Como e como tratar doenças da uva?

Uvas precisam de tratamento Como qualquer safra, as uvas são suscetíveis a muitas doenças. Às vezes, isso se deve a cuidados inadequados e, às vezes, o mau tempo faz ajustes. Em qualquer caso, você precisa conhecer o inimigo pessoalmente e ser capaz de lutar contra ele.

Doenças da uva: descrição, sinais

É comum dividir as doenças da videira em várias categorias: fúngicas e virais. O primeiro é o mais famoso e difundido. Para curar arbustos infectados, fungicidas são necessários. A segunda categoria é a mais séria. Na maioria dos casos, o processamento não ajuda, é necessário remover completamente os arbustos e também observar as medidas de quarentena.

Doenças fúngicas da uva

  • Uvas mofo
    Míldio (míldio). A doença fúngica mais comum das uvas. Ela se manifesta como manchas amarelas e placa cinza (mofada). As áreas afetadas secam rapidamente sem tratamento adequado. A doença se desenvolve com a velocidade da luz em tempo chuvoso. É impossível curar completamente tal planta - o fungo está dentro. Isso só é possível com a ajuda de medicamentos especiais para prevenir o curso da doença.
  • OidiumOídio (oídio) é a segunda doença fúngica mais comum. As folhas afetadas são cobertas por uma flor cinza. A doença pode ocorrer em qualquer época do verão. Um ambiente favorável para o desenvolvimento de bactérias patogênicas é a temperatura do ar em +25 graus. Curiosamente, as chuvas torrenciais podem impedir a propagação da doença. Se a planta for gravemente danificada, a casca das bagas começa a rachar e as frutas ficam inutilizáveis. Se você não tomar nenhuma medida a tempo, você pode ficar sem uma safra e depois de 2-3 anos esquecer completamente a existência da vinha.
  • Alternaria é uma doença fúngica. O principal sinal é a presença de manchas marrons ou prateadas na planta. Folhas, frutos, pecíolos e também brotos são suscetíveis à doença. Se o golpe cair nas bagas, então elas ficam cobertas por uma película branca, encolhem e se deterioram rapidamente. Uma mola prolongada é uma condição favorável para o rápido desenvolvimento de Alternaria.
  • Câncer bacteriano da videiraO câncer bacteriano é uma doença fúngica que afeta principalmente a videira. Um sinal claro são os crescimentos que aparecem nos brotos. Não há remédios que ajudem a curar a planta. Portanto, é melhor retirar o arbusto afetado e queimá-lo imediatamente. Vale ressaltar que as uvas não podem ser plantadas em seu lugar por três anos.
  • A apoplexia é uma doença em que ocorre uma morte brusca da planta. Os especialistas explicam esse fenômeno pelo fato de que os patógenos surgem na planta que produzem toxinas. Eles então destroem a planta. Arbustos enfraquecidos são os mais suscetíveis a esta doença.
  • Podridão cinzentaA podridão cinzenta é uma doença fúngica. Ele aparece como uma flor cinza. Pode se formar em absolutamente tudo: brotos, antenas, inflorescências, frutas, etc. A colheita não serve para comida. É especialmente perigoso quando o fungo se forma nas uvas. Todas as frutas podem ser afetadas por uma única baga infectada.
  • Podridão branca - um sinal claro da doença, é uma flor branca no caule e nos frutos da planta. Na maioria das vezes, o fungo ocorre após o granizo - quando a planta é danificada. Os bagos infectados mudam de cor e subsequentemente caem.
  • Podridão negraA podridão negra é uma doença em que se formam manchas roxas nas folhas e nos frutos. Com o tempo, eles crescem e as áreas afetadas encolhem e caem.
  • A verticilose é caracterizada pelo rápido murchamento dos brotos. Na forma aguda, observa-se amarelecimento e queda das folhas. A planta pode ser infectada por meio de galhos danificados ou através do solo.No solo, o fungo persiste por cerca de 4-5 anos, portanto, não é recomendável plantar uvas em local infectado durante esse período.
  • A armilaríase é um sinal claro da doença - murcha das folhas e danos à raiz (apodrecem e adquirem uma tonalidade marrom). Normalmente, esses sinais aparecem na primavera e, no outono, cogumelos amarelos crescem nos arbustos mortos.

