Doenças dos patos: causas, variedades, métodos de tratamento

O pato esta doente Os patos têm boa imunidade. No entanto, mesmo as aves mais resistentes podem contrair doenças de patos. As doenças em pássaros adultos e animais jovens são divididas:

  • para doenças infecciosas causadas por protozoários, vírus e bactérias, helmintos, carrapatos e outros parasitas;
  • em não infeccioso, não se espalhando entre o resto do gado e as pessoas.

Essas e outras doenças causam sérios danos à economia e, sem medidas urgentes e, o mais importante, eficazes, podem destruir a maior parte do gado promissor.

Causas comuns de doenças em patos

Os patinhos são mais propensos a adoecer

Os patinhos são os mais suscetíveis a doenças. Sua imunidade nos primeiros dias e semanas de vida ainda não foi formada, por isso reagem agudamente às mudanças de temperatura, umidade, recebendo rançosos ou muito volumosos, falta de umidade e vitaminas.

Para evitar a morte de animais jovens e depois de patos já crescidos, em primeiro lugar, é necessário monitorar:

  • as condições de manutenção das aves, as condições de temperatura, a limpeza das instalações e equipamentos;
  • atendimento às normas de plantio de patos por unidade de área;
  • pela qualidade da bebida e ração dada, seu equilíbrio e frescor.

Se você não seguir essas regras, a ave enfraquece, fica aberta ao ataque de infecções e parasitas perigosos.

Ao primeiro sinal de doença, os patos e patinhos suspeitos devem ser isolados.

Dependendo dos sintomas da doença, os patos são tratados para parasitas, tratados com antibióticos ou outros medicamentos especializados, prescritos um curso de vitaminas ou simplesmente trazem as condições de crescimento aos padrões higiênicos e higiênicos recomendados.

Avitaminose e seu tratamento em patos

A alimentação inadequada combinada com as más condições de vida da ave leva ao enfraquecimento do sistema imunológico, desaceleração ou retardo do crescimento. Nas fêmeas adultas, a produção de ovos diminui, a ave assume uma aparência desgrenhada e desgrenhada. Todos esses e outros sinais indicam a possibilidade de doenças em patos. Na maioria das vezes, as doenças não transmissíveis estão associadas à falta de vitaminas, minerais e enfraquecimento geral do gado.

Deficiência de vitamina em patoA avitaminose causada por manutenção e nutrição inadequadas não é considerada por muitos avicultores novatos como uma doença séria. Mas em vão! Os sintomas de deficiência de vitamina A, por exemplo, em uma forma avançada, parecem muito ameaçadores:

  1. Os patos perdem o apetite.
  2. Eles sofrem de inflamação das membranas mucosas da nasofaringe e dos olhos.
  3. Não para melhor, muda o tipo de plumagem, que fica desgrenhada, suja.
  4. Pernas e bico enfraquecem.
  5. Esse pássaro começa a ficar para trás no crescimento, e esse atraso só aumenta com o tempo.
  6. A marcha do pássaro muda, torna-se irregular. Alguns patos caem de pé, recusando-se a beber e se alimentar.

Alimentar patos ricos em caroteno e vitamina A prevenirá doençasA inclusão regular de alimentos ricos em caroteno e vitamina A na dieta é uma boa prevenção e tratamento para a doença dos patos. Esses incluem:

  • colheitas de raízes e topos de cenoura;
  • trevo e folhas de alfafa;
  • agulhas;
  • silagem e farinha de grama, feno no inverno;
  • urtigas cozidas no vapor.

Além disso, você não deve negar a vegetação aquática de pássaros.

Com deficiência acentuada de vitaminas e animais jovens, eles devem receber óleo de peixe.

Patos pastandoMedidas semelhantes para suplementar a dieta com ração mineral, fermento e permitir que os pássaros andem são necessárias se os patos sofrem de deficiência de vitamina D.Os sintomas desta doença dos patos, que ameaça o desenvolvimento do raquitismo emplumada, são:

  • em baixo crescimento e ganho de peso;
  • fraqueza dos membros, como resultado da queda de tais patos;
  • no amolecimento do bico e curvatura das patas.

Os adultos não põem bem e os ovos emergentes não têm casca ou têm cascas maleáveis ​​mal formadas.

O filhote não tem vitaminas BA falta de vitaminas B na alimentação leva ao nervosismo da ave, cãibras e fraqueza dos membros. Com uma doença grave, os patos podem ficar paralisados. O tratamento e a prevenção, neste caso, consistem na inclusão ativa no cardápio de levedura, grãos germinados, farelo, ervas e outros alimentos ricos em vitaminas e microelementos.

Doenças não contagiosas de patos

Se os patos são deficientes em vários componentes do conjunto de vitaminas de uma só vez, os avicultores se deparam com a manifestação da cloacita.

O aviário deve ter uma tigela de pedra de conchaEsta doença dos patos, associada à inflamação das membranas mucosas na área da cloaca, é frequentemente desencadeada pela falta de vitaminas A e E. Os patos jovens são os mais suscetíveis à doença. Para excluir o desenvolvimento da doença, mais verduras são incluídas na ração, cenouras picadas, abóborae, no inverno, farinha de capim e silagem de vitaminas multicomponentes.

No aviário e no passeio, deve-se instalar um comedouro com concha amassada e giz, introduzir farinha de ossos no cardápio e dar água à ave a céu aberto.

