Planta com folhagem multicolorida - flor de aglaonema

Aglaonema planta milagrosa A flora tropical é incrivelmente bela e diversificada. E os botânicos terão que revelar seus segredos por muitos anos. Aglaonema, pertencente à maior família Ariod do mundo vegetal, é um habitante indígena de uma vasta região do sudeste da Ásia.

O berço do aglaonema e as condições de existência da planta

Folhagem ornamental de aglaonema atrai a atenção dos floricultores

A distribuição deste gênero, que inclui várias dezenas de espécies, estende-se a países continentais e às ilhas do Oceano Índico e Pacífico. A pátria de Aglaonema pode ser considerada as regiões tropicais da China, Índia e Nova Guiné ou Bornéu.

Diversidade espécie de aglaonema deve-se às diversas condições naturais em cantos remotos da serra, bem como à localização isolada dessas regiões. Com o início do desenvolvimento do Sudeste Asiático, a flora da região passou a ser seriamente estudada. Muitas plantas ornamentais bem conhecidas hoje foram descobertas e descritas, incluindo o aglaonema.

As espécies selvagens de aglaonema em sua terra natal vivem na camada inferior de uma floresta de folhas largas, contentes com áreas sombreadas sob as copas das árvores, ao longo de riachos e outros corpos d'água. O anglaonema não requer uma grande quantidade de nutrientes do solo para se desenvolver.

Como outras espécies de Aroid, a planta se adapta facilmente a viver em saliências rochosas com uma pequena camada de húmus, em turfeiras e solo, sob a superfície da qual as raízes das árvores tropicais estão densamente entrelaçadas.

Embora a cultura seja difundida em sua terra natal, ela veio da Malásia para a Europa, atraindo admiráveis ​​respostas de jardineiros e amantes da flora tropical.

Uma planta tolerante à sombra ajudará a criar conforto em sua casaA história da domesticação e cultivo do aglaonema começou no século 19, e por mais de um século e meio a planta foi considerada uma das mais interessantes e incomuns habitantes dos trópicos. Os espécimes da flor de aglaonema que caíram na coleção do Jardim Botânico Britânico estabeleceram a base para o trabalho de criação, como resultado do qual muitas centenas de variedades de interior e híbridos populares entre os produtores de flores foram obtidas.

Aglaonema de flores de interior: estrutura e características

À primeira vista, Aglaonema é muito semelhante à Dieffenbachia, o que não é surpreendente, porque as plantas são parentes próximos e têm muitas características comuns.

A cor da folhagem, caules, pecíolos depende do tipo de aglaonemaAglaonema é uma planta herbácea perene, dependendo da espécie, atingindo uma altura de 60-150 cm. Os espécimes jovens, que muitas vezes se encontram na casa do agricultor, praticamente não têm caule, mas parecem rosetas de folhas compactas acima do solo nível. Mas, à medida que se desenvolve, o aglaonema de flores de interior forma um caule ereto ou rasteiro denso, densamente plantado com folhas.

A maioria das variedades cultivadas em casa ramificam-se prontamente, mas em espécimes adultos, as partes inferiores do caule são nuas e a folhagem está localizada apenas no topo. Neste caso, os entrenós lisos, quase não cobertos de escamas, podem ser verdes, variegados, róseos, brancos ou vermelhos. A cor dos caules, pecíolos e folhagem de uma planta depende inteiramente da variedade cultivada da flor do aglaonema. E aqui o gênero tropical pode ser considerado o detentor do recorde pelo número de tons e padrões únicos.

O principal valor da planta é sua folhagem decorativa única. A forma das placas de folha densa com nervuras pronunciadas pode variar de oval a em forma de cunha.Juvenil, ou folhagem de plantas jovens, costuma ter contornos em forma de coração, mas à medida que cresce, aparecem folhas adultas no aglaonema, correspondendo totalmente à espécie e variedade. Mas a variedade de tons nas folhas da flor de aglaonema pode ser invejada até mesmo por colheitas em flor.

Entre os aglaonens de interior, praticamente não há plantas com folhas de cor lisa, mas os exemplares com folhas com bordas, listradas e malhadas são apresentados em abundância.

Os aglaonemas de interior distinguem-se por um efeito decorativo especial de folhas.Nas placas de folhas da flor do aglaonema mostradas na foto, você pode ver todos os tons não só do verde tradicional para o mundo das plantas, mas também toda a gama de roxo, lilás e vermelho.

