Doenças de galinhas e seu tratamento

Com os devidos cuidados, o risco de doença do pintinho é significativamente reduzido Ao criar galinhas, o avicultor pode perder parte do gado devido a doenças das galinhas. Os primeiros sinais de mal-estar de indivíduos solteiros devem alertar. Quanto mais jovem for o filhote, mais perigos estarão à sua espera.

Prevenção de doenças de pintinhos no primeiro período de vida

Alimentação completa e manutenção correta - prevenção de doenças

De grande importância é a seleção de ovos para incubação apenas de galinhas saudáveis. No decorrer pintos incubados o processo fisiológico de desenvolvimento do embrião deve ser observado. Os primeiros pintinhos da ninhada são mais ativos e crescem mais rápido. Os pintinhos removidos da incubadora devem receber:

  • sala clara e limpa com aquecimento;
  • um pouco de água em uma tigela especial;
  • alimento seco fino na forma de milho cortado ou painço.

Os pintinhos são ativos e saudáveisA temperatura é criada para ser confortável para que as crianças não subam umas em cima das outras. Eles não devem ser cozidos no vapor. Se o aquecimento for feito com uma lâmpada incandescente, a temperatura abaixo dela deve ser de cerca de 37-39 graus, como uma galinha choca.

O pintinho, tendo saído do ovo, já vê, ouve e está pronto para seguir a galinha. A galinha fica na ninhada após o primogênito por mais 36 horas, depois deixa o ninho e leva a ninhada embora. A natureza é sábia, os pintinhos restantes serão mais fracos e podem não sobreviver. Em uma incubadora, o processo dura três dias.

Ao examinar uma família que chia, você precisa prestar atenção à atividade da ninhada, das membranas mucosas e do estado dos pelos ou penas. Animais de estimação enfraquecidos e inativos devem ser colocados em uma caixa separada antes do esclarecimento. As doenças infecciosas, na ausência de imunidade, podem destruir rapidamente a ninhada inteira.

Uma alimentação balanceada com vitaminas ajudará a manter o gadoA primeira semana cuidando dos animais de estimação é responsável até que os rudimentos de penas comecem a surgir. Nesse momento, as doenças dos pintinhos aparecem com mais frequência. O mal-estar pode ser causado por:

  • condições de detenção;
  • composição desequilibrada da alimentação;
  • envenenamento por alimentos de má qualidade ou deficiência de vitaminas;
  • infecções bacterianas e virais.

Para obter animais jovens saudáveis ​​durante o primeiro mês de vida, é necessário observar a esterilidade dos comedouros e a limpeza dos frangos. Para fortalecer a imunidade da ninhada, são necessárias vitaminas para os frangos nos primeiros dias, na forma de grama verde picada. As formulações farmacêuticas podem ser utilizadas a partir da segunda semana. Desde o primeiro dia, deve haver cascalho ou areia grossa no comedouro para permitir o funcionamento das paredes do estômago.

O papel dos suplementos vitamínicos

Hipovitaminose e deficiência de vitaminas em frangoSe as galinhas carecem de vitaminas em sua dieta diária, isso será perceptível a partir do quinto dia de vida. Os pintinhos precisam das vitaminas A, B, D, K. A falta de cada uma é caracterizada por sinais:

  • A - conjuntivite, pernas fracas;
  • B - convulsões, jogadas de cabeça, desenvolvimento atrasado;
  • D - raquitismo, crescimento deficiente, ossos moles, alimentação inadequada;
  • K - o frango se recusa a comer, a pele fica seca, não tem termorregulação nos dias de calor, canibalismo.

Como agente terapêutico e profilático para a deficiência de vitaminas e poliavitaminose, o Trivit é prescrito para galinhas. O complexo vitamínico à base de óleo é insolúvel em água e é adicionado à ração de acordo com as instruções. Não exceda a dose. A droga é usada como medicamento quando os sinais de doença aparecem em vários indivíduos em uma ninhada. Os sinais de poliavitaminose são diarreia, convulsões, letargia e perda de peso em galinhas.

É normal que os pintinhos recebam todas as vitaminas em sua forma natural desde os primeiros dias de vida. O suficiente será 30 g de várias vitaminas verdes por pessoa por dia.

Uma composição solúvel em água de ácidos multivitamínicos é adicionada às galinhas. É um suplemento dietético recomendado para todos os animais de fazenda e aves, mas em diferentes doses. A gama completa de substâncias ativas é conveniente e eficaz de usar:

  • a forma aquosa das vitaminas é absorvida mais rapidamente e melhor absorvida pelo corpo;
  • composição balanceada;
  • não requer o uso adicional de outras formas de dosagem de vitaminas, especialmente D;
  • promove assimilação eficiente da ração e ganho de peso.

Um agente profilático que previne a inflamação da mucosa gastrointestinal é o metronidazol para frangos. São usados ​​comprimidos solúveis em água ou pó. Este medicamento não tem efeitos colaterais.

