9 razões pelas quais as íris não florescem

por que as íris não florescem Quando a primavera "dá passos" no chão, flores roxas, amarelas, laranjas e brancas com pétalas de veludo desabrocham nos canteiros. Infelizmente, nem sempre é esse o caso; muitos estão interessados ​​em saber por que as íris não florescem e em como resolver esse problema. Embora a cultura seja considerada despretensiosa, em alguns casos requer atenção especial. Na verdade, sem amor e cuidado, até a grama seca. Para “forçar” a planta a liberar seus botões novamente, é importante entender o motivo da “desqualificação” e, então, eliminá-la de forma consistente. Vamos analisar os fatores que atrapalham o desenvolvimento da cultura, privando-a de um traje chique.

Por que as íris não florescem e solução de problemas

por que as íris não florescem

Na antiguidade, os gregos gostavam tanto das flores delicadas com cores brilhantes que as batizaram com o nome da deusa do arco-íris. E os habitantes das latitudes médias notaram a forma bizarra das íris.

Portanto, eles começaram a chamar flores:

  • orquídeas do norte;
  • galos;
  • flores de pega;
  • tranças.

Vale ressaltar que, dependendo da variedade, as pétalas da cultura são pintadas em quase todas as tonalidades do arco-íris. Que triste se na primavera eles não abrirem seus botões magníficos. Para remediar a situação, analisaremos as principais razões pelas quais as íris não florescem e como lidar com isso.

Lugar desconfortável

lugar malsucedido para o cultivo de írisSe você colocar uma pessoa em Marte, ela será capaz de viver lá sem oxigênio, água e comida? Claro que não. Então, por que algumas pessoas pensam que íris despretensiosas crescerão e encantarão os olhos com botões em qualquer lugar? Eles os plantam ao lado de arbustos, árvores e muros altos. As flores privadas de luz solar suficiente não se desenvolvem bem. Esta localização infeliz é a primeira razão pela qual as íris têm apenas folhas e não florescem. Apesar disso, o problema é fácil de resolver.

Em sua casa de verão, eles escolhem um amplo canteiro de flores, onde há abundância de luz solar. Primeiro, é desenterrado e, em seguida, a cultura é transferida. O plantio é realizado imediatamente após a floração ou no final de agosto. Por várias temporadas, a distribuição das íris nas laterais é controlada. Caso contrário, eles podem mover-se independentemente para um local sombreado.

Na hora de plantar uma cultura, é aconselhável direcionar o dorso do rizoma principal para o lado sul para que ele aqueça bem.

Violação de tecnologia agrícola

violação de tecnologia agrícolaPara cada tipo de cultura, existem regras geralmente aceitas para o plantio em um canteiro de flores. E, claro, íris não são exceção. Eles têm um rizoma volumoso, que consiste em várias partes. No momento do plantio, a área superior fica aberta para receber os raios solares. Graças a isso, ocorrem nele processos que estimulam a floração. Os espécimes muito profundos quase nunca florescem.

No plantio, é aconselhável utilizar rizomas grandes, que apresentam 7 ou mais placas de folhas. Essas íris florescerão na próxima temporada.

"Fome forçada"

em brancoA "existência" despretensiosa em um canteiro de flores não significa que a planta não precise ser alimentada. Ignorar esse fato geralmente leva à frustração. Esses jardineiros costumam se perguntar por que as íris não florescem todos os anos, mas têm uma aparência um tanto "sombria".

O motivo é a falta de nutrientes, que é reconhecida pelos seguintes sinais:

  • crescimento lento dos brotos;
  • inflorescências caídas;
  • torção de chapas;
  • secando do rizoma.

fertilizante para írisElimine o problema com curativos especiais, que são aplicados no solo 3 vezes por temporada. Use uma mistura antes da floração nitrato de amônio e sulfato de potássio (30 g por 1 m²). Na segunda vez, superfosfato (60 g por 1 m²) é adicionado aos componentes existentes. Após a floração, as íris são alimentadas com sulfato de potássio (20 g por 1 m²) misturado com superfosfato (50 g por 1 m²).

Para aumentar os botões, a cinza de madeira é introduzida no solo durante a brotação.

