Como impedir o crescimento de tomates indeterminados - formamos um arbusto para uma colheita abundante

Diga-nos como parar o crescimento de tomates indeterminados? Plantamos nossas cerejeiras favoritas na estufa, mas não notamos na embalagem que a variedade era alta. Sofremos muito com eles, apesar do efeito estufa ser bastante alto. Ele quase teve que dobrar o arbusto ao meio e ainda se esforçou para se libertar, sustentando o teto. Embora os próprios tomates acabassem sendo muito saborosos. Se você me disser como impedi-los de "voar", vou plantá-los no próximo ano.

como parar o crescimento de tomates indeterminados Os tomates indeterminados são variedades altas caracterizadas não apenas por uma altura decente, mas também por um forte crescimento. Com rebentos de até 3 m de altura durante a temporada, proporcionam uma colheita mais abundante, o que é sem dúvida uma vantagem, mas, por outro lado, também causa transtornos. Quando cultivados em uma estufa, os jardineiros enfrentam a questão urgente de como impedir o crescimento de tomates indeterminados. No interior, a altura das plantas é limitada pelo teto. Mas esse tipo de cultura "não entende" e teimosamente se estende para cima. Apoiando o topo da cabeça no obstáculo, o arbusto retarda o desenvolvimento e a colheita é adiada. Além disso, sua qualidade também é prejudicada, pois os frutos não conseguem mais ganhar o tamanho necessário. Para que as variedades altas agradem com o resultado, você deve seguir estritamente as regras de cultivo.

Como parar o crescimento de tomates indeterminados

tomates indeterminados

Algumas variedades param de desenvolver-se, mas não antes de atingirem 3 m. Concordo, nem toda estufa tem tais dimensões. O que podemos dizer sobre o tomate, que se desenvolve sem rebordos. Eles, como os cipós, rastejarão ao longo da estrutura, mas os frutos serão pequenos neste caso. É para isso que se requer a parada forçada do crescimento dos arbustos, que consiste na sua competente formação.

O processo de formação consiste em vários procedimentos realizados em turnos:

  • beliscar;
  • remoção de parte do ovário (escovas);
  • quebrar folhas em certos lugares;
  • beliscar o topo da haste principal.

Além da forma, os tomates indeterminados devem ser amarrados. Caso contrário, eles se quebrarão sob o peso da própria planta e dos frutos derramados.

Roubando

beliscarOs rebentos laterais devem ser removidos ao longo da estação de crescimento. Se isso não for feito, o arbusto ficará espesso e doerá. Além disso, os enteados extraem sucos da planta, prejudicando o amadurecimento uniforme do tomate.

Assim que o enteado atingir 5 cm, deve ser retirado. Os primeiros ramos laterais geralmente aparecem após 6 folhas, aproximadamente após o transplante. Adicional pitada os tomates devem ser tomados pelo menos a cada 10 dias.

maneiras de formarExistem várias maneiras de formar variedades indeterminadas:

  1. Remova todos os enteados, deixando apenas um radical principal.
  2. Deixe os primeiros 2 ou 3 enteados, tendo recebido o número correspondente de hastes.
  3. Forme um arbusto escalonado. Para fazer isso, escolha e deixe o primeiro enteado mais forte, enquanto corta o próprio tiro central. Quando o enteado que o substituiu crescer, ele próprio dará novos ramos. Deixe também apenas um deles, beliscando a haste lateral. Então repita até que o arbusto atinja a altura desejada.

Removendo o ovário

normalização do ovárioQuando os tomates são liberados de algumas escovas, a carga é normalizada. É necessário interromper o ovário subdesenvolvido e engrossado.Além disso, como o primeiro ovário leva muito tempo para amadurecer, também é aconselhável removê-lo. Isso acelera o amadurecimento dos frutos localizados nas partes mais altas da planta e também estimula o surgimento de novos.

Libertando um arbusto das folhas

remoção de folhasClaro, você não deve cortar toda a folhagem, mas definitivamente precisa se livrar da folha mais baixa. Caso contrário, pode causar a entrada de fungos e bactérias patogênicos na planta. Além disso, as folhas não são necessárias sob o ovário inferior. Corte-os assim que ela começar a corar.

Beliscando o ápice principal

beliscando o topoNo final da frutificação, por volta do mês de agosto, é necessário "decapitar" o arbusto. Certifique-se de deixar o par de folhas de cima. Então, os frutos amadurecem mais rápido.

Formação de tomates indeterminados - vídeo

Jardim

casa

Equipamento