Doenças virais de uvas

As doenças virais são mal compreendidas hoje. A doença pode ser causada por um determinado grupo de vírus. Em particular, estamos falando sobre clorose infecciosa, mosaico amarelo, mosaico rezuha, etc. Os principais sinais que podem indicar uma infecção de planta com um vírus incluem:

  • Desenvolvimento lento da mata;
  • Morrendo de inflorescências;
  • Torção ou qualquer deformação das folhas;
  • Cor incomum de folhas, por exemplo, variegada;
  • Madeira quebrada.

Infelizmente, nenhuma medida vai ajudar neste caso. O arbusto afetado é simplesmente arrancado e queimado. O local infectado não é usado para novos plantios por pelo menos 5 anos.

Livrando-se de doenças: uma lista dos medicamentos mais eficazes

A lista de medicamentos que ajudam a combater as doenças da uva é bastante grande. Agora falaremos sobre os mais famosos e eficazes.

Fungicida Strobi: instruções de uso para uvas

 Proteção para uvas StrobiO fungicida Strobi é um medicamento desenvolvido para combater doenças fúngicas. Esses incluem:

  • Requeima;
  • Peronosporose;
  • Ferrugem;
  • Oídio.

Deve-se notar que esta ferramenta tem muitas vantagens. Em particular, a preparação é segura para insetos (esta circunstância é importante para os apicultores) e também pode ser usada durante a floração.

Princípio de ação: o ingrediente ativo é cresoxime-metil. Ele se estabelece uniformemente na superfície da folha e cria uma concha gasosa que protege a superfície da planta.

Aplicação: um balde de 10 litros de água requer 5 g de "Strobi". É necessário tratar a planta uniformemente com a solução de trabalho preparada. Isso deve ser feito no início da manhã em um dia ensolarado.

 Recomenda-se usar o produto preparado o mais tardar 2 horas após a sua preparação. Caso contrário, o efeito tão esperado pode não ser alcançado.

 Durante a temporada, o processamento é feito 2 vezes (isso é o suficiente). O intervalo entre eles deve ser de 10 a 14 dias. O tratamento final deve ser realizado pelo menos um mês antes da colheita.

Ridomil Gold: instruções de uso para uvas

Droga RidomilEssa droga também se espalhou. É eficaz contra o mofo.

Princípio de ação: na composição do "Ridomil Gold" existem componentes como mancocebe, mefenoxam. O primeiro protege a superfície das folhas, enquanto o segundo penetra no arbusto da uva e, com isso, confere-lhe proteção interna. Após o tratamento, a planta estará totalmente protegida por 2 semanas.

Aplicação: Para preparar uma solução de trabalho, você precisará de 10 g de um produto para 4 litros. agua. O tratamento ocorre pulverizando o fluido de trabalho na planta. É aconselhável realizar esta ação durante o período vegetativo. O intervalo entre as pulverizações é de 10-14 dias. O último tratamento deve ser feito pelo menos 2 semanas antes da colheita.

Ridomil Gold é um agente profilático. Ajuda a prevenir doença... Se a planta já estiver infectada, deve-se primeiro usar um fungicida curativo e, após (após cerca de 7 a 10 dias), recorrer ao uso de "Ridomil".

Topázio: instruções de uso para uvas

Preparação de topázioEste medicamento é eficaz contra oídio, oidium. É produzido na forma de emulsão em ampolas.

Princípio de ação: após o tratamento, o ingrediente ativo - penconazol, é rapidamente absorvido pela planta.Tendo penetrado no interior, o agente não permite a formação de novos cogumelos. Se o uso de "Topázio" ocorreu em um estágio inicial da doença, o efeito será mais perceptível.

Aplicação: uma ampola é suficiente para um balde de 10 litros. A solução preparada deve ser pulverizada com plantas afetadas pelo fungo. É melhor fazer isso de manhã cedo ou à noite em clima seco e calmo. O reprocessamento de arbustos de uva pode ser feito em 10-14 dias.

Durante a preparação da solução de trabalho, algumas medidas de segurança devem ser observadas. Em particular, é recomendado o uso de óculos de segurança e luvas especiais.

Jato Tiovit: instruções de uso para uvas

A droga Tiovit Jet"Tiovit Jet" para uvas não é de forma alguma inferior em eficiência aos meios acima. Ele lida bem com o oídio.

