Como armazenar cenouras e beterrabas para o inverno

Colheita de beterraba e cenoura As raízes cultivadas em parcelas familiares são tradicionalmente usadas não apenas no verão, mas também são colocadas para armazenamento. Isso é facilitado pela despretensão das safras e sua produção. A maneira mais fácil de guardar cenouras e beterrabas para o inverno é usar montes, caves e caves.

Em condições de baixas temperaturas, as raízes entram em um período de repouso, o crescimento dos topos para ou retarda, não há necessidade de obter umidade e nutrientes.

Mas não importa o quão exigente seja a cultura, durante meses de armazenamento, a beterraba e a cenoura inevitavelmente perdem umidade, podem apodrecer e contaminar com fungos. E um aumento na temperatura no local de armazenamento ativa os processos de crescimento. Além disso, nem todos os vegetais de raiz são armazenados igualmente bem. Sua capacidade de reter umidade e resistir à deterioração é influenciada tanto pelo momento da colheita quanto pela qualidade original da colheita. Como armazenar a beterraba e a cenoura de maneira adequada? Que raízes resistirão à permanência em uma pilha ou no porão por muitos meses e o que fazer com o resto da colheita?

Quando colher cenouras e beterrabas?

Beterraba danificada por roedores

Para se abastecer de cenouras e beterrabas suculentas para o inverno, você deve começar com o momento de colher as raízes, porque uma camada superficial fina e insuficientemente madura não pode servir como proteção confiável da polpa, e a própria raiz não tem tempo para acumular a quantidade adequada de nutrientes de reserva. Por causa disso, as beterrabas ou cenouras verdes murcham mais rápido, sofrem danos mecânicos e são afetadas por microorganismos. Portanto, as raízes de verão são boas apenas para consumo rápido, não para armazenamento.

Em tempo chuvoso, quando colher beterraba e cenoura para o inverno também não vale a pena, as raízes acumulam umidade e ficam mais sujeitas a apodrecer.

Na faixa do meio, a cenoura pode ser colhida da segunda quinzena de setembro a outubro, o principal é que a colheita seja feita antes do início das geadas estáveis. Tal passo, em comparação com a colheita antecipada de tubérculos, reduzirá o encolhimento em 10–20% durante os meses de inverno.

As datas de apanha da beterraba, que sobem acima do nível do solo e ficam mais expostas às geadas, acontecem um pouco mais cedo, quando as copas ficam amareladas e secam muito. Normalmente, esta hora cai na primeira quinzena de setembro, e não há necessidade de hesitar. Afinal, não devemos esquecer a atividade dos roedores, que não evitam as plantações de raízes em canteiros que se esvaziam rapidamente:

  • Quando chega a hora da colheita, as raízes são suavemente minadas, para o que é mais conveniente não usar uma pá, em um forcado.
  • Então, para os pacotes de tops já manualmente cenoura e as beterrabas são removidas do solo.
  • Deixando pecíolos curtos, de até 2 cm de comprimento, os verdes são retirados imediatamente.
  • As raízes podem secar e, após a separação, são enviadas para armazenamento.

Como armazenar a beterraba e a cenoura de maneira adequada?

Armazenamento de vegetais em caixas especiaisA beterraba exige menos condições de armazenamento do que as cenouras. Portanto, se houver ventilação no porão ou adega, temperaturas na faixa de 2-6 ° C e umidade 85-95%, as raízes da Borgonha são perfeitamente armazenadas junto com as batatas em pilhas, caixas ou recipientes:

  • No entanto, a beterraba, como a cenoura, pode ser armazenada para o inverno em recipientes onde os vegetais são polvilhados com areia em camadas. Para evitar o desenvolvimento de flora patogênica, até 2% de giz ou cal apagada é misturado à areia.
  • Camadas de armazenamento doméstico beterraba e as cenouras podem ser colocadas com papel grosso ou papelão ondulado.
  • A serragem fresca, fitoncidas e óleos essenciais, que inibem parasitas e patógenos dos processos de putrefação, resistem bem ao ressecamento de cenouras e beterrabas, bem como à reprodução de bactérias e fungos.

Armazenando cenouras na areiaAs raízes pré-tratadas com uma composição pastosa de argila misturada com água são bem armazenadas. Após a imersão em tal ferramenta, cenouras e beterrabas são removidas, secas e armazenadas no porão, e graças à camada de argila que retém a umidade, a colheita está garantida para ser protegida contra murcha e deterioração. Como armazenar a beterraba e a cenoura corretamente se você não pode usar areia e argila? Em instalações de armazenamento refrigerado, cenouras e beterrabas também podem ser mantidas frescas em sacos plásticos apertados com capacidade de 20 a 50 kg. Os pacotes com vegetais não são amarrados, mas colocados verticalmente nas prateleiras.

Como resultado da respiração das raízes, alta umidade e uma concentração de 2 a 3% de dióxido de carbono são formadas dentro dos recipientes. Além disso, em temperaturas próximas de zero e com alta umidade, não são percebidos sinais de podridão ou formação de mofo.

