Características do cultivo de cenouras

cenoura híbrida As cenouras são uma cultura vegetal muito popular. Agora há uma tendência de mudar de variedades convencionais para híbridas. As cenouras híbridas são mais resistentes às doenças, praticamente não se formam flechas. Os criadores desenvolveram variedades de cenoura de alto rendimento, que aumentaram o rendimento para 85 toneladas por hectare. Essas variedades incluem os híbridos "Abaco F1" e "Santa Cruz F1".

Plantando cenouras

Para obter cenouras de alta qualidade, você precisa realizar uma série de atividades, tais como:

  1. Preparação do solo - aração, cultivo, preparação do cume. A melhor maneira de cultivar cenouras híbridas é o método de cama larga. Ele permite que você obtenha melhor qualidade, mesmo as raízes. A área para semeadura desta forma é preparada no outono, o que permite iniciar o plantio mais cedo. Isso garante uma boa germinação das cenouras.
  2. A densidade de plantio é muito importante. Para obter cenouras precoces, é necessário usar semeadura esparsa. Isso permitirá que a colheita da raiz se forme mais rapidamente. Mas, ao mesmo tempo, existe uma grande probabilidade de formação de raízes laterais e fissuração da cultura da raiz, por isso é necessário controlar cuidadosamente a rega das plantas.
  3. Para obter altos rendimentos, é importante alimentar as plantas com fertilizantes de potássio ao longo da temporada.

O método de cultivo de cenouras na serra é ruim porque o solo preparado dessa forma é corroído por fortes chuvas e não cobre completamente as cenouras. Um "ombro" verde é formado na raiz devido à queimadura de sol.

Para cenouras tardias, a densidade de semeadura é de 4-5 cm uma da outra. Com um plantio mais apertado, crescem cenouras lisas de alta qualidade.

Leia o artigo:alimentando cenouras em campo aberto em julho!

Razões para a formação de raízes desiguais

As cenouras podem formar brotos laterais por várias razões. Esses incluem:

  • solo muito denso, que não permite o desenvolvimento da raiz central;
  • as raízes nas fases iniciais de desenvolvimento podem ser danificadas por insetos ou nematóides, que danificam o ponto de crescimento;
  • semeadura esparsa;
  • danos causados ​​por herbicidas.

Sujeito a certas regras de cultivo, raízes regulares e bonitas são obtidas.

Doenças e pragas de cenouras

Oídio freqüentemente ataca plantando cenouras. Para resolver este problema, é necessário afrouxar os espaçamentos entre linhas para melhor ventilação, regar adequadamente, tratar a cenoura com fungicidas 3-4 vezes por temporada.

Além disso, as cenouras são frequentemente afetadas por várias doenças virais e bacterianas, como: Alternaria, vírus da vermelhidão das folhas e outros. As doenças virais são transmitidas por pulgões e outros insetos. Para se livrar das pragas, é necessário tratar as plantas com inseticidas uma vez a cada 2 semanas.

Freqüentemente, a planta é afetada por doenças fúngicas. O fungo se desenvolve em plantas com imunidade enfraquecida, portanto, para enfrentar a doença, é necessário aumentar a irrigação e alimentar as cenouras com fertilizantes potássicos.

Jardim

casa

Equipamento