O ingrediente ativo da droga é o enxofre. É vendido na forma de grânulos. O peso de uma embalagem, via de regra, é de cerca de 800 g.

Princípio de ação: ao atingir a planta, o enxofre é liberado, ele atinge as células patogênicas e as destrói completamente após algumas horas.

O tratamento com o medicamento deve ser realizado em climas quentes. Se a temperatura estiver baixa, o enxofre não evaporará, o que significa que o efeito desejado não ocorrerá.

Aplicação: Jet é muito econômico no uso: 30-80 gr são suficientes para um balde de 10 litros de água. substâncias. O tratamento é realizado por pulverização, principalmente pela manhã. O medicamento pode ser usado até 5 vezes por temporada. Ao usar o medicamento, não se esqueça de garantir que a solução de trabalho esteja uniformemente distribuída na superfície da folha. Jet começará a funcionar cerca de 2 horas após a pulverização.

Quadris: instruções de uso para uvas

Preparação quadris para uvasQuadris - o uso desse medicamento para uvas é muito comum. Isso ocorre porque ele pode ajudar a eliminar muitas doenças. Entre eles:

  • oídio;
  • míldio, oídio;
  • alternaria;
  • requeima;
  • peronosporose.

Aplicação: O medicamento pode ser usado tanto para profilaxia quanto para o combate direto à doença surgida. É melhor processar (borrifar) as plantas pela manhã, quando os raios do sol ainda não são tão implacáveis. A principal característica deste remédio é que deve ser alternado com outros medicamentos. Por exemplo, você pode primeiro tratar as plantas com Quadris, depois Horus e, em seguida, novamente com Quadris.

Princípio de ação: "Quadris" tem um efeito único na planta tratada. Chegando às áreas afetadas, pode anular a doença que surgiu em 3 dias.

A vantagem do Quadris é que ele combina bem com muitos medicamentos. Para resultado de 100%, o produto pode ser misturado com Ridomil, Topaz ou Revus. A segunda vantagem indiscutível é que este medicamento apresenta bons resultados em tempo úmido, portanto, lida bem com doenças fúngicas.

Não realize o tratamento quando a superfície da folhagem estiver úmida ou houver previsão de precipitação em um futuro próximo.

E mais um ponto importante - o uso repetido da droga não é permitido antes de 2-3 semanas.

Resumindo, vamos fazer uma observação importante: a doença é mais fácil de prevenir. No momento em que a planta já está infectada e sinais claros da doença começam a aparecer, há menos esperança de um bom resultado. Claro, é preciso estar preparado para o fato de que, mesmo que o arbusto da uva tenha a sorte de se recuperar, o rendimento ainda diminuirá. De qualquer forma, o uso de fungicidas se justifica e às vezes é a única saída para essa situação.

Vídeo sobre como proteger uvas de doenças com fungicidas

Comentários
  1. Natália

    Vejo que os rolinhos de uva estão começando a ficar cobertos de flor cinza e manchas escuras, provavelmente oídio. E amanhã está prevista chuva para um dia, mau tempo. 3 dias atrás tratei com enxofre coloidal, é conveniente hoje, antes da chuva, tratar o Tiovit Jet ou é inútil?

    • Natali

      Acho que é inútil. Melhor logo depois da chuva. Este ano as uvas estão muito doentes. É necessário o uso de drogas de contato e sistêmicas. Depois da chuva, é melhor tratar com contato.

  2. Camille

    Olá!!! Diga-me como lidar com o míldio, o iódio, a podridão negra e a mosca-branca, quantas vezes devo pulverizar, o que devo misturar?

    • Natali

      Olá! O artigo descreve bem todas as recomendações para o processamento de uvas para uma doença específica. A única coisa que pode ser acrescentada são as regras para a realização de tratamentos com medicamentos sistêmicos e de contato. O tratamento com fungicidas sistêmicos é realizado na primavera nos botões não abertos, após a formação dos frutos e no outono após a colheita. Os fungicidas de contato são usados ​​após cada chuva forte e nevoeiro, durante chuvas prolongadas.

  3. Helena

    Olá. Espinhas brancas muito pequenas apareceram no verso das folhas. Nem a cor nem a forma da folha mudaram. O que pode ser e como lidar

    • Natali

      Eu gostaria de ver uma planta doente. Onde estão os problemas nas folhas?