Rizomas crescidos

rizomas de íris crescidosPlantações exuberantes de íris em flor são muito agradáveis ​​aos olhos de seus fãs. Porém, depois de alguns anos, eles enchem completamente o site. Se tiver limitações, as íris param de florescer. Acontece que eles não têm espaço para brotos com botões. Além disso, alguns arbustos ficam expostos à sombra, o que os priva de luz suficiente.

preciso de um transplanteResolva o problema com medidas drásticas. Imediatamente após o período de floração esperado, espécimes velhos, com cerca de 4 anos, são retirados do canteiro. Isso dá às íris jovens espaço para uma floração exuberante.

Umidade excessiva

cuidado impróprioEm regiões onde chove muito no verão, o rizoma da cultura começa a apodrecer. Não admira que as íris não floresçam e a folhagem pareça opaca.

Para devolvê-los à beleza anterior, uma série de procedimentos são realizados:

  • desenterrar arbustos danificados;
  • remova a área podre do rizoma;
  • A seção "viva" é pulverizada com uma solução de permanganato de potássio.

transplante de írisUm novo site está sendo preparado. Antes do plantio, o solo é tratado com a substância ativa "Fitosporina". O rizoma é colocado de forma que o pescoço fique na superfície do solo. Além disso, apenas variedades adequadas são cultivadas em regiões de clima úmido.

Para neutralizar o solo ácido, é aconselhável aplicar anualmente cinzas de madeira sob cada arbusto.

Seca

mulching írisApesar do fato de que as íris toleram maravilhosamente a falta de chuva, às vezes isso afeta a atividade de floração. Na maioria das vezes eles são transplantados no último mês do verão, quando há intenso calor na maioria das regiões. A deficiência de umidade tem um efeito prejudicial na planta, tirando toda a sua força. Como resultado, não consegue formar botões. Torna-se claro por que, após o transplante, as íris não florescem até o final da temporada.

O problema é resolvido de forma bastante simples. Por 21 dias, a cultura fornece rega... Como o rizoma carnudo é capaz de armazenar umidade, a planta tolera facilmente a seca. Já na próxima temporada, inflorescências delgadas que lembram orquídeas aparecerão nele.

Alguns tipos de íris começam a florescer 2 anos após o plantio. Portanto, a prudência deve ser exercida em cada caso individual.

Pragas e infecções fúngicas

transplante de írisInfelizmente, as íris, como outras plantas, estão sujeitas a várias doenças.

Em condições desfavoráveis, eles não são contornados:

  • podridão cinzenta;
  • mosaico;
  • mancha foliar;
  • bacteriose.

Todos eles influenciam o processo de florescimento da cultura. Para o tratamento, são utilizadas substâncias que contenham cobre ou fungicidas prontos. Em alguns casos, os arbustos são completamente removidos do canteiro de flores.

doença da írisAs íris são frequentemente "visitadas" por insetos, o que lhes causa danos irreparáveis. Por exemplo, as lagartas da mariposa do inverno destroem completamente a base dos pedúnculos. Como resultado, primeiro ficam amarelos e depois morrem completamente. Eles também danificam o rizoma, o que leva à podridão bacteriana.

pragas em írisUm aspecto importante da proteção é saber o que fazer com as íris na primavera, pouco antes do plantio. Primeiro, prepare o site com cuidado. O solo é tratado com fungicidas para evitar que as pragas se instalem. Só depois desses procedimentos começar a plantar íris de acordo com o esquema tradicional.

A planta também é afetada por ursos, larvas de besouro de maio, lesmas, vermes.

Congelamento dos rins

íris jovemOutra razão para a falta de botões nos arbustos de íris são as fortes geadas de inverno. Algumas variedades não suportam mudanças de temperatura, então os botões das flores são danificados. É improvável que essas íris floresçam na próxima temporada.

O problema é resolvido com a ajuda de um abrigo adicional.Para variedades termofílicas, usa-se casca de pinheiro, serragem ou spunbond, que são colhidos em meados da primavera. No outono, quando a temperatura do ar cai para + 5 ° C, o colo da raiz é abundantemente polvilhado com terra ou húmus. A altura da camada é de cerca de 20 cm.

condições confortáveis ​​para írisJá discutimos popularmente as principais razões pelas quais as íris não florescem e como eliminá-las. Cada um deles merece atenção. Graças a isso, até mesmo um jardineiro inexperiente entenderá o que precisa ser feito em sua situação. Vamos manter nosso dedo no pulso, controlando o florescimento das magníficas flores do arco-íris.

Por que as íris não florescem e como resolver o problema - vídeo

Jardim

casa

Equipamento