Fotos e descrições de doenças do endro e a luta contra elas

Flores de endro Apesar da despretensão do endro, nem sempre é possível obter os verdes desejados. E isso se deve a doenças que afetam as plantas, cujos agentes causadores da maioria são fungos nocivos.

De acordo com os resultados de observações de longo prazo realizadas por especialistas em cultivo de sementes e fazendas de seleção, o oídio, fomoses e cercosporose são os mais perigosos para as culturas de endro. No entanto, esta não é uma lista completa de doenças do endro. O que fazer se o endro ficar amarelo no jardim ou se os verdes ficarem pretos e ondulados? Descrições de doenças e fotos de plantas afetadas ajudarão a reconhecer uma doença em uma plantação de jardim e determinar medidas de controle.

Leia também o artigo: as cebolas ficam amarelas - o que fazer?

Oídio de endro

Oídio em endro

A doença causada pelo fungo Erysiphe umbelliferarum é disseminada por todo o país e afeta não apenas o endro, mas também a maior parte de suas lavouras relacionadas, como por exemplo, cenoura, pastinaca, aipo e erva-doce.

Em áreas protegidas, o patógeno do oídio é encontrado em estufas onde há ervas daninhas e, em canteiros abertos, o oídio costuma infectar as plantações em climas quentes e úmidos.

Uma característica da doença é esbranquiçada, primeiro como uma teia de aranha, e depois traços de cal ou farinha, uma placa que consiste no micélio de um fungo de praga. As manchas que aparecem na folhagem capturam todas as novas superfícies até que a doença afete todos os órgãos acima do solo da planta. A folhagem com vestígios de oídio perde a suculência, o aroma e o sabor.

Parece o oídio em endro sob um microscópioComo a maioria dos patógenos desse tipo, os esporos do fungo hibernam em restos de plantas que não foram removidos dos canteiros e também persistem nas ervas daninhas. As espécies selvagens de Umbelliferae são especialmente dispostas a habitar esporos.

Peronosporose endro

Peronosporose endroO oídio ou oídio, de aparência semelhante, também afetam a parte aérea da planta. Os maiores surtos de infecção são observados em clima úmido, com temperaturas de 18 a 20 ° C.

À medida que a infecção se desenvolve externamente, a folhagem do endro torna-se amarela e marrom. Uma flor branca espessa é claramente visível no verso. Uma imagem semelhante se desenvolve em guarda-chuvas, sementes e brotos. Com o tempo, a planta afetada pela peronosporose praticamente seca.

O que fazer quando o endro fica amarelo no jardim? A fonte da doença está nas partes caídas e não colhidas das plantas, ervas daninhase a doença também pode se espalhar por meio de sementes já infectadas. Portanto, em nenhum caso, a vegetação daninha e as partículas de copas infectadas devem ser permitidas no solo.

Fomoz de endro

Fomoz de endroA razão pela qual o endro fica preto nos canteiros pode estar nos tecidos das plantas afetadas pelo patógeno da fomose. A doença, disseminada da Região da Terra Não Negra ao Território de Krasnodar e à Região do Volga, causa sérios danos às grandes plantações agrícolas e às plantações amadoras em lotes pessoais.

As manifestações da doença podem ser vistas em mudas jovens, juntamente com uma perna preta afetando os caules, ou na segunda metade do verão em arbustos de endro adultos.

O fungo nocivo Phoma anethi Sacc permeia todos os tecidos da planta, que se manifesta externamente na aparência nos caules, folhas, inflorescências e até mesmo nas raízes de manchas escuras alongadas com pontos pretos perceptíveis.É a atividade vital desse cogumelo que pode ser a resposta à pergunta de por que o endro fica preto nas camas. Como o desenvolvimento do fungo na planta afetada de endro não dura mais do que 2 semanas, a praga dá muitas gerações por estação e pode causar várias ondas da doença. Os esporos se espalham com o vento, a chuva e os insetos, e permanecem nas partes mortas das plantas presas no solo, sementes e ervas daninhas.

Quando o endro é infectado com fomose na fase de formação e maturação das sementes, estas perdem a germinação e tornam-se fontes de infecção.

Cercosporose de endro

Cercosporose de endroA cerosporose tem muito em comum com a fomose do endro e, de fato, precede o desenvolvimento desta doença. Isso é perceptível na foto do endro, e o controle da doença também inclui medidas gerais. Por que o endro fica preto nas camas? Todos os órgãos aéreos do endro sofrem com a infecção disseminada pelo fungo Cercospora anethi, no qual aparecem manchas escuras ou marrons nos locais do fungo, que acabam por adquirir forma alongada ao longo dos vasos.

Quando os esporos começam a amadurecer, as manchas ficam cobertas por uma flor densa e mais clara. A fonte de infecção permanece nas sementes maduras, bem como nos resíduos secos não colhidos dos canteiros.

Perna preta de endro

As perdas de mudas de endro da perna preta ocorrem com mais frequência em estufas ou durante o cultivo em estufas em um terreno pessoal.

Perna preta de endroAs sementes infectadas com uma infecção fúngica tornam-se a fonte da doença. Como resultado de sua ativação, inicia-se o apodrecimento do colo da raiz, com o qual o endro escurece, o caule da planta enfraquece e seca nos primeiros dias após a emergência das mudas. O desenvolvimento da perna preta vai até o início da abertura das folhas verdadeiras. E em condições de alta umidade, até 50% das colheitas alojam-se e perecem.