    • Olga

      A planta pode ser afetada por míldio. É necessário retirar do arbusto todas as folhas com grande área danificada e tratar o restante do verso da folha com fungicida de acordo com as instruções da embalagem.

  4. namorados

    As pontas das folhas das uvas se levantaram, a própria folha enrugou um pouco, está vendo a foto, o que é? Como processar?

    • Natali

      Parece que está começando a antractose. Recomenda-se o tratamento com uma solução a 1% de Bordeaux líquido.

  5. Glória

    por favor me diga que tipo de doença é e como o sney está lutando

    • Natali

      Isso não é uma doença, mas vestígios de pragas. Observe atentamente a parte inferior das chapas. O processamento cuidadoso de uvas com ridomil ou um complexo de proteção de uvas é necessário. Se você não quiser usar produtos químicos, experimente remédios populares para insetos, pulgões, mosquitos e moscas brancas. Gosto da ação da solução de amônia. Para 10 litros, você vai precisar de 30 ml de álcool e 1/3 de sabão em pó. Preste atenção especial à parte inferior da folhagem.

  6. Glória

    ridomil afeta o feto

    • Natali

      Então, apenas os remédios populares permanecem. A amônia repele insetos. A solução de refrigerante atua como desinfetante. Use-o. Peróxido de hidrogênio, o iodo não prejudica a fruta. Eu uso uma solução de 1 colher de sopa de peróxido de hidrogênio e 30 gotas de iodo por 10 litros para desinfetar vegetais. Isso protege as plantas contra doenças.

  7. Glória

    O que você pode dizer sobre as uvas que Muromets me aconselharam a

    • Natali

      É uma uva de mesa usada principalmente para fazer vinhos de sobremesa. Amadurecimento médio. Resistente à geada, o arbusto se desenvolve rapidamente. É difícil tolerar a derrota do mofo e da podridão cinzenta. É necessário fazer tratamentos preventivos. As doenças se espalham rapidamente e são praticamente intratáveis.

  8. Glória

    e o que se pode aconselhar uma variedade precoce e saborosa que não tenha medo de doenças

    • Natali

      Variedades de uvas resistentes foram cultivadas: oidium praticamente não afeta Aligote, Chardonnay, Líbia, Harold, Lilla, Kishmish, Merlot, Charlie, Rylines Pinks Sidlis, Milagre branco, Vera.

  9. Glória

    qual é o melhor

    • Natali

      Cada um na sua. O site possui artigos que descrevem as variedades de uvas. Leia-o.

  10. Glória

    diga-me e no momento você pode alimentar as uvas ou não, poucos cachos crescem mal

    • Natali

      É possível e necessário alimentar, mas este ano não haverá mais bagas. A fertilização ajudará suas uvas a crescerem fortes e a produzirem uma boa videira.

  11. Glória

    o que melhor para alimentar e na primavera eu não alimentei, apenas despejei salitre

  12. Vitaly

    Por favor me diga o que é esta doença e como tratá-la

  13. Glória

    boa noite nas minhas uvas, nas velhas e nas novas, manchas brancas apareceram no verso das folhas na foto parece mofo como lidar com isso

    • Olga

      Isso é mofo. Os medicamentos e métodos de seu uso contra a doença são descritos em grande detalhe no artigo acima.

  14. Lyudmila

    frutos de uva do tamanho de feijão, são os melhores para lidar com o míldio nesta fase, para que haja menos danos à cultura e mais eficazes

    • Natali

      Durante o amadurecimento das uvas, não podem ser usados ​​preparações químicas. Dos remédios populares use 1. Solução de refrigerante - 20 g de refrigerante por 5 litros de água fria. 2. Uma solução de permanganato de potássio - para 10 litros de água 1 colher de chá de permanganato de potássio (processe a parte de trás das folhas). 3. Infusão de cinza de madeira - despeje 1 kg de cinza com 10 litros de água fria e deixe por até 8 dias. Processe uma vez por semana. 4. Adicione 100 g de alho picado a 10 litros de água e ferva. Insista por um dia.

  15. Lyudmila

    Obrigado Natalie! Outra pergunta. Agora você pode encurtar vinhas longas, elas têm quase 2,5 metros, temo que grudem no fio elétrico.

