Duas formas de propagação do aglaonema por estacas

propagação de aglaonema por estacas Uma das maneiras mais fáceis e rápidas Criação de Aglaonem são seus cortes. Na maioria das vezes, a reprodução da planta é realizada paralelamente à sua "poda", ou seja, quando os brotos do arbusto se rompem para estimular o aparecimento de novos ramos e dar ao aglaonema um aspecto viçoso.

Aglaonema pode ser propagada por estacas durante todo o ano, mas as estacas enraízam-se mais rapidamente na primavera.

Existem duas maneiras de obter uma nova planta a partir de estacas:

  • usando os topos dos brotos;
  • usando o próprio caule.

Se você precisa obter uma nova planta mais rápido, é melhor usar os topos - eles criam raízes mais rápido do que as estacas.

Enraizamento de brotos apicais

Corte os topos jovens, deixando uma altura de 10 cm, e coloque-os no papel durante a noite para secar. Existem duas maneiras de enraizar os topos:

  • colocá-los em um recipiente com água decantada;
  • imediatamente pousando em um pequeno pote de solo nutriente.

Se a ponta estiver enraizada no solo, você deve amarrar suas folhas em um cacho para diminuir a evaporação da umidade. Além disso, é necessário proporcionar à planta condições de estufa - cubra-a com uma garrafa cortada ou coloque o vaso em um saco.

Quando a copa cria raízes e começa a soltar os brotos, o abrigo é removido e, com o tempo, a planta é transferida para um vaso permanente.

Estacas de caule

Os rebentos nus deixados após a poda de uma planta são um excelente material para o cultivo de aglaonema, porque têm muitos botões dormentes. Para estimular o despertar, é necessário cortar o caule em estacas de 5 a 10 cm de comprimento. Além disso, elas são colocadas para escolher:

  • em um copo de água, deixando a alça na posição vertical;
  • imediatamente em um vaso com solo nutritivo, colocando o caule deitado e borrifando um pouco de terra.

Todas as seções devem ser pulverizadas com carvão e deixadas para secar.

Ao mesmo tempo, formar-se-ão raízes no caule e brotarão os rebentos. Se você colocar as mudas no solo, os ramos jovens brotarão bem na base da terra.

Se houver uma folha em um pedaço do caule, o enraizamento será mais rápido.

As estacas do caule enraizadas na água são plantadas em um substrato nutritivo, uma estaca em cada vaso, e colocadas no parapeito de uma janela com boa iluminação difusa. O primeiro transbordo de plantas jovens não deve ser feito antes do momento em que as raízes estão enroladas em um torrão de terra.

Como propagar aglaonema por estacas - vídeo

Comentários
  1. Helena

    Você pode me dizer se é possível refazer o enraizamento para multiplicar o aglaonema com o crescimento da foto, em caso afirmativo, me diga a melhor forma de fazê-lo

    • Olga

      Infelizmente, a foto não foi anexada. Por favor, tente novamente ou esclareça a questão.

  2. Arti

    quanto tempo leva para as raízes aparecerem ao se enraizar na água

  3. Olga

    Tudo depende de qual parte da planta você está usando. O topo geralmente brota em 10 dias. O talo do caule pode durar mais tempo. O tratamento com um estimulante de crescimento irá acelerar a formação da raiz.

  4. Tatyana

    Bom Dia! Meu aglaonema tem mais de 12 anos. Há 3 raízes no vaso, o arbusto parece muito bonito. Mas eu nunca o cortei, e com o passar dos anos o caule se esticou, nu e se parece com a letra N - para cima, para baixo e para cima novamente, e no final há folhas. Quero renovar a flor, mas tenho medo de estragá-la. Como cortar corretamente para não prejudicar a planta?

    • Olga

      Seria desejável ver a foto. Mas, se realmente for como a letra N, então eu a cortaria assim que sua "letra" fosse escrita. E a parte ondulada restante seria dividida em cortes pares. Eles podem ser enraizados e novas plantas podem ser obtidas.

  5. Tatyana

    Quanto ao aglaonema. Na primeira vez, o caule sobe 50 cm para cima. Se você cortar assim que ele descer, três caules nus de 50 cm cada ficarão para fora. Se for possível cortar abaixo, deixe 15-20 centímetros do terra? E ainda, quando o caule sobe pela segunda vez, as folhas crescem nesta parte. Onde essas partes decíduas devem ser cortadas e qual a melhor forma de enraizar - na água ou no solo?

    • Olga

      Claro, não é necessário deixar tocos de 50 centímetros. Pode ser cortado mais curto e até em diferentes alturas. Quando esses brotos geram galhos, você obtém um belo arbusto de vários níveis. Quanto aos galhos com folhas, então eu pegaria a parte mais uniforme do topo dos brotos. Você pode enraizar tanto na água quanto no solo, mas não se esqueça de trocar a água se escolher o primeiro método. E quando as raízes aparecerem, transplante os processos para vasos.

      • Tatyana

        Muito obrigado!

Jardim

casa

Equipamento