Dill afetado com doença da perna pretaO desenvolvimento da perna preta é facilitado não só pela rega excessiva, mas também por:

  • oscilações bruscas de temperatura;
  • falta de ventilação na estufa;
  • uso múltiplo do mesmo solo em estufas e estufas, bem como no cultivo de mudas;
  • falta de afrouxamento e a crosta resultante na superfície do solo;
  • aumento da acidez do solo;
  • iluminação baixa;
  • desbaste insuficiente das colheitas.

É por isso que as mudas de endro ficam pretas nos canteiros.

O risco de espalhar a perna preta aumenta muitas vezes se sementes não testadas forem usadas durante a semeadura, possivelmente infectadas com fomoses e cercospora.

Fusarium murcha de plantas de endro

Fusarium murcha de plantas de endroFusarium em endro começa com as folhas mais baixas, primeiro os verdes de endro tornam-se amarelos, depois a cor muda para avermelhada ou marrom. À medida que a doença se espalha, ela se espalha para as camadas superiores e as plantas murcham gradualmente. O grau de infecção pode ser avaliado pela secção transversal do caule, cujos vasos também podem adquirir coloração amarelada, marrom ou vermelha. Se o endro no jardim ficar amarelo, o que o jardineiro deve fazer?

Os fungos Fusarium patógenos se acumulam e hibernam no solo. Portanto, as pragas do solo podem ser um portador. O fungo pode penetrar nos tecidos do endro com o afrouxamento descuidado, assim como com os nematóides. Um fator de risco para o desenvolvimento do fusarium é o encharcamento regular do solo, bem como o aumento da temperatura do solo.

É altamente indesejável permitir a estagnação da umidade no solo e a reprodução de pragas do solo.

Murcha vertical

Murcha verticilar de endroO fungo, agente causador da doença, atinge os vasos da planta. Como resultado do desenvolvimento da infecção, os arbustos de endro murcha perdem completamente sua capacidade de receber alimento e umidade, e o sistema vascular fica obstruído. Os primeiros sinais da doença podem ser vistos em meados de junho, e o quadro completo se desenvolve já na segunda metade do verão, quando o endro floresce e forma sementes. No início, o endro infectado fica amarelo apenas em climas quentes, depois a folhagem murcha completamente, enrola-se e fica marrom.

Fontes de uma doença perigosa para o endro são solo infectado com o fungo Verticillium dahliae, estrume mal podre ou composto.

Medidas de controle da doença de endro

Como as safras verdes, incluindo o endro, amadurecem muito cedo, os produtos químicos tóxicos não podem ser usados ​​para combater os fungos e pragas causadores de doenças.

E como você pode ver na foto das doenças do endro, a luta contra elas não pode se limitar a tratamentos únicos. Portanto, a principal atenção deve ser dada à prevenção e prevenção do desenvolvimento de infecções perigosas para as culturas.

O endro protegido com endro desenvolve-se bem e florescePara evitar a propagação de doenças através das sementes e evitar que os fungos matem as mudas, é extremamente importante escolher apenas sementes comprovadamente saudáveis ​​e também descontaminar as sementes antes de plantar. Isso pode ser feito mergulhando a semente em água com temperatura não superior a 45 ° C por 20-30 minutos. Ao mesmo tempo, o fungo morre, mas o embrião não sofre, o que permite obter plantas saudáveis ​​e uma farta colheita de ervas frescas.

O endro plantado corretamente fica doente com muito menos frequênciaPara a semeadura, é necessário alocar áreas bem iluminadas e ventiladas com solo leve e solto. Solos com reação ácida são submetidos à calagem. O endro não deve ser semeado no mesmo local por muitos anos. É melhor alternar as colheitas desta cultura com leguminosas, beladonas, melões. Como as plantações guarda-chuva são freqüentemente afetadas por algumas doenças e pragas, não vale a pena coexistir com canteiros de cenoura, endro ou aipo.

A densidade excessiva da cultura não deve ser permitida, o que contribui tanto para o enfraquecimento das plantas quanto para o desenvolvimento de todos os tipos de infecções.

O solo e as pragas voadoras podem disseminar infecções fúngicas com sucesso. A razão pela qual as folhas de endro se enrolam pode ser uma colônia de pulgões que se fixaram nas plantas. Mas se os insetos podem ser lavados com água, os fungos que entram no tecido como resultado de perfurações causam consequências irreparáveis. E aqui é vital tomar todas as medidas para proteger o endro não só dos pulgões, mas também dos nematóides, vermes, traças da cenoura e moscas-mineiras.

Você pode garantir o plantio removendo regularmente todas as ervas daninhas, tanto nos próprios canteiros quanto ao longo de seu perímetro. Durante a sacha e após a colheita, os resíduos das plantas que armazenam os patógenos devem ser destruídos.

O que fazer se o endro ficar amarelo, vermelho ou as folhas da planta enrolarem nos canteiros?

Para proteger o endro de infecções fúngicas e outras doenças, a alimentação regular de plantações de guarda-chuva com fertilizantes de fósforo e potássio ajudará. Se for usado composto ou esterco para fertilização, nos quais os esporos de fungos estão perfeitamente preservados, é melhor substituí-los por curativos feitos na fábrica. O curativo foliar de endro e outras plantas verdes com uma solução fraca de bórax é um bom remédio.

Combate ao murchamento fusarium de plantas - vídeo

Jardim

casa

Equipamento