Como usar um ovoscópio para verificar os ovos incubáveis

como usar um ovoscópio O ovoscópio é usado para verificar os ovos em todos os estágios de incubação. Dependendo do tipo de ave, eles são verificados com frequências diferentes. Como usar um ovoscópio para separar os ovos com defeitos com antecedência e selecionar imediatamente os melhores espécimes?

Esta amostragem é necessária para obter a taxa máxima de eclosão dos ovos colocados na incubadora. Vale a pena aprender mais sobre o que é um ovoscópio e como usá-lo?

Como funciona um ovoscópio

verificando um ovo em um ovoscópio

O princípio de funcionamento do aparelho é extremamente simples - uma luz forte brilha através do ovo, que é previamente fixado em um recesso especial, permitindo avaliar o grau de sua adequação para posterior incubação em uma incubadora ou uma galinha. Também torna possível ver em que estágio particular de desenvolvimento o embrião se encontra e quando a eclosão pode ser esperada. O ovoscópio tem alta precisão, por isso é indispensável em casa.

Para o ovoscópio, a seleção correta da lâmpada é extremamente importante.

Não aqueça demais os ovos, caso contrário os embriões podem morrer facilmente devido ao aumento da temperatura. É aconselhável o uso de lâmpadas economizadoras, pois possuem baixa geração de calor, mas fornecem luz suficiente para o funcionamento do aparelho. Alguns ovoscópios são equipados com orifícios de ventilação adicionais para reduzir a taxa de aquecimento dos ovos examinados.

Tipos de ovoscópios

Os ovoscópios são diferentes. Existem regras que determinam como usar um ovoscópio de um modelo específico. Eles se adaptam à situação, permitindo que você teste um ovo de cada vez e um lote inteiro.

Eles podem ser divididos nos seguintes tipos:

  1. Vertical. O tipo de ovoscópio mais popular e prático. O corpo do aparelho tem formato vertical e a lâmpada está localizada na parte inferior. Você só precisa colocar os ovos em cima do dispositivo, não são necessários mais contatos. Dependendo do modelo, o ovoscópio pode mostrar simultaneamente até dez ovos.ovoscópio vertical
  2. Horizontal. Uma opção um pouco menos conveniente que permite verificar não mais do que um ovo de cada vez. A fonte de luz está localizada na parte inferior da caixa e é direcionada para cima. Nesse caso, o orifício de transmissão fica na lateral, o que evita o superaquecimento dos ovos, uma vez que a luz é direcionada para cima e não há contato direto com ela. Esses ovoscópios geralmente são feitos à mão, mas você deve saber que esta opção apresenta risco de incêndio se usar materiais inflamáveis.ovoscópio horizontal
  3. Hammerhead. Este dispositivo realmente lembra muito um martelo em sua forma. Sua principal vantagem é a possibilidade de funcionar com bateria ou baterias, e não com rede, como é o caso das opções anteriores. É muito importante selecionar a saída de luz correta, pois o ovoscópio em martelo pode superaquecer facilmente o ovo e estragá-lo. Além disso, durante a verificação, você não pode retirar os ovos da bandeja, o que reduz a chance de danos.ovoscópio de martelo

A indústria usa ovoscópios verticais especiais. Na verdade, são mesas para ovoscopia, onde você pode colocar uma bandeja inteira de uma vez e iluminar todos os ovos ao mesmo tempo.

Como usar um ovoscópio

ovoscopia de ovosOvos ovoscópicos para diferentes espécies de pássaros não são diferentes. A única diferença é o horário de verificação.

O intervalo ideal para verificar os ovos de galinha é de 4-5 dias para raças normais e 5-6 dias para raças de corte. Já no quarto dia, os vasos sanguíneos, assim como a sombra do embrião, devem ser visíveis no ovo.Na segunda verificação dos ovos no ovoscópio, você notará o alantóide - o órgão respiratório do embrião. Por dentro, cobre toda a superfície da concha e fecha em forma de ponta. O embrião, neste momento, já se torna bastante grande, embora esteja densamente emaranhado com os vasos sanguíneos.

A verificação dos ovos de ganso com um ovoscópio é feita em duas translucências: no 8º e no 14º dia. Na primeira análise, os fios dos vasos sanguíneos devem estar bem visíveis e, na segunda, o próprio embrião.

Ovos de pato verificado três vezes: nos dias 8, 21 e 25. No primeiro caso, apenas a rede de vasos sanguíneos deve ser visível, no 21º dia o embrião torna-se visível, e no 25º já estará bem formado.

Ovos de peru também são testados três vezes:

  1. O primeiro é quando colocado em uma incubadora.
  2. O segundo no 8º dia - o embrião e a corrente sanguínea já devem estar visíveis;
  3. A terceira transiluminação é realizada no dia 25-26. O ovo deve ser uniformemente escuro para indicar um embrião totalmente desenvolvido.

Veja como usar um ovoscópio para descartar os ovos perdidos.

Não ponha ovos para incubação, pois eles apresentam danos externos à casca ou uma mancha escura perto da borda romba.

Além disso, a gema deve mover-se suavemente ao virar o ovo, sem tocar na casca da casca. Quando o lúmen aparece no ovo, não deve haver pontos, listras indicando rachaduras.

A ovoscopia permite a seleção precoce do melhor material, rejeitando ovos inadequados. Usando um ovoscópio para verificar os ovos, a produtividade da incubadora pode ser aumentada significativamente. Agora, sem esse procedimento, não é mais possível se engajar em criadouros eficazes de aves, pois permite ver patologias que não podem ser detectadas com um simples exame visual.

Verificando ovos com um ovoscópio - vídeo

Jardim

casa

Equipamento