    • Natali

      Sim, encurte. Isso se aplica a empregos verdes de verão. Eu belisco todos os pontos de crescimento, o que permite que a videira fique mais forte e amadureça até a geada.

  16. Sergey

    Agora é possível processar uvas do oídio de Bordeaux com líquido

    • Natali

      O líquido bordalês é uma preparação química. A escolha é sua. Eu não processo nenhum produto químico durante este período. A tecnologia permite o último tratamento com produtos químicos 20 dias antes do amadurecimento das uvas. Tenho dúvidas sobre esse ponto. Se uma maçã ou pêra puder ser esfregada com um pincel, então há um problema com as uvas. Não há desejo de usar a mistura de bordeaux. Mesmo ao processar uvas para vinho, ainda existe um risco.

  17. Ilmira

    Uvas afetadas pelo oídio podem ser consumidas

    • Natali

      Selecionamos cuidadosamente os frutos silvestres que não apresentam placa. Enxágue com água de soda e enxágue com água corrente. Nós o usamos fresco.

  18. Nikolay

    Olá! Por favor, diga. No final desta jovem videira este ano, a casca está coberta de manchas ou crostas. Então a videira parece esvaziar, torna-se mole e consequentemente morre, mas não toda, e a semente vai da ponta, às vezes para o meio. Em diferentes variedades. Ajude a identificar a doença e como lidar com ela. Obrigado!

  19. Nikolay

    Uma foto

  20. Nikolay

    Foto 3

  21. Natália

    Olá, você pode descobrir como a ferida na folha é chamada corretamente, é uma doença ou praga? Em cinco metros, as uvas de um vizinho, não quero prejudicar os vizinhos e salvar meu arbusto. As manchas surgiram há dois dias. Obrigado.

    • Natali

      A planta é afetada por mofo. Você provavelmente perdeu o tratamento de primavera com sulfato de cobre ou ferro. Agora é necessário retirar o máximo possível a folhagem afetada e queimá-la. Trate a bucha com solução de sulfato de cobre a 1% ou 0,8%. Se você não quiser usar sulfato de cobre, tente trabalhar com bicarbonato de sódio, diluindo 4 colheres de sopa. l refrigerante. É verdade, neste caso, você terá que repetir o tratamento após 14 dias.

  22. Natália

    Minha folha de posts anteriores

  23. Dmitry-Odessa

    Ajude a identificar a doença. Obrigado.

    • Natali

      Esta é a clorose da folha. Aplique Quelato de Ferro.

  24. Dmitry-Odessa

    Isso não é antracnose? Aqui está outra foto

  25. Dmitry-Odessa

    mais uma coisa…

    • Natali

      Se não houver mudança na cor da folha, então provavelmente será antracnose. A primeira foto parecia mais com clorose. Nas 2 últimas fotos, há mais uma lesão profunda com antracnose. É melhor remover as folhas severamente afetadas. Em seguida, use produtos químicos ou solução de bicarbonato de sódio (4 colheres de sopa para cada 10 litros de água + solução de sabão.

  26. Vladimir

    Olá, queridos apreciadores de uva. Ainda sou um viticultor iniciante. Aqui está uma ferida como a da foto em anexo. Infelizmente, pelo que é apresentado sobre a doença, não pude determinar a doença. Por favor ajude. Atenciosamente, Vladimir.

    • Marina

      Vladimir, você determinou o nome da ferida? Encontramos o mesmo em nossas uvas há alguns dias. E qual é o nome - não sabemos. Se você descobriu, por favor escreva.

  27. Igor

    Qual é a doença

    • Natali

      Esta é a filoxera. As folhas afetadas são arrancadas e queimadas. Eles são tratados com medicamentos contra a filoxera com lesões sistêmicas - Marshal, Confidor, Aktellik, Zolon, Mitak.

  28. Vladimir

    Ajudar a identificar a doença determinar o tratamento

    • Natali

      Para determinar com precisão a doença, é necessário ver todo o arbusto e o estado das bagas. A clorose começa nas folhas. As uvas não têm ferro. Nesses casos, faço o tratamento com quelato de ferro uma vez por semana até o resultado aparecer.

  29. Irina

    Olá, por favor, ajude a reconhecer a doença das uvas. Um nome tão ruim para todas as variedades de uvas. Por favor, diga-me quando você pode pulverizá-lo e quais os preparativos. E o que pode ser alimentado, e é possível borrifar agora.

