Você quer saber onde o abacaxi cresce em condições naturais?

Plantação de abacaxi Entre as frutas tropicais, o abacaxi é o terceiro maior cultivado. Nos países da zona tropical, o cultivo do abacaxi está se tornando um dos mais importantes artigos da agricultura. Portanto, literalmente em todo o mundo, você pode encontrar plantações onde crescem abacaxis, mas na natureza você dificilmente conseguirá ver as frutas doces conhecidas nas prateleiras das lojas.

O fato é que todos os abacaxis destinados ao consumo humano pertencem à subespécie Ananas comosus var. comosus, que atualmente consiste em várias dezenas de variedades e híbridos cultivados. Na natureza, as plantas de abacaxi desta subespécie não são encontradas. Além da variedade comosus, a espécie Ananas Comosus apresenta-se em mais quatro variedades: Ananassoides, Erectifolius, Parguazensis e Bracteatus. Todos os representantes das espécies são habitantes de regiões tropicais da América do Sul com características comuns e pertencentes à família das bromélias.

Mesmo na era pré-colombiana, os residentes locais cultivavam e usavam abacaxi. Além disso, não se usavam apenas frutas comestíveis, mas também as folhas e caules duros do abacaxizeiro, de onde se obtinham fibras fortes para a produção de roupas, cordas, esteiras e redes de pesca.

Com que se parece essa planta interessante e o que representa o conhecido abacaxi, fruto tropical?

Descrição botânica da planta de abacaxi

O abacaxi tem folhagem dura e longa

Ao ver uma planta de abacaxi na natureza ou em uma plantação, você pode pensar que ela dá toda a umidade que chega à fruta suculenta. A planta perene, que se habita em planícies quentes, mas bastante secas, parece extremamente resistente e espinhosa. A altura de um abacaxi, dependendo da variedade e das condições de cultivo, pode chegar a 0,6-1,5 metros. O caule é curto, densamente coberto por uma folhagem dura e alongada.

A roseta de uma planta adulta é formada por 30 ou mais folhas carnudas, côncavas e pontiagudas de 20 a 100 cm de comprimento.É interessante que a folhagem se arranja em espiral sobre um caule espesso conforme cresce. Em algumas variedades e subespécies de abacaxi, espinhos curvos e agudos podem ser vistos ao longo da borda das folhas.

Existem subespécies com folhas uniformemente coloridas e variedades variegadas. Mas em todos os representantes do gênero, a folhagem é coberta por uma espessa flor cerosa, tornando-a quase cinza ou cinza.

Como o abacaxi floresce?

Colhendo abacaxiPoucas pessoas acostumadas a festejar com frutas tropicais imaginam como o abacaxi floresce. No entanto, é interessante não apenas a aparência da flor em si, mas também como o abacaxi é preparado para florescer em plantações industriais.

Normalmente, a cultura está pronta para florescer em 12-20 meses após o plantio. Como a formação de um pedúnculo nesta espécie pode ser significativamente atrasada, alguns truques são usados ​​para obter uma colheita amigável em plantações onde crescem abacaxis. As plantas são fumigadas com fumaça várias vezes ou, o que acontece com muito mais frequência, tratadas com acetileno. Tal medida estimula as plantas a formar botões de flores e, depois de alguns meses, você pode ver como a parte superior do caule se alonga e uma inflorescência aparece nele.

Floresce inflorescência de abacaxiO comprimento da inflorescência do abacaxi é de 7 a 15 centímetros. Ao mesmo tempo, inclui de 100 a 200 pequenas flores dispostas em espiral, firmemente assentadas no caule e rodeadas por brácteas.

A cor das corolas pode ser, dependendo da variedade, diferentes tons de carmesim, lilás ou púrpura.

Desde a formação de sementes que ocorre durante a polinização cruzada, segundo os produtores de frutas tropicais, o abacaxi e suas qualidades são refletidas negativamente, as plantações com flores são protegidas de todas as formas possíveis. Para isso, as inflorescências são cobertas com gorros, e no Havaí, onde os colibris são os polinizadores da lavoura, os plantios precisam ser rigorosamente protegidos desses pequenos pássaros.

Para obter frutas doces, as inflorescências de abacaxi são cobertas com tampasNo caule, flores e frutos individuais em plantas de abacaxi são dispostos de acordo com a seqüência de números de Fibonacci, formando duas espirais interligadas.

Assim que os ovários se formam e começa o seu crescimento, os bagos individuais fundem-se, pelo que surge nas prateleiras um fruto com um núcleo único e suculento e uma densa casca espinhosa.

Devido ao facto de praticamente não existirem sementes nos frutos das variedades cultivadas, a reprodução realiza-se exclusivamente de forma vegetativa. Após a colheita, são retirados os pés de abacaxi velhos e plantados novos no seu lugar, obtidos nos processos laterais, em abundância formados nas axilas das folhas e na própria raiz. Como resultado, a variedade de plantas é mantida e seu cultivo é acelerado.