A inflorescência do aglaonema consiste em uma pequena espiga enrolada em um cobertorO que os cultivadores novatos confundem com uma flor de aglaonema é sua inflorescência e um véu cobrindo a espiga, uma folha modificada durante a evolução. Em comparação com outras espécies de aróides, por exemplo, antúrios ou espatífilos, criado devido a grandes inflorescências decorativas, o florescimento do aglaonema não é de grande interesse.

A forma do véu da flor do aglaonema depende da espécie e da variedade e pode variar significativamente. Junto com brácteas ovais e mesmo arredondadas, você pode ver véus côncavos estreitos de tonalidade esverdeada, branca ou amarelada.

A inflorescência do aglaonema na forma de orelha cilíndrica densa consiste em uma zona feminina encurtada e uma zona masculina maior, localizada do terço inferior ao topo. Os polinizadores das pequenas flores do aglaonema, unidos na espiga, são naturalmente ocupados por insetos. Para atraí-los, existe um véu que imita uma pétala e um líquido doce e viscoso aparecendo nos estames.

Bagas de AglaonemaAs bagas formadas após a polinização da flor de aglaonema contêm sementes ovais, bastante grandes. A fruta em si tem uma forma esférica ou alongada. A cor da baga varia do amarelo ao vermelho brilhante, e uma polpa suculenta está escondida sob a densa casca. Na natureza, o aglaonema se multiplica vegetativamente e com a ajuda de sementes. Os frutos maduros do aglaonema atraem a atenção de pequenos animais e pássaros, que, ao comerem os frutos, podem transportar grãos duros que não são danificados no trato digestivo a longas distâncias.

Embora o aparecimento de bagas no aglaonema não seja incomum, em casa é melhor propagar a flor vegetativamente, pois a maioria das plantas de interior desse gênero são híbridas que não transmitem suas propriedades pelas sementes.

Aglaonema: como a planta é útil ou perigosa?

O tecido de Aglaonema contém oxalato de cálcioDesde 1885, quando Aglaonema foi trazida para as costas do Velho Mundo, a planta invariavelmente atraiu a atenção de todos os amantes das colheitas decíduas decorativas.

No entanto, logo após o plantio das plantas no Royal Botanic Gardens, foi descoberto que todos os tecidos aglaonema contêm alguns compostos cáusticos que podem ter um efeito irritante local ou corrosivo nas membranas mucosas e áreas sensíveis da pele.

Hoje é bem conhecido que os efeitos tóxicos do suco de aglaonema são característicos de todos os membros da família Aroid, contendo oxalato de cálcio.

Este sal de ácido oxálico nos tecidos do aglaonema é perigoso na presença de suscetibilidade especial. Você deve ter cuidado especial com a planta se houver ferimentos, cortes ou escoriações na pele das mãos. Nesse caso, é melhor usar luvas. Você não deve permitir a proximidade de uma cultura de sala iluminada com crianças pequenas que são capazes de provar uma folha colorida "pelo dente".

Coloque o aglaonema fora do alcance das criançasEmbora o aglaonema não seja venenoso, para gatos e outros animais de estimação com interesse em plantas, o contato próximo com ele pode resultar em problemas intestinais e irritação das membranas mucosas. Se você escolher o local certo para a planta, o perigo do aglaonema é cem vezes compensado por seus grandes benefícios.

Por que o aglaonema é útil? Em primeiro lugar, o fato de que, como outras culturas de interior, tem um efeito benéfico na qualidade do ar interior, saturando-o com oxigênio e íons negativos. A planta é capaz de absorver substâncias nocivas ao homem que entram na sala do ambiente externo, bem como vapores de materiais de acabamento artificiais.

O uso do aglaonema também consiste em suas propriedades fitoncidas, devido às quais o número de bactérias patogênicas e estreptococos no ar diminui.

Aglaonema tem uma energia benéficaEspecialistas em bioenergia também falam sobre os benefícios energéticos das plantas Aglaonema. Colocando um vaso desta vibrante cultura interna perto de sua mesa ou em um escritório onde há intenso trabalho diário, a planta o ajudará a se concentrar e organizar seus pensamentos. A folhagem colorida, até pelo seu aspecto, pode ajudar a aliviar o stress, acalmar e concentrar-se nas tarefas difíceis.

Aglaonema em sua casa - vídeo

Jardim

casa

Equipamento