Doenças do mandarim e como lidar com elas

doenças da mandarim

Como as doenças da mandarim podem ser diferentes, é necessário identificar o problema a tempo e tomar as medidas cabíveis para eliminá-lo. Só então a planta irá deliciar seus donos por muito tempo com uma bela vista e minifrutas perfumadas.

Doenças do mandarim: principais problemas

danos à folha de tangerina

A mandarim é suscetível a doenças comuns em fruteiras, bem como doenças específicas típicas de plantas cítricas. Na maioria das vezes, a planta é afetada por micróbios patogênicos: vírus, fungos e também bactérias. Por causa disso, crescem nos frutos ou na árvore, apodrece, manchas, úlceras aparecem.

As principais doenças da tangerineira:

  • Câncer;
  • verrugas;
  • antracnose;
  • gomose;
  • podridão de raiz;
  • requeima;
  • tristeza;
  • malsecco;
  • xilopsorose.

A infecção entra na árvore pelas feridas, espalha-se pragas de insetosusando o vento. Para superar qualquer problema, você precisa identificar corretamente a doença e escolher os medicamentos certos.

Algumas doenças podem ser transmitidas por pulverização, ferramentas de jardinagem.

Antracnose: como se livrar de um problema semelhante

antracnose mandarim

A doença é provocada pelo fungo Colletotrichum glocosponoides Penz, que se instala nas folhas, galhos e frutas cítricas. Ele se desenvolve ativamente na tangerina em alta umidade. Primeiro, manchas esverdeadas claras aparecem nas folhas, elas escurecem gradualmente. Em clima úmido, a mancha fica com uma tonalidade marrom. Com o tempo, os galhos marrons ficam acinzentados, aparecem inchados. Depois disso, os brotos morrem.

As flores ficam cobertas de pontos vermelhos, que murcham e caem após alguns dias. Nas frutas, essa infecção se manifesta na forma de manchas marrons, a pele fica macia. Os frutos infectados têm um sabor amargo, ácido e exalam um odor desagradável.

O principal motivo do aparecimento da antracnose é a umidade excessiva do ar. Para superar a doença, os galhos afetados são cortados, a árvore é borrifada com fungicidas de acordo com as instruções. A fitosporina é adequada para esses fins. Pode ser adicionado à água durante a rega e também pode ser utilizado como medida preventiva.

Para prevenir infecções fúngicas, você pode borrifar a árvore Líquido bordeaux... Aplique uma solução (1%) 3 vezes por temporada.

Verruga: como identificar e se livrar dela

verrugas em frutas cítricas

Esta doença da mandarim também é causada por um fungo. Primeiro, aparecem manchas amareladas nas folhas, no lugar das quais se formam verrugas de tonalidade rosa acinzentada. Os galhos jovens são os primeiros a sofrer, os crescimentos crescem fortemente, por isso o rebento morre. Se a verruga afetar as frutas, elas serão primeiro cobertas por manchas laranja e depois marrons. O ovário cai rapidamente. A infecção está se desenvolvendo ativamente devido à alta umidade.

Para se livrar da doença, as partes danificadas da árvore são cortadas, queimadas. Se isso não for feito, os esporos do fungo se espalharão para outras plantas. A tangerina é borrifada em um borrifador com uma solução de Bordeaux a 1%: em março, após o desbotamento da árvore, e em julho.

Hommose de frutas cítricas: causas do problema

hommose cítrica

A hommose pode ser reconhecida pelas gotas de resina que aparecem na superfície da casca. A doença se espalha ao longo da raiz principal e do tronco da árvore. A casca começa a descascar gradualmente. Com extensos danos, o fornecimento de suco para a parte doente da planta é interrompida, ela morre.Frutas cítricas infectadas tornam-se podres.

