Nós estudamos doenças da folha da gloxinia e métodos de tratamento

Gloxinia tem folhas afetadas Para as vantagens da gloxinia, os cultivadores de flores corretamente incluem não apenas grandes flores de sino, mas também folhagem aveludada que forma uma parte aérea exuberante da planta. Se houver gloxínia na coleção doméstica, as doenças foliares e o tratamento de suas consequências podem levar muito tempo do produtor. Infecções fúngicas e bacterianas, erros de tratamento e pragas ameaçam a flor com sérios danos e até a morte.

Algumas doenças da gloxinia e de suas folhas não podem ser derrotadas. Portanto, é muito mais útil e fácil, conhecendo os sinais das doenças, estar atento à sua prevenção.

Doenças fúngicas da folha da gloxinia e seu tratamento

doença fúngica da folha

As doenças mais perigosas, de desenvolvimento rápido e intratáveis ​​são causadas por fungos patogênicos. Seus esporos são carregados pelo vento, caindo nas plantas com gotículas de água ou partículas de solo. Você pode trazer patógenos de uma ferramenta, soltando o solo ou replantando um tubérculo.

Mais frequentemente do que outros, os fungos phytophthora são seduzidos pela gloxinia. A doença da folha da gloxínia aparece como manchas marrom-amarronzadas nas folhas, pecíolos e caules. No ar seco, as áreas afetadas secam rapidamente, as folhas e depois toda a parte aérea morrem. Com muita umidade, os tecidos sob o fungo apodrecem, amolecem e também morrem.

Tratamento praga tardia raramente dá resultados positivos, e um fungo viável pode permanecer ativo por vários anos. Portanto, é importante prevenir o aparecimento da doença, direcionando todos os esforços para a prevenção.

  1. Todos os tubérculos adquiridos são tratados com fungicidas antes do plantio.
  2. O solo para o plantio é aquecido no forno.
  3. As plantas de gloxínia e o solo sob elas são pulverizados com uma solução de fingicida ou fitosporina várias vezes ao ano.

gloxinia morreSe a doença da folha da gloxinia, como na foto, ainda assim se fez sentir, os espécimes afetados não são apenas tratados com um agente antifúngico e limpos de folhas ressecadas. A gloxínia é colocada em quarentena, separada das plantas saudáveis ​​e, em seguida, pulverizada com um fungicida sistêmico para profilaxia. O tratamento é repetido uma semana depois.

Essas mesmas medidas são eficazes no tratamento da gloxínia com doenças foliares causadas por outros fungos. Essas doenças incluem:

  • míldio verdadeiro e penugento;
  • antracnose;
  • axocitose;
  • septoria e outras infecções.

As plantas de interior estão em maior risco de infecção se as medidas de segurança não forem seguidas durante o plantio, durante o verão mantendo-se ao ar livre, bem como cuidados descuidados.

gloxinia restauradaUm sintoma alarmante que fala de uma doença fúngica da gloxinia, como na foto, é a formação de uma placa esbranquiçada incomum, manchas marrons, cinza ou avermelhadas, focos de tecido ressecado e moribundo.

O tratamento dessas doenças é aconselhável com um baixo grau de danos, se a infecção captou a maior parte dos caules e folhas, terá que se desfazer da gloxínia.

Doenças virais e bacterianas da gloxinia

infecção bacteriana de folhas de gloxiniaA bactéria que causa a doença da gloxinia pode se espalhar para as plantas a partir do solo, das ferramentas usadas durante o transplante ou de um vaso usado. Como resultado da infecção bacteriana, tanto a parte aérea quanto o tubérculo sofrem, com os caules, folhas e botões deformados, molhados e morrendo.

Para determinar o tipo de infecção, é preciso consultar as fotografias das doenças da gloxínia, mas o tratamento delas, mesmo com o diagnóstico correto, dará resultado positivo. 

Doenças de natureza bacteriana, especialmente se seus patógenos se instalaram nos tubérculos, não podem ser erradicadas. Mesmo a poda profunda não salvará a planta. Portanto, se um florista aprecia sua coleção, a proteção imunológica da gloxinia é apoiada por Epin ou outra preparação semelhante, cuidado e precauções de segurança são tomadas ao armazenar e transplantar tubérculos.

As mesmas regras devem ser seguidas para proteger flores de vírus. Sua aparência é marcada por manchas de folhas e flores, sua deformação e supressão gradual. Se uma flor desenvolver sintomas semelhantes, suas partes não são usadas para reprodução, mas, assim que possível, são substituídas por um novo espécime saudável.

Pragas e controle da gloxinia

pragas em folhas de gloxiniaMuitas vezes, vestígios da presença de pragas são percebidos como uma doença da gloxínia, mas o tratamento das folhas, neste caso, é de natureza completamente diferente e, com a devida atenção, definitivamente fará com que a planta volte à saúde.

Os inimigos mais perigosos da Gloxinia são tripes e ácaros microscópicos. No primeiro caso, aparecem pequenas manchas marrom-acinzentadas nas folhas. As bordas das placas das folhas se curvam e secam. A forma dos botões, caules e outras partes da planta muda feia. Além do tratamento repetido com inseticidas, é útil transplantar a gloxinia lavando o tubérculo em uma solução de permanganato de potássio.

As causas do aparecimento de pragas e doenças da gloxinia residem em erros de cuidado. No ar seco e com rega inadequada, os ácaros e cíclames aparecem nas folhas. Reproduzindo-se rapidamente, esses parasitas capturam e inibem a gloxinia e outras flores de interior. As colônias de carrapatos parecem uma flor empoeirada. E a atividade vital causa a opressão dos brotos, a planta se recusa a florescer. Para derrotar pragas perigosas, são usados ​​acaricidas e inseticidas, ao mesmo tempo que devem estabelecer cuidados regulares para animais de estimação verdes.

Regras de tratamento de gloxínia - vídeo

Jardim

casa

Equipamento