Flores em lata faça você mesmo para a alma e para um presente

flores enlatadas Para os amantes de flores, muitas vezes é difícil jogar lindos buquês. No entanto, graças a uma tecnologia especial, você pode fazer flores em conserva, que duram muito tempo. Os métodos mais comuns são o embalsamamento em gelatina, glicerina e sal. E sua vantagem especial é a capacidade de mudar a cor das plantas. Vamos dar uma olhada em cada um deles.

Flores enlatadas em glicerina

flores enlatadas em glicerina

O método de embalsamamento mais comum é a glicerina. Sua popularidade se deve ao fato de que as flores duram muito mais, permanecem tão flexíveis e podem até ser limpas do pó com um pano. Porém, vale considerar que sua cor após o procedimento ficará mais desbotada.

Escolhendo flores

escolha floresAs flores devem ser densas e não muito jovens, as folhas novas também não são adequadas para isso. Observe que eles devem estar livres de mosquitos e qualquer dano. As flores, folhas de grama, folhas e pétalas escolhidas determinarão como ficará o seu buquê.

A folhagem jovem não pode ser preservada em glicerina! Ela não se presta a esse método e o resultado não vai agradar você.

Na hora de escolher ramos, como cereja, maçã ou lilás, descasque-os 7 cm do fundo e separe-os para que absorvam melhor a solução e cozinhem mais rápido. Corte as hastes das flores selecionadas obliquamente.

O método de embalsamamento em si é que a umidade das flores é substituída por glicerina. Graças a isso, as plantas permanecem praticamente intactas por muito tempo. Você pode comprá-lo nas farmácias, após o qual fazemos uma solução especial para conservar flores.

Preparando uma solução para preservação de flores

glicerolÉ necessário diluir a glicerina com água quente na proporção de 1: 2. Despeje a solução no recipiente alto previamente preparado e coloque as flores selecionadas para embalsamamento. Mergulhe as hastes de 3 a 5 cm, a solução deve atingir cerca de 20 cm para que tudo funcione corretamente. Em seguida, colocamos em um local escuro e fresco. Se você estiver colocando flores em um recipiente aberto, observe o nível da solução. Deve ser completado à medida que é absorvido. Em recipientes fechados, o nível do líquido praticamente não muda.preparando uma solução para preservar flores

Se você quiser dar às flores uma determinada cor ou torná-las mais saturadas, adicione um corante solúvel em água à solução!

Flores preservadas em uma jarra

flores preservadas em uma jarraSe você quiser embalsamar flores em uma jarra, não se esqueça de enxaguar com água fervida e secar. As flores selecionadas para o enlatamento podem aí ser dobradas com antecedência, tendo previamente preparado, podado e partido os caules.preparação de flores para conservação Depois de enchê-las com uma solução na concentração de 1: 2 (adicionamos água quente o dobro da glicerina), endireite as flores com um palito, dando-lhes a aparência desejada. As flores preservadas em um frasco devem ser bem fechadas para que o ar não entre.flores enlatadas em uma jarra

O jarro pode ser decorado de diversas formas, conferindo-lhe ainda mais sofisticação, por exemplo, acrescentando conchas, vários seixos, brilhos, estatuetas ou estatuetas, e o que quiser. Você pode decorar o jarro na parte superior amarrando um barbante ou fita ou colando algumas pedras ou brilhos no topo.

Preservando rosas

flores de rosa enlatadasMuitos, tendo assistido ao filme "A Bela e a Fera", têm pensado repetidamente em como preservar rosas em glicerina, de modo que também fiquem em um recipiente original, sem água e ao mesmo tempo não desbotem.

Para fazer isso, você precisa selecionar a flor desejada e colocá-la em uma solução, que preparamos de acordo com a receita acima e obedecemos às mesmas regras. Nele, ele deve permanecer até que esteja completamente saturado. Depois disso, pode ser colocado em um recipiente especial, as pétalas caídas, como no filme, também são embalsamadas, sendo colocadas em uma solução junto com uma rosa. Em seguida, espalhamos como decoração. A decoração está pronta.

O processo de preservação das flores leva de duas semanas a dois meses.

Flores brancas

Muitas vezes acontece que durante a infusão de flores em uma solução de glicerina, aparecem manchas nas folhas. Não fique chateado - esta situação pode ser corrigida por vários dias, mantendo-os em uma solução especial.

Isso é útil para:

  • 500 ml de água;
  • 160 g de acetona;
  • 120 g de bissulfato de sódio;
  • 10 g de ácido acético 99%;
  • 160 g de álcool desnaturado;
  • 50 g de ácido oxálico.

Misturamos todos os ingredientes e colocamos as flores com manchas. Depois de alguns dias, você pode continuar a preservá-los.

Flores enlatadas em gelatina

preservação de flores em gelatinaPreservar flores em gelatina é muito mais fácil e menos demorado. É necessário cortar as flores, colocá-las em um recipiente, enquanto não devem se encaixar bem umas nas outras.

Misture a gelatina com o açúcar 1: 1 e encha com água quente, dilua o concentrado e deixe fermentar. Mexa a solução e coloque-a nos potes de flores. Se você quiser adicionar cor, adicione corante à mistura.

Para obter o melhor efeito, você pode adicionar um pouco de glicerina ou algumas colheres de sal. Deixe fermentar.

Nesse caso, fazemos uma solução na proporção:

  • 100 ml de água quente;
  • 100 ml de glicerina;
  • 25 g de gelatina.

Deixe a solução fermentar, mexa e despeje as flores em recipientes. Você também pode fazer um fundo colorido, que pode ser de uma cor ou de várias cores. Porém, para isso, é necessário preparar a solução uma a uma, adicionando a cor desejada. Encha com camadas e deixe fermentar. Quando a primeira camada for obtida, preencha a próxima cor.

A solução não vai acabar mesmo se o recipiente pronto for virado de cabeça para baixo!

Fazendo um sabor

processo de conservaçãoFazer uma fragrância faça-você-mesmo é bastante simples, mas parecerá original e preencherá a casa com o aroma que você escolher.

Para isso, precisamos:

  • 25 g de gelatina;
  • 100 ml de água quente;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • óleo essencial (ao seu gosto).

Misture a gelatina com água quente e adicione sal. Quando esta solução estiver pronta, você precisa adicionar óleo essencial na proporção de 10 gotas para 2 xícaras de líquido. No entanto, se você deseja obter um aroma mais forte e gosta desses aromas, fique à vontade para adicionar mais.

As flores em conserva podem se tornar não apenas uma bela decoração, mas também um grande presente. Fazê-los não é nada difícil, mas eles vão deliciar você por muitos anos.

Flores de orquídea em conserva - vídeo

Jardim

casa

Equipamento