Doenças comuns de codornizes adultas e estoque jovem

codorna no aviário As doenças das codornas são divididas em três tipos: infecciosas, parasitárias e não infecciosas. Sua descrição contém informações sobre sintomas, métodos de tratamento e prevenção de doenças.

As doenças infecciosas das codornas são causadas por microrganismos patogênicos (bactérias, cocos, vírus) no contexto de uma diminuição do estado imunológico do corpo e da resistência geral. As doenças das codornas ocorrem e se desenvolvem com mais freqüência se a vacinação não estiver disponível ou o plano para sua implementação for violado.

Doença de Newcastle (pseudo praga)

pseudo-praga

Doença infecciosa viral aguda em codornas, caracterizada por morte instantânea. Muitas vezes escondido. Os sistemas respiratório, digestivo e nervoso são afetados. A fonte do vírus é uma ave doente e recuperada, fezes infectadas, penas, ovos. O período de incubação é de 2 a 15 dias.

A classificação sintomática na descrição da doença das codornizes indica duas formas:

  1. Forma típica: a temperatura corporal aumenta, a coordenação é prejudicada (paresia e paralisia). Há fraqueza, expansão do bócio, fluxo de um líquido fétido da cavidade oral, diarreia com sangue.
  2. A forma atípica afeta animais jovens, prossegue sem sinais característicos.

No curso crônico da doença, preste atenção aos sons de coaxar. Este sintoma da doença das codornizes é característico da pseudo-peste.

Tratamento: não desenvolvido. Devido à alta contagiosidade, é pouco prático tratar uma ave doente. Eles estão substituindo o gado.

Uma pronunciada paresia na doença das codornas de Newcastle é mostrada na foto.

Pullorosis

puloroseA infecção afeta codornas e é causada por salmonela. É caracterizada por danos aos intestinos, órgãos internos, septicemia. A morbidade é de 2 a 6%, a taxa de mortalidade é de 80%.

O fator de transmissão são ovos de codorna contaminados - portadores de salmonela.

Sintomas: O período de incubação é de 1 a 6 dias. O crescimento jovem doente está enfraquecido, com as pernas bem separadas, os olhos fechados e a respiração ofegante. Há secreção de fezes mucosas esbranquiçadas. A penugem ao redor da cloaca está colada, há uma obstrução cloacal e cloacite. Os jovens estão morrendo.

O superaquecimento de animais jovens, hipotermia e alimentação com ração de baixa qualidade devem ser evitados - isso aumenta a suscetibilidade.

Tratamento: impraticável devido aos portadores de salmonela. Codornizes jovens são abatidos. É realizada uma análise hematológica do plantel reprodutor. Premissas, incubadoras, os ovos são desinfetados.

Ornitose

psitacoseDoença respiratória por clamídia em codornizes. Também afeta outras aves. A membrana mucosa do trato respiratório superior e da conjuntiva é principalmente infectada. Os animais jovens são os mais suscetíveis.

Sintomas: O período de incubação varia de 3 dias a 3 meses. O quadro clínico é mal expresso. As codornas doentes ficam sonolentas, enfraquecidas, perdem o apetite. Às vezes há secreção do nariz, paralisia. A doença termina em morte como resultado de caquexia (definhamento)

Tratamento: não realizado.

Uma pessoa é suscetível à psitacose.

Aspergilose

aspergiloseDoença infecciosa das codornizes causada pelo fungo aspergillus. Os adultos sofrem de uma forma latente.

Sintomas: os animais jovens apresentam falta de ar, sede, fraqueza geral, cianose (descoloração azulada) do bico e das patas.

Tratamento: específico. Inclui antibioticoterapia, terapia com vitaminas, uso de antifúngicos.

Antes de iniciar o tratamento, você deve consultar o seu veterinário.

Codorniz da varíola

varíola de codornaDoença viral contagiosa das codornas, acompanhada por febre, erupção papulopustular na cabeça, ao redor dos olhos e nas membranas mucosas.

Sintomas: Sua manifestação depende do estado do sistema imunológico e da pele. As pálpebras e o bico (um tipo de protuberâncias verrucosas) são afetados por marcas de varíola. Na cavidade oral, camadas difteréticas são encontradas.

Tratamento: a ração é enriquecida com vitamina A. Iodeto de potássio é adicionado à água potável. Aves condicionalmente saudáveis ​​recebem preparações na forma de pré-misturas com um conjunto de antibióticos de amplo espectro.

Enriquecer a dieta com vitamina A e caroteno.

Doenças parasitárias de codornas

As doenças parasitárias das codornizes são causadas por organismos parasitas (helmintos, insetos, protozoários).

Mallophagoz

MalofagosisEla se desenvolve ao parasitar o corpo de um pássaro comedor felpudo.

Sintomas: a ave está inquieta, sacudindo-se constantemente. Comichão, perda de penas é observada. Como resultado da bicada, canibalismo.

Tratamento: são realizadas medidas de descarização: destruição dos insetos no corpo da ave e nos locais de sua criação. Os agentes insecto-acaricidas são usados: pós, aerossóis, soluções piretróides.

Syngamoz

singamosisDoença helmíntica de codornas. O parasita está localizado na laringe, traquéia e brônquios.

Sintomas: manifestados por laringite, traqueobronquite, asfixia. Uma ave doente apresenta uma tosse pronunciada com expectoração, que pode conter helmintos.

Tratamento: específico. Anti-helmínticos de amplo espectro de ação são usados ​​com sucesso.

Recomenda-se a realização de desparasitação preventiva do gado a cada trimestre.

"Cegueira das codornizes"

cegueira de codornaEsta doença ocular da codorna ocorre quando há falta de vitamina A no corpo. Ela se manifesta por conjuntivite, olhos secos e descamação ao redor dos olhos. Fotofobia e cegueira desenvolvem-se posteriormente. Os olhos costumam estar fechados.

Tratamento: usar preparações vitamínicas complexas, pré-misturas com o teor obrigatório de vitamina A. Aumentar o teor de caroteno na dieta.

Lesão ocular

Lesão ocularObservado com aves superlotadas e condições de iluminação excessivas, que são utilizadas para aumentar a produção de ovos. Como resultado, desenvolvem-se canibalismo, bicadas e lesões oculares.

Com as doenças oculares traumáticas das codornas e seu tratamento, a gravidade dos ferimentos recebidos é levada em consideração. Em casos graves, as codornizes são descartadas.

Para evitar lesões, você deve seguir os padrões de plantio de pássaros e reduzir a duração do período de luz.

Doenças internas não transmissíveis de codornas

Hipovitaminose

hipovitaminoseA doença das codornizes ocorre no contexto da falta de vitaminas do grupo B, vitaminas A, E, C no corpo da ave.

Sintomas: desenvolvem-se fenômenos dispépticos do sistema digestivo, conjuntivite, depressão, exaustão. As membranas mucosas são claras, as penas estão eriçadas. Com deficiência de vitaminas - morte.

Tratamento: reposição de ração com vitaminas. Fontes de vitaminas: forragem verde, leguminosas, fermento alimentar. Use ração pronta para codornizes, pré-misturas.

A descrição da doença das codornas, apresentada acima, indica uma relação direta entre a ocorrência de doenças e a idade da ave (os filhotes são mais suscetíveis), bem como as condições de alimentação e manutenção.

Tratamento de barbante em codornizes - vídeo

Jardim

casa

Equipamento