Se a membrana mucosa estiver danificada, existe a possibilidade de supuração ou processos inflamatórios já estão acontecendo ativamente:

  • a cloaca de tal pássaro é lavada com água limpa;
  • limpar o pus;
  • tratado com uma solução alcoólica de iodo.

Depois disso, como parte do tratamento de patos, as feridas podem ser tratadas com agentes secantes locais, bem como pomadas antibióticas.

Junto com a cloacita, os patos jovens podem apresentar outra doença - prolapso do oviduto. Isso acontece quando se formam ovos grandes, geralmente com gema dupla ou de formato irregular. É possível que a causa dos sintomas e doenças desagradáveis ​​dos patos resida em uma dieta inadequada e na diarreia e prisão de ventre resultantes. O oviduto é lavado com uma solução rosa de permanganato de potássio e ajustado. Para eliminar o entupimento do bócio e do esôfago, utiliza-se a introdução de óleos vegetais.

Patos têm canibalismoQuando as aves são mantidas em quartos sujos e úmidos, os patos sofrem de superlotação, falta de proteínas e sais minerais, os criadores de aves observam sintomas de bicagem. Mostrando sinais de uma espécie de canibalismo, os patos arrancam penas e podem bicar até a morte seus parentes mais fracos. Os patos podem perder penas por conta própria, e isso não acontece durante a muda, mas por causa da cama suja, aglomeração.

E em tal situação, colocar as coisas em ordem no aviário, garantir caminhadas e restaurar uma alimentação balanceada ajudará. Os pássaros com sinais de canibalismo são retirados e os mais agressivos são enviados para o abate.

Doenças infecciosas, sintomas e tratamento de patos

As doenças infecciosas dos patos são perigosas tanto para os próprios pássaros como para os outros habitantes do aviário e, por vezes, para os humanos.

Pato com patinhosA doença, acompanhada de lacrimejamento, olhos grudados, indigestão, falta de apetite e letargia, na maioria das vezes acaba sendo febre paratifóide. A doença do pato com os sintomas descritos acima mata a maior parte do rebanho e afeta a parte mais jovem do rebanho.

A fonte de infecção são os patinhos infectados no ovo. Mesmo após o tratamento bem-sucedido da doença, os patos permanecem portadores do agente causador da doença, que é perigoso para as pessoas que mantêm o aviário.

A pasteurelose ou cólera das aves entra nos galpões com indivíduos doentes e com roedores correndo para dentro da sala, com insetos e carrapatos parasitando os patos. A infecção pode ser transmitida por outros animais de estimação com os quais a ave está ao lado do passeio.

Os patos ficam letárgicos, sonolentos e comem mal.Cada vez mais, os criadores de aves estão detectando hepatite em aves.Esta é uma lesão viral do fígado dos patos, que afeta mais negativamente a saúde e o comportamento. O pássaro doente reluta muito em se mover, está sonolento, apático, respirando pesadamente e comendo mal. No estágio sério, os patos caem, tombando de lado com a cabeça jogada para trás e os membros estendidos. A morte é quase inevitável.

Com todas essas doenças, o tratamento de patos pode ser ineficaz e difícil. Por outro lado, as medidas preventivas tomadas a tempo garantem que as terríveis doenças dos patos possam ser evitadas.

Helmintíase e outras doenças parasitárias de patos

Contra a infestação de vermes, o rebanho é soldado com preparações especiaisTodas as aves aquáticas, incluindo patos, são suscetíveis à infestação de helmintos. Doenças desse tipo são especialmente perigosas para pássaros que compartilham um corpo de água com gado, porcos e outros habitantes de currais.

Os sintomas de doenças relacionadas com vermes em patos incluem:

  • desaceleração e parada no crescimento e ganho de peso;
  • mudança de atitudes em relação à comida;
  • letargia;
  • depleção, independentemente da dieta utilizada.

Além disso, os vermes diminuem a produtividade das camadas e, em alguns casos, os parasitas chegam a infectar embriões. Quando aparecem sinais de doença, o tratamento dos patos é realizado imediatamente e em relação a todo o rebanho.

Como medida preventiva:

  • pássaros devem ser alimentados cebolas verdes, verdes de alho, agulhas picadas, polpa de abóbora e abobrinha;
  • desinfetar regularmente aviários, comedouros e bebedouros, bem como reservatórios artificiais em áreas de passeio;
  • mudar periodicamente de lugar de caminhada;
  • não permitir o contato com outros animais de fazenda.

Da mesma forma, as aves são regularmente tratadas contra carrapatos, pulgas e piolhos de mascar. Para a luta independente de patos com parasitas de pele, as aves dispõem de locais de banho.

Na proteção dos patos de doenças infecciosas e não infecciosas, o papel principal é desempenhado pela observância das regras de higiene, atenção cuidadosa ao gado e fornecimento de ração de alta qualidade às aves.

Se você seguir essas regras simples, o avicultor não terá que lidar com os sintomas das doenças dos patos e seu tratamento.

Por que os patos caem de pé - vídeo

Comentários
  1. Victoria

    Curei meus patos, não tinha vitaminas suficientes. Todas garotas saudáveis ​​e felizes, obrigado!

  2. Taus

    Como curar tontura em patinhos

Jardim

casa

Equipamento