Quais são as doenças, sintomas e tratamento das galinhas

À primeira vista, é difícil para um leigo distinguir entre doenças fisiológicas associadas a erros de atendimento e doenças infecciosas. O primeiro sinal de doença infecciosa será o aumento da temperatura do pintinho.

A galinha está programada para chocar pintos por dois meses. Então ela começa a correr. Pintinhos mensais são considerados adaptados para a vida independente.

As doenças não transmissíveis de galinhas incluem doenças relacionadas ao cuidado:

  1. O superaquecimento ou resfriamento do local de internação é perigoso para pintos de até um mês de idade, uma vez que não possuem termorregulação. Essas garotas se movem pouco, se agrupam em pirâmides, mostram sinais de SARS. É necessário ajustar o modo de aquecimento e dar uma bebida quente. Se o superaquecimento for permitido, coloque os pintinhos na sombra e encha o bebedouro, eles costumam superaquecer se não houver água.O cumprimento do regime de temperatura protegerá as galinhas do ARVI
  2. A atrofia do ventrículo muscular ameaça os frangos que comem farinha de ração homogênea e a ausência de aditivos minerais na forma de pequenos seixos. As galinhas comem e bebem o tempo todo, mas perdem peso. O alimento não digerido sai da ninhada. É necessário introduzir pedras trituradas e minerais na dieta. Diversifique sua dieta.Atrofia de moela
  3. A indigestão se faz sentir com um mês de idade. O motivo pode ser inferior ao padrão popa, água potável suja e condições insalubres no aviário. Vômitos, náuseas, diarréia, com indigestão serão a razão pela qual as galinhas morrem. Tratamento com antibióticos, substituir alimentos, incluir queijo cottage e iogurte na dieta. Prepare a bebida com a adição de permanganato de potássio ou bicarbonato de sódio.Dispepsia
  4. Os pintinhos podem roer produtos químicos armazenados em um local acessível, envenenar roedores ou obter excesso de sal de cozinha. Você pode beber um pássaro com permanganato de potássio, leite, mas mais frequentemente o pintinho morre.
  5. O canibalismo em galinhas ocorre por vários motivos. Uma sala apertada ou luz muito forte pode provocar agressão. A dieta errada é um dos motivos. Se aparecer bicadas no corpo do bebê, a ferida deve ser desinfetada e tornada invisível. Como último recurso, o frango deve ser depositado. Por que as galinhas começam a bicar umas às outras é determinado empiricamente. Farinha de ossos, fermento e ervas são adicionados aos alimentos. O medicamento clorpromazina é usado. Os especialistas aconselham retirar o bico dos bicos, pois desde cedo o procedimento é indolor.Canibalismo
  6. Outras manifestações também podem ser conseqüência da desnutrição. Por que as galinhas caem de pé? Esse problema se deve à falta de cálcio na ração. No entanto, o raquitismo pode ter os mesmos sintomas. E isso já é devido à falta de vitamina D e por manter as galinhas em um quarto escuro e apertado. Para evitar doenças, basta desde os primeiros dias alimentar os animais de estimação com um alimento composto especial com um conjunto completo de ingredientes equilibrados.

Galinhas caem de péToda diarreia é uma doença infecciosa contagiosa. O tratamento da diarreia em galinhas depende da cor da secreção. A diarreia leva à desidratação e enfraquece o corpo. A diarreia branca é perigosa, indica a presença de palitos de salmonela na sala. A superlotação e a falta de higiene contribuem para a propagação de doenças. A diarréia espumosa marrom é causada por uma infecção e é chamada de coccidiose.Após o tratamento dos pintos doentes, eles devem ser destruídos, o aviário deve ser desinfetado. A diarreia verde pode ser infecciosa ou devido à má qualidade da alimentação. A diarreia com sangue é tratada com Avatev e Baytril.

Em caso de diarreia, o pintinho doente deve ser isolado, para depois continuar a cicatrizar, limpar e desinfetar o local comum.

As doenças infecciosas são acompanhadas por febre alta. Se o pintinho se separou do rebanho e fica imóvel, enrugado, você precisa examiná-lo. O tifo é uma doença comum que afeta pintos a partir dos dois meses de idade. Até 60% da ninhada morre. Para prevenção, são usados ​​antibióticos e uma solução rosa de permanganato de potássio.

InfecçãoA febre paratifóide, ou salmonelose, é uma doença comum em pintos caipiras. Eles podem ser infectados por pombos ou gaivotas perto deles. A princípio a doença não se manifesta, depois é difícil de curar, o abandono do rebanho chega a 70%. A varíola não é tratável. No quinto dia da doença, aparecem crescimentos amarelos no corpo e perto do bico, depois uma erupção aparece no bico.

Resultado

Para criar animais jovens saudáveis ​​e evitar investidas, é necessário cumprir as condições de detenção, usar rações de boa qualidade e suplementos vitamínicos. No exame, é necessário rejeitar pintinhos com pequenos desvios. Forneça cuidados e tratamento adicionais para pintinhos debilitados na ala de isolamento.

Prevenção de doenças em frangos de zero a 60 dias - vídeo

Como lidar com mordidas - vídeo

Jardim

casa

Equipamento