Gerânio florestal: como usar as propriedades benéficas da planta

gerânio da floresta O gerânio florestal é uma erva pertencente à família do gerânio. Perene. Ela cresce principalmente nas zonas climáticas frias e temperadas da Eurásia. No território da Rússia, é mais frequentemente encontrado no Cáucaso do Norte, na parte europeia do país, bem como na Sibéria. É chamado de forma diferente em cada região.

Lança de Egorovo, Zhuravelnik, grama Usova, Grabelki, Pins - todos esses nomes foram dados pelas pessoas à fábrica Geranium sylvaticum.

Gerânio florestal, foto e descrição da planta

florestais de gerânio

Nos gerânios florestais, o rizoma está localizado verticalmente ou ligeiramente inclinado em relação ao caule. Na parte superior, é mais espesso, com restos de folhas basais. Os caules estriados e eretos crescem até 80 cm e os pêlos pequenos cobrem todo o seu comprimento. As folhas básicas são coletadas em um soquete. Eles podem ser de cinco ou sete partes. O comprimento de seus pecíolos é de cerca de 30 cm. O tamanho médio das folhas do caule é menor. São cinco partes, com pecíolos muito mais curtos. As folhas superiores do gerânio são opostas, na maioria das vezes tripartidas, praticamente sésseis.

A aparência de um gerânio florestal pode ser vista na foto. As flores do gerânio são relativamente grandes, roxas ou violetas, localizadas duas em um pedúnculo. A inflorescência é um dichasium multi-florido. A planta floresce em junho. Os primeiros frutos começam a amadurecer no início de agosto. Sua forma lembra o bico de um pássaro.

O gerânio florestal pode ser encontrado em florestas de coníferas e mistas, ao lado de arbustos. A planta prefere solo fértil e rico em húmus.

Gerânio florestal e o conteúdo de nutrientes nele

composição única de gerânio florestalA composição química de uma planta pode variar dependendo do tipo e local de crescimento, não apenas em proporções quantitativas, mas também qualitativas.

No sistema radicular dos gerânios florestais são sintetizados:

  • taninos diversos, cujo teor pode chegar a 22%;
  • alcalóides;
  • amido;
  • ácidos e seus sais.

A parte terrestre da planta contém vitamina C, bem como sacarose, frutose, glicose, flavonóides e galotaninos e elagitaninos. As sementes de gerânio florestal contêm leucocianetos, devido aos quais as propriedades antioxidantes são manifestadas. A massa vegetativa de espécies selvagens de gerânio acumula vários oligoelementos - cobre, manganês, níquel, zinco.

Geraniol - um dos componentes do óleo essencial de gerânio é amplamente utilizado na indústria de perfumaria.

As propriedades curativas do gerânio florestal

gerânio florestal tem propriedades medicinaisO gerânio selvagem é colhido durante o período de floração. As plantas recolhidas são secas à sombra, no exterior ou sob um telhado, no sótão. Se a grama não estiver suspensa em cachos, deve ser misturada. O prazo de validade das matérias-primas secas é de 2 anos. As raízes de algumas espécies também podem ser utilizadas como matéria-prima medicinal. Eles são escavados no final do outono, depois que a parte superior da planta morreu.

Folhas caseiras pelargônio use fresco. Como esta planta não tem um período de dormência óbvio, as matérias-primas podem ser coletadas em qualquer época do ano.

A maioria dos tipos de gerânios tem propriedades medicinais notáveis. A planta contém óleo essencial, é por isso que tem um cheiro tão memorável, mas não tão forte quanto seu equivalente interno. O aroma mais "notável" é de gerânio de Robert, que é popularmente chamado de "fedorento".

A parte moída do gerânio florestal é usada principalmente como remédio, enquanto os rizomas são usados ​​com menos frequência.Os curandeiros tradicionais recomendam muitas maneiras de obter infusões e decocções medicinais, todos os tipos de fricção e óleos. gerânio para o tratamento de problemas gastrointestinaisAs infusões têm propriedades desinfetantes e antibacterianas. Com a ajuda deles, as doenças da garganta são tratadas - dor de garganta, amigdalite, faringite. As propriedades adstringentes do gerânio são usadas para tratar doenças do trato gastrointestinal. Na maioria das vezes, as matérias-primas medicinais da medicina popular são necessárias para a preparação de agentes externos. Eles são muito eficazes em parar o sangue em caso de vários danos à pele, cortes, escoriações, feridas. Eles também reduzem a dor de hematomas e aliviam a coceira.

Inscrição

decocção de gerânio florestalA decocção de gerânio florestal é eficaz na deposição de sais, osteocondrose, reumatismo articular. Também ajudará com a diarreia. Você pode prepará-lo da seguinte forma: despeje 1,5 colher de chá de raízes picadas com um copo de água fria (250 g) e deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos. Tome vários goles durante o dia.

A erva gerânio é usada como um agente externo e para enxaguar a garganta e a boca em caso de dor de garganta, doenças de pele, queda severa de cabelo, para cicatrização rápida de feridas e úlceras. Para 0,5 litros de água, são necessárias 2 colheres de chá de matéria-prima. Ferva por 15 minutos e depois infunda por 1 hora.

Às vezes, em vez de uma decocção, uma infusão aquosa é preparada. Este é o chamado "método frio". Duas colheres de chá de ervas picadas são infundidas em 0,5 litros de água fervida resfriada por 8 horas. Aplicar da mesma forma que uma decocção normal.

O tratamento de gerânios florestais é contra-indicado em crianças pequenas, mulheres grávidas e lactantes, pessoas que sofrem de doenças gastrointestinais crônicas, veias varicosas e tromboflebite, bem como quem sofre de alergias.

Conhecimento sobre gerânio florestal medicinal - vídeo

Jardim

casa

Equipamento