ameaçando com temperaturas abaixo de zero. Segundo o folclore, as ondas de frio mais graves acontecem durante o florescimento da cereja de pássaro e a abertura dos botões do carvalho.

O jardineiro deve estar preparado para a queda de temperatura de maio e para a proteção das plantações de frutas e bagas.

Se os botões inchados, mas não abertos, sobrevivem a geadas até –8 ° C, então as folhas quase invisíveis após –3 ° C podem ficar pretas, encolher e cair. O pior de tudo é quando a geada atinge jardins floridos ou passa ao longo de ramos com ovários já formados. Nesse caso, temperaturas abaixo de 1-2 ° C serão fatais.

Para temperaturas abaixo de zero que ameaçam ondas de frio, você precisa se preparar com antecedência. Como medida para combater o gelo, use:

  • fumar com a ajuda de verificadores de incêndio criminoso ou montes de fumaça localizados no jardim;
  • a localização sob as copas e entre os arbustos de recipientes com água;
  • abrigos em tecido não tecido.

bonés para proteger morangos de jardimPara salvar o plantio de morangos de jardim, afrouxando e regando o solo sob ele, não se apresse em cobrir o solo com cobertura morta. Em solo úmido, arbustos herbáceos com rudimentos de flores formados sobreviverão melhor ao clima frio.

Plantar e enxertar safras hortícolas em maio

plantando safras de horticulturaNos primeiros dez dias de maio, enquanto os brotos das mudas ainda não se abriram, você pode plantar árvores frutíferas novas ou replantar aquelas que, por qualquer motivo, estão no lugar errado. Como o procedimento é acompanhado de um estresse real para a planta, deve ser realizado em um dia calmo, fresco e melhor nublado.

O mesmo clima em maio é bom para enxertar maçãs, pêras, frutas de caroço. Como as árvores afetadas por geadas e roedores já são claramente visíveis, o jardineiro precisa vacinar "pontes" projetadas para compensar danos aos troncos e ramos do esqueleto.

Embora a tarefa não possa ser chamada de simples, enxertar pontes, com implementação adequada e cuidados de verão, permite que você preserve árvores valiosas e desfrute de suas variedades favoritas de maçãs e peras por muitos anos.

morangos em maioComo material de enxerto, são usados ​​brotos de raízes remanescentes do ano passado ou ramos jovens localizados abaixo do dano. Após a implantação das pontes, os brotos emergentes e a folhagem devem ser removidos delas, e o local do enxerto é sombreado artificialmente.

Em maio ainda não é tarde para plantar ou transplantar morangos de jardim, bem como arbustos de bagas, por exemplo, mirtilo, madressilva, jogo, chokeberry.

Poda de jardim na primavera em maio

poda de jardim de primaveraO início de maio é a época do saneamento podando árvores frutíferas... Galhos congelados são cortados em um anel, os enfraquecidos ou parcialmente mortos são encurtados para madeira viva. Os locais de corte são nivelados e pintados. O gramado do jardim não resiste aos raios de sol quente, então este material, que é familiar para um jardineiro, não é adequado em maio.

framboesas em maioCom o inchaço dos botões das framboesas, amoras e outros arbustos de bagas, eles também são podados. Se os brotos de framboesa foram dobrados para o inverno, eles são elevados, encurtados para o primeiro botão forte, e os doentes, secos e fracos são cortados completamente, ao nível do solo.

Regar e alimentar as plantas do jardim em maio

arbusto de groselhaEm muitas regiões, maio é seco, o solo perde rapidamente a umidade armazenada e as plantas não podem ficar sem regas regulares. Em primeiro lugar, a rega de maio do jardim começa em solos arenosos, argilosos.

As bagas florescem primeiro e depois dão frutos. É conveniente combinar a aplicação de fertilizantes orgânicos com rega, o que será útil após um longo inverno e na véspera de uma nova colheita.

Além de framboesas, groselhas, groselhas e outros arbustos, é necessário regar morangos de jardim e árvores frutíferas. Antes disso, é útil remover ervas daninhas dos círculos próximos ao tronco, soltar o solo e cobri-lo com cobertura morta. Se o solo ao redor estiver coberto com grama, a quantidade de umidade e fertilizante por árvore ou arbusto aumenta.

Maio é a época para o controle ativo de pragas de jardim

controle de pragas de jardim

Com a chegada do calor, acordam não só os botões, mas também inúmeras pragas, patógenos, perigosos para a horta e as colheitas de frutos silvestres.

Enquanto os botões ainda não se abriram, no início do mês, as moscas-serras e os gorgulhos são sacudidos das macieiras, cerejas e outras culturas de frutas com caroço em uma película ou outro material. Nesse momento, suas pragas são ativadas em framboesas, groselhas e groselhas. O aparecimento da folhagem é acompanhado pelo aparecimento de formigas, pulgões e outros inimigos do jardim.

Em maio, é extremamente importante fazer um controle abrangente de pragas e doenças, que consiste em pulverizar as plantações na fase de cone verde, para então, se necessário, as árvores são tratadas com botões pintados. Durante a floração de maçãs, peras, ameixas e cerejas, o uso de produtos químicos não é seguro. Eles podem causar a peste de abelhas e reduzir a produção por vários anos.

Antes da floração, os arbustos são pulverizados contra um complexo de pragas e as groselhas são pulverizadas adicionalmente contra o oídio, que muitas vezes destrói não apenas a colheita, mas também a planta inteira. Pelas escovas de flores nas groselhas, é fácil notar flores roxas incomuns que lembram flores duplas. Isso é sinal de uma doença incurável da cultura do fruto, que deixa de dar frutos. Esses arbustos são removidos e queimados. Quando a floração das groselhas e de todos os tipos de groselha é concluída, os arbustos são examinados para identificar as mariposas. As folhas afetadas e o topo do caule são arrancados junto com teias de aranha e destruídos.

Trabalho de primavera no jardim - vídeo

Comentários
  1. Gasan

    dobriy de ne smogu obyasnit poetomu posilayu foto .plodi vishni zasixaut i cherneyut a podom spadayut.posovetuyte pojalusta.

    a takje abrikos sbrasivayet plodi) nadeyus shto otvetita

Jardim

casa

Equipamento