Certifique-se de descobrir quando obter gladíolos da geladeira para germinação

buquê do seu canteiro de flores O Gladiolus é o favorito de muitos jardineiros. Com seus botões brilhantes e bonitos, ela decora o jardim de meados de julho a agosto. O tamanho e o número de flores dependem diretamente da qualidade de preparação e germinação dos rebentos. Portanto, qualquer florista deve saber quando obter gladíolos para germinação na geladeira, como germiná-los corretamente.

A condição determinante para o plantio de bulbos germinados é a temperatura do solo. Deve ser de 8 a 10 graus. Esse aquecimento da terra em diferentes regiões é alcançado aproximadamente em abril-maio. Portanto, é necessário começar a germinar os gladíolos na primavera, quando restam 15-20 dias até que a temperatura especificada do solo seja atingida. Lâmpadas invernadas precisam exatamente desse tempo para ganhar força e dar novos brotos.

O tempo de germinação em cebolas jovens e adultas pode ser diferente, devido às diferentes velocidades dos processos bioquímicos nelas.

Por esse motivo, as crianças devem ser retiradas da geladeira mais cedo, as lâmpadas dos adultos um pouco mais tarde.

Preparando gladíolos após o descanso

preparação de lâmpadas

Quando é hora de pegar gladíolo após o armazenamento de inverno, uma série de operações deve ser realizada:

  1. Inspeção completa. Este estágio inclui a liberação de cormos invernados de cascas secas. O procedimento é necessário para rejeitar cabeças doentes, encolhidas ou amolecidas. Escamas secas também podem interferir na penetração de um broto jovem.
  2. Nem todos os gladíolos doentes devem ser jogados fora imediatamente. Se as lesões no bulbo forem menores, você pode removê-las com um objeto pontiagudo. O corte deve ser tratado com um anti-séptico verde brilhante, iodo e polvilhado com carvão amassado.
  3. Envelhecimento em soluções de substâncias antibacterianas. O procedimento é necessário para desinfecção adicional de pragas, fortalecendo o sistema radicular, saturando os bulbos com umidade. O tempo de espera é de várias horas. Você deve usar substâncias como permanganato de potássio, ácido bórico, karbofos. Tendo se preocupado antecipadamente em como preparar bulbos de gladíolos para o plantio na primavera, certamente você obterá flores maiores e mais abundantes.

Os especialistas usam esta receita. Em um litro de água morna, deve-se diluir uma mistura de 0,3 g de vitríolo, 0,2 g de ácido bórico e permanganato de potássio, 0,1 g de nitrato de cobalto. Extraia as lâmpadas desta solução por 10-12 horas. A imersão aumenta o tamanho das flores, o número de botões chega a várias dezenas.

Quando germinar gladíolos na primavera

Um recipiente de germinação deve ser selecionado com lados baixos e fundo largo. Pode ser uma caixa de papelão ou um copo plástico com furos. Os rebentos são dispostos exatamente, em uma camada, com os pescoços para cima. O recipiente é colocado em local aquecido, sem luz e correntes de ar intensas.

Quando não for possível tirar gladíolos da geladeira para germinar, você pode plantá-los diretamente no solo, mas é preciso estar preparado para que o período de floração mude, o tamanho dos botões será mais modesto.

Os floristas também usam esse método de preparação de gladíolos para o plantio na primavera, como germinação úmida. É mais problemático, mas muito eficaz. Coloque os bulbos em um recipiente com serragem umedecida em água, polvilhe com eles. Coloque o recipiente em um local aquecido e iluminado.Umedeça regularmente a serragem. Se o crescimento observado for muito rápido, reduza a umidade e a sombra.

Não apenas bulbos inteiros com brotos podem ser recomendados para o plantio. Gladíolos grandes podem ser cortados em pedaços, de acordo com o número de botões. Às vezes, os cultivadores estimulam deliberadamente o aparecimento de botões laterais. Truques são usados, como colocar o bulbo durante a germinação, de baixo para cima ou de lado. Às vezes, adicionalmente, o tratamento é realizado com um estimulador de tuberização.

dividindo as lâmpadasCorte os bulbos uma semana antes de plantar no solo. Desinfete os pontos de corte, polvilhe com carvão amassado. Seque as peças, além disso trate-as com fungicida antes de plantar.

O período de germinação dos gladíolos na primavera é de uma a duas semanas.

Aterrando gladíolos no chão

Bem germinado pode ser considerado um rebento com um rebento de 6 a 8 cm, tubérculos ou raízes inchadas.

gladíolos prontos para plantarGladioli são plantados em buracos de solo leve e solto. A distância entre os bulbos é de no mínimo 15 cm, no plantio deve-se colocar areia e, após o surgimento das mudas, polvilhar o solo com húmus. A profundidade deve ser aproximadamente quatro vezes o diâmetro do bulbo.

Flores germinadas plantadas no solo podem suportar até geadas curtas sem perda.

Os bulbos cortados começam a florir mais tarde do que o normal.cortar lâmpadas em flor

Limpeza de armazenamento

No final do período de floração dos gladíolos, os topos devem ser desenterrados e removidos. Os bulbos descascados devem ser tratados com fungicidas, principalmente se as plantas tiverem sofrido doenças. A escolha do medicamento depende da praga que afetou os gladíolos. Pode ser Fundozol. Seque-os bem antes de armazenar. O armazenamento é realizado em condições frescas e secas. Uma geladeira e um porão são ideais para esses fins. Na geladeira, as lâmpadas ficam guardadas em uma sacola furada.

Certifique-se de assinar as variedades ou cores dos gladíolos. Você pode colocar inscrições diretamente nos rebentos ou amarrar cordões com inscrições.

O período de dormência em gladíolos é de cerca de 6 meses. Durante este período, os gladíolos devem ser examinados regularmente uma vez a cada duas semanas. Anote quando retirar os gladíolos da geladeira para germinação.

o resultado de armazenamento e plantio corretosDicas úteis para produtores iniciantes:

  1. Lembre-se de remover os botões murchas durante a floração. Isso estenderá o período de floração do restante;
  2. Não plante gladíolos em um lugar por mais de dois anos. Isso evitará que as plantas sejam danificadas pela praga;
  3. Não é recomendável plantar cebolas jovens (crianças) junto com adultos já em flor. Eles podem atrair água e nutrientes para si;
  4. Considere cuidadosamente a escolha da variedade de gladíolos. Atualmente, existem cerca de duzentas variedades desta flor, diferindo na cor e no formato das flores. A partir deles você precisa escolher aquele que mais se adapta ao seu desejo e região de residência.

O Gladiolus é uma flor fácil de cuidar. Cuide em observar as regras de armazenamento e preparo dos gladíolos para o plantio, e a planta certamente agradecerá com sua bela floração.

Vídeo sobre como preparar bulbos de gladíolo para o plantio

Comentários
  1. Evgeniy

    Olá! Por favor, diga-me, é possível usar musgo seco em vez de serragem para a germinação úmida de bulbos de gladíolo?

    • Olga

      Melhor não, porque o musgo retém umidade e há um alto risco de os bulbos apodrecerem. Plantei a minha em um substrato universal solto para as flores da loja - tudo germinou, homens já bonitos estão pedindo um canteiro de flores e sair dessa terra também é muito fácil.

  2. Evgeniy

    Obrigado!

Jardim

casa

Equipamento