Flor de capuchinha como cartão de visita do verão

Variedade de capuchinha com verlebed damasco Depois do calor contundente do verão, as plantas do jardim parecem um pouco desbotadas, como se estivessem cansadas do sol diurno. Mas o canteiro de flores de agosto desenhava um pôr do sol ensolarado com capuchinha... Cada pétala de suas flores alaranjadas se ergueu acima das folhas verdes e correu em direção aos raios moribundos. E o próprio canteiro de flores tornou-se um reflexo espelhado da luminária perdendo sua força.

Capuchinho favorito

Uma flor de capuchinha, rara em sua decoratividade e utilidade, cresce quase em todos os proprietários de até mesmo um pequeno pedaço de terra. Ela legitimamente ocupa um lugar nos canteiros de flores centrais da cidade. As flores muito brilhantes da amada cor laranja-avermelhada e as folhas suculentas cobrindo o gramado, um lugar feio ou subindo no tronco de uma árvore criam uma composição brilhante. As sacadas da cidade são decoradas com combinações bizarras de capuchinha com outras plantas ornamentais.

Chagas no design de jardins

Basicamente, cultiva-se a grande capuchinha, que foi incluída no primeiro diretório de plantas no século XVI. Foi trazido por um monge missionário do distante continente americano, e a procissão vitoriosa começou da Itália para a Holanda, para a Inglaterra. É aqui que a nova planta entrou no diretório. Em casa, a família da capuchinha tem mais de 50 espécies e todas são perenes. Em cultura, a planta é mantida como anual.

Existem muitas variedades de capuchinhas grandes. Eles diferem de muitas maneiras:

  • cor e forma da flor;
  • comprimento do chicote;
  • forma de folha.

Também existe um tipo separado de capuchinha, que não é subdividida em variedades, ela própria é um híbrido de espécies que crescem em condições naturais e é chamada de capuchinha cultivada. Entre essas espécies existem até aquelas que têm no solo frutos que lembram batatas. Em alguns, os frutos não são uma caixa, mas os frutos são testículos, e as flores e folhas da planta têm pouca semelhança com a flor de capuchinha normal.

Sinais da espécie capuchinha grande

Capuchinha grandeMais frequentemente, em jardins e varandas, pode encontrar a capuchinha, que é cultivada há vários séculos. Pode ter a forma de um arbusto de até 40 cm de altura e brotar até 4 metros. Essas trepadeiras requerem apoio, mas criam composições pitorescas, decorando a paisagem verticalmente. De particular interesse é a densa vegetação das grandes folhas de capuchinha. Quanto mais escuros os tons da cor, mais rico é o verde da lâmina foliar. As plantas com flores vermelhas têm folhas verdes com uma tonalidade roxa. Folhas verdes delicadas são combinadas com uma flor de limão. Os caules são suculentos e muito frágeis.

A flor da capuchinha é grande, bissexual, tem uma espora e lembra um gorro, um capuchinho. É ligeiramente assimétrico, tem 5 pétalas, dois lábios. A paleta de cores é muito diversa, desde o luar até a cereja escura. Existem espécies com inflorescências duplas e semi-duplas, mas qualquer flor carrega o perfume do verão.

Flor e caixa de sementes de capuchinhaAs sementes de capuchinha representam uma caixa de frutas crescidas demais. Quando as sementes estão maduras, a caixa ficará amarela. Cada nódulo enrugado se divide em três partes. Recolher as caixas de sementes quando elas ficarem marrons. No verão europeu, as sementes amadurecem no mato. Os frutos da capuchinha permanecem viáveis ​​por 5 anos.

Os rizomas da capuchinha são poderosos, às vezes são encontradas variedades com raízes espessas, na forma de batatas. Em nossas condições, essas variedades de capuchinha são cultivadas apenas em estufas.

Agrotécnica de capuchinha

Joaninha de grau de chagasUm lugar ensolarado com um nível profundo de água subterrânea é adequado para uma beleza.O solo deve ser fértil, mas sem matéria orgânica fresca. Com excesso de nitrogênio, a massa verde cresce em detrimento da floração. A planta adora fertilização com potássio e fósforo. Durante a floração, a rega deve ser limitada. Se a planta conseguir mais fertilizantes de nitrogênio e umidade, então cumprirá perfeitamente o papel de uma sebe verde, mas haverá poucas flores.

