Foto descrevendo as variedades de aspidistra para cultivo doméstico

Aspidistra em casa Era uma vez, no início do século passado, as aspidistra eram muito populares entre a população urbana da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos. Com a iluminação a gás, que existia na maioria das casas, apenas as espécies mais tolerantes à sombra e despretensiosas sobreviveram. E aqui a aspidistra não tinha igual!

O vaso com aspidistra, como na foto, poderia ter sido enviado para o canto mais escuro, mas a planta também não perdeu o efeito decorativo aqui, sua folhagem dura permaneceu verde e suculenta.

Hoje a iluminação melhorou muito, e o interesse pela aspidistra não se sustenta apenas na robustez da planta. Descobriu-se que, com base nas formas de crescimento selvagem, é possível obter uma variedade de plantas com folhagem de cores variadas. E tais variedades de aspidistra, como na foto abaixo, merecem maior atenção dos amantes das plantas tropicais para a casa e jardim. Peitoris de janela irão decorar delicadamente Saintpaulia, e na parte de trás da sala, a decoração do interior será estrita aspidistra.

Via Láctea Aspidistra

Via Láctea Aspidistra

Uma das variedades mais famosas de aspidistra variegada é chamada de Via Láctea. A altura da planta é de 40 a 60 cm .Se não se limitar o crescimento dessa variedade, a aspidistra, como na foto, pode formar touceiras de até 45 cm de diâmetro.

As folhas de Aspidistra são alongadas verticalmente, coriáceas, muito densas. Nas placas de folhas da variedade, manchas brancas cremosas são perfeitamente visíveis, assemelhando-se a uma dispersão de estrelas no céu noturno. Foi esse aspecto que fez com que os criadores escolhessem um nome para a variedade. A Via Láctea Aspidistra é uma planta perene, tolerante à seca e temperaturas abaixo de zero. Como outras variedades, a aspidistra na foto, floresce no final do inverno ou na primavera, formando pequenas flores isoladas no próprio solo.

Aspidistra Elatior Amanogawa

Aspidistra Elatior AmanogawaCom base na aspidistra da Via Láctea, foi obtida uma planta que apresentava não apenas pequenas manchas na folhagem, mas também faixas amareladas de tom cremoso. A variedade de aspidistra mostrada na foto foi nomeada Amanogawa, que significa "Via Láctea" em japonês.

As folhas densas de 40 centímetros de comprimento e brilhantes vão decorar qualquer canto do jardim ou da casa. Assim como outras aspidistras variegadas, esta planta não deve ser deixada do lado de fora se a temperatura estiver abaixo de zero. Tendo cuidadosamente transplantado para um recipiente adequado, encontre um lugar para ele entre outros animais domésticos.

Aspidistra elatior Fuji-No-Mine

Aspidistra elatior Fuji-No-MineA aspidistra de folha larga mostrada na foto também representa uma grande variedade com folhagem listrada. Sobre um fundo verde escuro de placas de folhas brilhantes de até 40 cm de comprimento, faixas verdes claras divergindo da base são claramente visíveis. A ponta superior da folha é coroada por uma pequena tampa leve, que lembra a neve do Monte Fuji.

Aspidistra elatior Ginga Giant

Aspidistra elatior Ginga GiantOlhando para a nova variedade de aspidistra mostrada na foto de Robin Lennon, você pode pensar que um pintor descuidado pulverizou tinta que caiu na folhagem verde brilhante. A planta é muito resistente ao frio e pode tolerar geadas de até –10 ° C ao ar livre.

Em uma sala longe da luz solar direta, a folhagem variada parece ainda mais atraente. O bom atendimento dará flores incomuns ao proprietário.

Aspidistra broadleaf Okame

Os aspidistas de Elatior são famosos por suas folhas brilhantes. Okame é uma das variedades notáveis. Largas faixas brancas podem cobrir até metade da lâmina foliar, o que torna a planta visível mesmo em sombra profunda.

Aspidistra broadleaf OkameA altura de uma aspidistra quase branca chega a 70 cm, mas tal espécime pode ser levado ao jardim apenas por um tempo, já que os ventos frios deixam horríveis queimaduras marrons na folhagem espetacular. Mas em casa existe a oportunidade de observar o aparecimento de pequenas, com pétalas de flores roxas da planta. Isso acontece no início da primavera, de fevereiro a março.

Se você ajudar as flores com a polinização, frutos pequenos e densos com uma semente dentro irão amadurecer. Você pode tentar cultivar uma nova variedade de aspidistra a partir dela.

Aspidistra elatior Asahi

A variedade aspidistra, que já se tornou um clássico, como na foto, invariavelmente faz você admirar a graça de sua folhagem. O comprimento da folha é 60–70 cm, a largura é 10–12 cm.