    • Natali

      Agora não será possível salvar a colheita. todas as saliências e folhas afetadas precisarão ser removidas. No outono, processe com cobre e sulfato de ferro. Se houver frutas ainda não afetadas pelo oídio e oídio, você pode tratá-las com uma solução de bicarbonato de sódio. Para 10 litros de água, tome 4 colheres de sopa. l de bicarbonato de sódio.

  30. Dmitry-Odessa

    Por favor, diga. Após o processamento das folhas e frutos das uvas. Depois de quantos dias as uvas podem ser consumidas? Dizem que depois de um tempo as uvas tiram as drogas de si mesmas?

    • Natali

      Após tratamento com produtos químicos, as frutas podem ser consumidas pelo menos 20 dias depois.

  31. Yuri

    Por favor, me diga que tipo de doença é, por que aparece e como lidar com ela. Na minha vinha, cada vez mais arbustos são surpreendidos todos os anos e, curiosamente, em diferentes partes da vinha.

    • Natali

      Este é o câncer bacteriano. Ainda não existem medicamentos que podem derrotar esta doença fúngica. Recomenda-se destruir plantas doentes. É impossível plantar outras uvas no lugar do arbusto arrancado por pelo menos 3 anos. Como profilaxia - tratamento de outono e primavera com sulfato de ferro (você pode usar sulfato de cobre). Ao mesmo tempo, inicie o tratamento pelo topo do arbusto e finalize com a zona das raízes, limpando a parte superior das raízes do solo.

  32. Vvictor

    Graças ao seu artigo, quase reconheci a doença - lesão da antracnose. Gostaria de confirmar o diagnóstico e o conselho: o que fazer com urgência agora, durante o amadurecimento dos frutos (prontos para sacrificar a colheita) e o que fazer no futuro?

    • Natali

      Sim, é antracnose. Se você decidir doar sua safra, use um fungicida de amplo espectro. Siga as instruções na embalagem. Eu tentaria trabalhar com peróxido de hidrogênio para provar as bagas este ano. A doença se espalhou, então a dosagem será estrita. O peróxido de 3% de farmácia usual é diluído 1:10. As bagas podem resistir a esta solução. 10 litros de água requerem 5 garrafas de 200 ml. No ano seguinte, comece o tratamento com peróxido com um comprimento de videira de 30 cm.para prevenção. Adicione 300 ml de peróxido a 10 litros de água. pelo menos 6 tratamentos por temporada. O resultado é excelente - as uvas não adoecem. Este ano, no outono, depois que a folhagem cair, trate-a com sulfato de cobre com solução 35.

  33. Vvictor

    Diga-me, isso é antracnose? Esta foto parece estar melhor vista

    • Vvictor

      Muito Obrigado!

  34. Svetlana

    Olá! Diga-me. por favor, no outono de 2017, plantamos uma uva de 2 anos, ela cresce muito bem, formada, mas quanto tempo deve sair o broto?

  35. Vladimir

    Olá, por favor me diga que tipo de doença e como tratá-la. Quase todos os arbustos têm essas folhas. O que é isso?

    • Natali

      Adicionar uma foto.

  36. Vladimir

    Esta

    • Natali

      Não está claro o que está na parte inferior das folhas. Nos pontos acima, parece uma lesão de rubéola. O sulfato de cobre ou ferro é usado para combater.

  37. Irina

    Olá, por favor ajude com conselhos. Manchas marrons apareceram em caules jovens de uvas e bagas, o que é e como lutar? Obrigado.

    • Natali

      Para localizar a doença da uva, é preciso ver a derrota. Pode ser oídio e oídio ou outras doenças.

  38. Irina

    Boa noite, ontem pedi ajuda com manchas no caule e nos bagos das uvas, hoje estou anexando uma foto (as folhas estão limpas sem manchas) Obrigado.

    • Natali

      Este é o oídio ou oídio. A doença é mais fácil de prevenir do que combater sua manifestação. A colheita não pode ser salva este ano. No outono, após a queda da folhagem, é necessário processar os arbustos com sulfato de cobre ou ferro. Repita o tratamento na primavera.

  39. Marina

    Boa tarde, por favor me diga o que é a doença e como tratá-la. Jovem arbusto de 2 anos. A colheita ainda não foi

Jardim

casa

Equipamento