A flor do verão tem medo de qualquer geada na primavera e no outono.

Se a planta for cultivada em mudas, então será necessário manter as mudas em recipientes durante todo o período de desenvolvimento e garantir um transporte sem dor para um local permanente. Deve-se levar em conta que não só as raízes são frágeis, mas também a parte fundamental da capuchinha. É até necessário manter a orientação da planta como estava antes do plantio.

Normalmente, as sementes de capuchinha são semeadas em terreno aberto no final de maio, as plantas jovens são protegidas das geadas recorrentes, a floração nessas condições ocorre 2 meses após a semeadura. O método de plantar sementes em terreno aberto é menos trabalhoso e é usado com mais frequência do que mudas. Atualmente não é difícil organizar o abrigo de plantas jovens com a ajuda de arcos e de material não tecido.

Flor de capuchinha grandeAs trepadeiras devem ser guiadas ao longo do suporte, às vezes amarradas, dependendo da composição criada. Bush cresce em canteiro de florescriando uma composição maravilhosa. As sementes de capuchinha são colhidas quando a cápsula fica marrom, cerca de 50 dias depois que a flor murcha. Para uma melhor floração, essas flores murchas devem ser removidas, deixando apenas uma parte para as sementes.

A capuchinha grande possui dezenas de variedades. É preferível adquirir sementes em lojas especializadas, focando na descrição. Os melhores produtores de sementes de capuchinha são a empresa doméstica NK e a empresa Unwins.

Algumas variedades de capuchinha são conhecidas há muito tempo:

  • Rei Teodoro com inflorescência vermelha.
  • Jóia de prímula, amarelo limão.
  • Joaninha, damasco com manchas cor de vinho.
  • Alasca, representando uma mistura de cores.

Existem variedades de terry e trepadeiras, logo antes de ir à loja você deve se familiarizar com o catálogo e saber o que procurar.

Doenças das plantas e as propriedades benéficas da chagas grande

Planta afetada por pragasApesar de toda a sua decoração, a flor da capuchinha é um curandeiro e protetor natural. Então, ela afugenta a traça do repolho e a mosca-branca do plantio. Em si, é atraente para pulgões, pulgas crucíferas, urso. Você pode lutar contra pragas usando remédios populares. Se você borrifar a cinza na planta em tempo seco, os insetos vão deixar o mato. O uso de produtos biológicos recomendados para o processamento de hortaliças também é adequado para capuchinha. Uma dessas drogas é a bitoxicilina, a outra é o EM-1 Baikal.

As doenças virais e fúngicas afetam a planta tenra e suculenta muito rapidamente. Portanto, aos primeiros sinais de aparecimento de pontos nas folhas, podridão nos caules, mosaico ou manchas vermelhas, é necessário cortar as partes infectadas e queimar restos vegetais. Trate o resto com fungicidas. Se apenas uma planta estiver doente, é melhor destruí-la imediatamente e por completo, e o restante, fazer um tratamento preventivo.

Chagas para decoração de jardinsPor outro lado, toda a parte aérea da planta é comestível. Portanto, a salada com a adição de folhas de capuchinha adquire uma pungência agradável, e as flores adicionam decoratividade. Além disso, o extrato de flores é um excelente corante alimentar. Essa adição à manteiga fornecerá não apenas uma sombra, mas também vitaminas nas quais as inflorescências são tão ricas. E eles contêm a conhecida vitamina da vida, ácido ascórbico e muitos outros microelementos úteis.

As folhas e caules contêm substâncias que ajudam a aliviar os ataques de insuficiência coronariana. À base de folhas, flores, caules na medicina popular, são feitas tinturas e pomadas que ajudam nas erupções cutâneas, bronquite, deficiência de vitaminas.A flor da capuchinha não é apenas uma planta bonita, mas também uma cura eficaz para o jardim e para os humanos.

Flores despretensiosas para o jardim Chagas - vídeo

Jardim

casa

Equipamento