É óbvio que a tecnologia de cultivo moderna não era conhecida nem na era pré-colombiana, nem depois, quando os primeiros europeus apareceram na região sul-americana. Qual é a origem do abacaxi? Quando, por quem e onde o abacaxi foi descoberto pela primeira vez?

História da descoberta e origem do abacaxi

Abacaxi no vale do rio ParanáSegundo os cientistas de hoje, a área que vai do sul do Brasil ao Paraguai pode ser considerada o berço do abacaxi.

As plantas mais próximas das espécies modernas Ananas comosus foram encontradas no vale do rio Paraná no início do século passado.

Obviamente, a partir dessas regiões, tribos locais, que aprenderam a comer frutas suculentas, espalham abacaxi em grande parte do continente sul-americano, até o Caribe e a América Central. Sabe-se que o abacaxi era cultivado pelas tribos astecas e maias. A descoberta do abacaxi tropical pelos europeus ocorreu em 1493, quando Colombo percebeu plantas interessantes na ilha de Guadalupe. Com a mão leve do navegador, o abacaxi foi batizado de "Pina de Indes".

Se os espanhóis encontraram abacaxi no Havaí, os portugueses encontraram plantas que não os atacaram menos no Brasil. E depois de algumas décadas, surgiram as primeiras plantações de abacaxi nas colônias indianas e africanas. A popularidade cada vez maior da fruta tropical manteve seu nome dos indígenas sul-americanos, porque "nanas" na língua dos índios tupis significa "fruta magnífica". O prefixo comosus, ou seja, com crista, surgiu em 1555.

Cultivo de abacaxi: frutas tropicais na Europa

Campo de abacaxi na coluna indianaComo frutas tropicais exóticas, o abacaxi rapidamente ganhou popularidade na Europa. Mas sua entrega das colônias ultramarinas aos estados europeus não era apenas cara, mas também extremamente longa. Durante a viagem marítima, a maior parte das frutas estragou-se irremediavelmente. Portanto, já em 1658, foi cultivada a primeira fruta europeia, e em 1723 foi construída uma grande estufa em Chelsea, na Inglaterra, destinada exclusivamente a esta cultura tropical.

Os abacaxis se tornaram tão populares e na moda que suas imagens apareciam em retratos da realeza, e os governantes queriam que seus próprios "cones" estranhos fossem cultivados em seus pertences. Por exemplo, um retrato com um abacaxi do rei Henrique II é conhecido: em 1733, um abacaxi de sua própria estufa em Versalhes apareceu na mesa de Luís XV. E Catarina II, até sua morte, recebeu frutas de suas fazendas em Petersburgo.

Mas, apesar de o abacaxi não crescer na natureza, mas já na Europa, ele não se tornou mais barato e acessível.Demorou pelo menos dois anos para obter o fruto precioso e era caro manter estufas e cultivar uma safra caprichosa. Portanto, o abacaxi era considerado um símbolo de luxo e, em jantares, muitas vezes não era comido, mas usado como decoração e prova de riqueza. A mesma fruta foi usada para decorar a mesa várias vezes até que apodrecesse.

Estufa cúpula de abacaxiImagens estilizadas de abacaxi, uma fruta tropical para os ricos, foram cada vez mais usadas para decorar interiores e roupas. E na segunda metade do século 18, na posse do quarto conde de Dunmore, John Murray, que se dedicava ao cultivo de abacaxis para a nobreza inglesa, apareceu uma estufa, cuja atração era uma enorme cúpula no forma de um abacaxi de pedra caprichosa de 14 metros de altura.

Senhora com uma bolsa em forma de abacaxiMas nem a construção de estufas, nem o desenvolvimento da indústria poderiam tornar massivo o cultivo de frutas tropicais na Europa. Fazer isso onde o abacaxi cresce na natureza provou ser mais rápido e lucrativo.

Na virada do século 20, grandes fazendas industriais desse tipo surgiram no Havaí, depois as plantações foram estabelecidas em muitos países da América do Sul, África e região asiática. Os fabricantes empreendedores estabeleceram não apenas a entrega de frutas em vapores, mas também dominaram a produção de frutas em lata. De um item de luxo, o abacaxi se tornou um produto acessível e barato.

Ao longo dos séculos, desde a descoberta da fruta, não só o seu valor mudou, mas também a sua aparência. Se os abacaxis de cultivo selvagem na natureza formam um caule que pesa de 200 a 700 gramas, então as variedades cultivadas encantam os consumidores com abacaxis de 2-3 kg. Ao mesmo tempo, a polpa da fruta tornou-se incomparavelmente mais doce.

Como os abacaxis crescem na Tailândia - vídeo

Jardim

casa

Equipamento