Aspidistra elatior AsahiTraduzido do japonês, o nome da variedade é traduzido como "sol da manhã". Na verdade, como se os primeiros raios da luminária em uma placa de folha verde parecessem traços brancos indo para o topo. A saturação da cor branca aumenta em direção à ponta, o que confere à cortina de aspidistra um aspecto único. Curiosamente, a aspidistra na foto retém sua cor variada apenas no inverno, e em casa ela se manifesta apenas quando plantada em um grande recipiente.

Boné de neve de Aspidistra Elatior

Boné de neve de Aspidistra ElatiorÀs vezes, a variedade de aspidistra mostrada na foto é chamada de "Asahi melhorada". É verdade que as plantas são muito parecidas, mas nesta variedade o padrão branco é muito mais amplo e perceptível, e persiste durante todo o ano.

Tal como acontece com a variedade já descrita, neste caso também terá de esperar até que a planta esteja madura para agradar ao proprietário com "gorros de neve" que não derretem.

Aspidistra elatior Sekko Kan

Aspidistra elatior Sekko KanA impressionante variedade de aspidistra na foto se destaca com folhas verdes escuras com largas listras brancas. Traduzido do japonês, o nome Sekko Kan significa "coroa branca como a neve". Na verdade, essa aspidistra quase branca parece brilhar na sombra. Mas o pleno florescimento da beleza da planta terá que esperar pelo menos três anos. Apenas um espécime adulto forma folhagem caracteristicamente colorida com uma altura de 60 a 70 cm.

É por isso que a aspidistra é notável, que parece diferente em todos os momentos de sua maturidade. As plantas jovens não são meninas totalmente formadas e os adultos são lindas senhoras gentis.

Aspidistra attenuata Alishan Giant Splatter

Aspidistra attenuata Alishan Giant SplatterA Aspidistra attenuata também pode ser cultivada com sucesso em casa. Ao mesmo tempo, os criadores de Alishan conseguiram obter a variedade "Giant Splashes" apresentada na foto, agradando não só pela bela folhagem variegada com grandes manchas verde-amareladas, mas também por flores rosa-esverdeadas invulgares. A floração ocorre de fevereiro a março, e as corolas com pétalas carnudas alongadas aparecem ligeiramente acima do substrato.

Uma planta nativa de Taiwan cresce até 70–80 cm de altura. A largura da folha desta aspidistra variegada é de 8–10 cm.

Aspidistra guangxiensis Homem-Aranha

Aspidistra guangxiensis Homem-AranhaNa foto, uma variedade de aspidistra, cuja folhagem não apresenta listras ou manchas. E, no entanto, a planta merece a atenção dos floricultores pelo formato incomum das folhas, balançando graciosamente nos caules, finas como a teia de um homem-aranha. A forma da lâmina foliar é ovóide, pontiaguda e o comprimento não ultrapassa 40 cm.

No meio do verão, os amantes das plantas tropicais podem observar o aparecimento de minúsculas aranhas roxas - flores de aspidistra, abrindo-se perto das folhas.

Aspidistra oblanceifolia Nagoya Stars

Aspidistra oblanceifolia Nagoya StarsPara os floricultores interessados ​​na floração da aspidistra, pode-se atentar para a variedade "Nagano Stars", que revela muitas flores pequenas e avermelhadas no início de fevereiro.

Variedade Nagano Star AspidistraA planta é campeã mundial em floração em massa e pode muito bem se tornar o centro de qualquer coleção. Tendo cultivado esta variedade em casa, pode mostrar com orgulho a sua flor aos seus convidados. A principal condição é o cumprimento das regras de plantio e saída. O número de flores e sua aparência dependem da profundidade do sistema radicular da planta.

Não pense que esta espécie de aspidistra é invisível em outros meses. A variedade de aspidistra Zvezda Nagano mostrada na foto tem folhagem estreita e resistente, também repleta de pequenas estrelas amarelas.

Martelo Amarelo Aspidistra sichuanensis

Martelo Amarelo Aspidistra sichuanensisA imagem desta variedade de aspidistra na foto dá uma ideia do tamanho e do brilho das manchas amarelas cremosas na folhagem larga e grande. Essa planta não se perde nem mesmo em uma sala escura, e os conhecedores de aspidistra consideram a variedade uma das mais variadas.

Todas as variedades da bela planta aspidistra apresentadas por nós merecem a atenção dos floricultores. Ao colocar várias plantas com diferentes placas de folhas na sala, você pode criar uma composição única.

Plantas de interior para salas escuras - vídeo

Jardim

casa

Equipamento