Legumes coletados no jardimObservou-se que tubérculos pequenos e feios perdem umidade em 10–20% mais durante o armazenamento do que cenouras e beterrabas selecionadas. Mas e se os vegetais perfeitos nem sempre crescem nas camas? Como guardar essas cenouras e beterrabas para o inverno? Não vale a pena jogar fora a safra, pois mesmo os mais belos e grandes exemplares podem ser úteis e chegar à mesa na forma de preparações caseiras. Beterraba e cenoura podem ser congeladas para o inverno, e de várias maneiras originais. Os vegetais de raiz secam perfeitamente. Esses vegetais são salgados, em conserva e fermentados; de vegetais de raiz doce, deliciosas compotas e compotas, sucos e frutas cristalizadas são obtidos.

Beterraba e cenoura podem ser congeladas para o inverno?

O rápido congelamento de cenouras e beterrabas frescas permite preservar todo o sabor desses vegetais e suas propriedades benéficas.

Legumes congelados em embalagens lacradasNo caso mais simples, os tubérculos descascados e picados são secos em uma toalha de papel e, a seguir, dispostos em porções em sacos, fechados e enviados ao freezer. Beterrabas e cenouras, congeladas para o inverno, podem, se necessário, ser adicionadas a quaisquer pratos durante a fase de tratamento térmico, sejam sopas, acompanhamentos, molhos ou assados.

Cenouras congeladas são um ótimo complemento para a sopa de invernoUma vez que a beterraba e a cenoura requerem uma longa fervura ou estufagem, as raízes dos vegetais são escaldadas por alguns minutos antes de serem congeladas e depois despejadas em água fria, o que melhora o sabor e acelera o processo de cozimento.

Congele o purê de beterrabaSe os vegetais forem picados, então o purê de cenoura e beterraba podem ser congelados para o inverno em latas porcionadas:

  • Os cubos resultantes são convenientes de usar
  • Eles não ocupam muito espaço no freezer.
  • Dessa forma, as propriedades benéficas das raízes são preservadas até a próxima colheita.

Beterraba congelada e suco de cenouraDa mesma forma, para o inverno, você pode congelar suco de beterraba e cenoura, se desejar, com o qual você pode fazer um sorvete de vitaminas brilhante adicionando iogurte, um pouco de mel e suco de laranja.

Armazenamento de beterraba e cenoura em forma seca

Seque a beterrabaUma maneira igualmente simples e acessível de armazenar beterraba e cenoura é secar as raízes para o inverno. De antemão, os vegetais são bem lavados, descascados e cortados a critério da dona de casa. Quanto mais finas as fatias de beterraba e cenoura, menos tempo levará para remover a umidade. Você pode secar raízes de vegetais tanto no forno quanto em uma secadora especial, o principal é que as fatias não grudem e não queimem. Portanto, as matérias-primas são esgotadas de tempos em tempos e a temperatura é monitorada para não exceder 60–70 ° C.

Os vegetais devidamente secos não perdem a cor original e as propriedades inerentes às colheitas frescas.

Os vegetais secos não ocupam muito espaço e mantêm as suas qualidadesEssas cenouras e beterrabas podem ser adicionadas às suas sopas, ensopados de vegetais e outros pratos favoritos. Armazenar beterrabas e cenouras nesta forma não requer muito espaço e em um recipiente de vidro fechado os flocos permanecem inalterados durante todo o ano.

Salga e armazenamento de beterraba e cenoura

Cenouras e beterrabas marinadasPara a salga, é aconselhável retirar raízes médias, que, após a limpeza, são cortadas, escaldadas e dispostas em potes limpos, deixando um pequeno espaço no gargalo. Os recipientes são enchidos com salmoura a 2% a ferver, garantindo que o líquido ocupe todas as cavidades, e que não fiquem bolhas de ar nas latas. Em seguida, os pickles são esterilizados e cobertos com tampas. É melhor armazenar beterrabas e cenouras dessa forma no frio, em uma geladeira doméstica ou no porão.

Cenouras e beterrabas caseiras para o inverno

Salada de cenoura e beterrabaPreparados caseiros de beterraba, cenoura e outros vegetais no inverno reabastecem seriamente o cardápio e ajudam a lidar com a falta de vitaminas na dieta. Muitas pessoas conhecem e adoram saladas e petiscos de beterraba e cenoura. Os tubérculos vão bem com outras culturas de jardim, por exemplo, repolho e tomate, abobrinha e berinjela, Pimenta Doce e ervas picantes.

Cubos de beterraba e cenoura em conserva são uma grande ajuda para fazer vinagrete e outros lanches saudáveis. A beterraba e a cenoura podem ser fermentadas, desde a antiguidade, tanto junto com a couve branca, como separadamente.

Molho de beterrabaImprescindível no inverno e um molho brilhante pré-preparado para o borscht, onde, além da cenoura e da beterraba, acrescenta-se cebola, pimentão e tomate, alho, endro e salsa.

  • As cenouras e cebolas descascadas e picadas são fritas.
  • Em seguida, as beterrabas são fritas e estufadas, adicionando-se os pimentões picados e o tomate no estágio de meia cozimento.
  • Combine os vegetais, tempere com sal, vinagre, todas as especiarias e ervas necessárias.
  • O curativo é colocado em potes, esterilizado e fechado.

Essa preparação de verão não só economiza tempo, mas também dá ao borsch um verdadeiro sabor e aroma de verão. Sim, e toda a safra cultivada de raízes é usada e se beneficia até a próxima estação do jardim.

Congelando vegetais sazonais - vídeo

Jardim

casa

Equipamento