Razões para o aparecimento de gomose:

  1. Má drenagem no rizoma da planta. Para eliminar a doença, a planta não é regada até secar, então a irrigação é regulada.
  2. Demais azoto e ao mesmo tempo existem poucos compostos de fósforo e potássio. É necessário fazer menos fertilização com nitrogênio no solo.
  3. Danos e traumas à planta, o que facilita a penetração do fungo.
  4. Aprofundamento excessivo da árvore de tangerina no solo.

Aos primeiros sinais de infecção da tangerina, a ferida da casca é limpa e tratada com solução de sulfato de cobre a 3%. Para prepará-lo, 30 g de vitríolo e 100 g de cal viva são misturados em 1 litro de água.

O próximo passo é tratar a ferida protegida com verniz de jardim. Essa desinfecção é realizada regularmente até que a doença regrida. Se a árvore não pode ser curada, ela é queimada junto com o rizoma.

Câncer de citros: qual é esse problema e você pode se livrar dele

câncer cítrico

Esta é uma doença da mandarim que não tem cura. A planta afetada terá que ser destruída. O desenvolvimento do câncer é causado por bactérias. Os sinais de doença estão se espalhando. Eles podem ser marrons ou quase pretos.

Requeima: sinais da doença

derrota por requeima

O fungo adora infectar árvores jovens ou aquelas que foram enxertadas em laranjeiras. Um sinal de requeima é uma mancha marrom levemente oleosa que envolve a árvore. Para salvar a planta, as áreas afetadas são cuidadosamente limpas e borrifadas com uma solução de sulfato de cobre. Nesse caso, você deve desenterrar uma muda e examinar o rizoma. Se o sistema radicular também for afetado, a tangerina terá que ser destruída.

Podridão radicular: métodos de controle

podridão de raiz

Uma doença insidiosa afeta o rizoma, por isso não se manifesta imediatamente. Se a tangerina começar a perder sua folhagem, ela já está severamente afetada. Para salvar uma árvore, você precisa desenterrá-la e remover todas as raízes afetadas. É imperativo tratar com um estimulante para que novas raízes se formem mais rapidamente. Em seguida, transplante em solo fresco. A panela deve ser colocada em uma área bem iluminada, regada com moderação. Ao mesmo tempo, limpe as folhas com um pano úmido, ou melhor, segure a tangerina na estufa.

Tristeza e Xilopsorose

tristeza na tangerina

A tristeza é uma doença viral que geralmente se instala nas tangerinas com mais de 5 anos de idade. A planta inteira é afetada de uma vez. Os sinais da doença são o crescimento lento ou mesmo a sua extinção, bem como a alteração da cor da folhagem. Do verde tornam-se opacos, adquirem uma tonalidade bronzeada, começam a amarelecer e a cair. Galhos nus secam. Os frutos formados também começam a cair. Somente examinando o sistema radicular, o nível de dano pode ser determinado.

A xilopsorose é outro vírus da tangerina. Pode ficar dormente por até 10 anos, e então se manifestar na forma de deformação do córtex.

As doenças virais das árvores cítricas não são passíveis de tratamento.

Malsecco: qual é a causa do aparecimento da doença

mandarim malsecco

Se mantida dentro de casa, a tangerina pode pegar essa infecção durante os meses de inverno. A doença se manifesta no fato de as folhas da planta murcharem, começarem a cair, os galhos ficarem com a cor laranja, secar gradativamente. As pontas dos brotos secam primeiro, depois essas mudanças se aproximam cada vez mais do tronco e depois se movem para a base. Você não pode curar uma tangerina. Os esporos de Phoma tracheiphila Petri espalham-se facilmente pelo vento, pegam nas plantas, ferramentas de jardim.

Uma bela, mas muito delicada planta de tangerina é freqüentemente exposta a infecções, especialmente fungos. Tanto as partes individuais da árvore quanto a planta inteira sofrem de doenças. É importante reconhecer a tempo a doença e tomar medidas para salvar a mandarim.

Salvando frutas cítricas - vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=mFa05WB5XlQ

Jardim

casa

Equipamento