Estufa cúpula: cálculos e características do arranjo

estufa cúpula A estufa abobadada distingue-se pela forma de um hemisfério, que é montado a partir de elementos em forma de triângulo. A moldura é feita de elementos de madeira, plástico ou metal. O modelo se distingue por altas propriedades decorativas e vantagens funcionais. Você pode fazer isso sozinho se abordar o processo corretamente.

Estufa cúpula: as vantagens de escolher um design

excelente escolha de design

Este design fica bem em qualquer lugar, especialmente se houver muito espaço. Ele se distingue por sua alta resistência e design arquitetônico incomum.

Entre as vantagens de tal estufa estão as seguintes:

  1. Aerodinâmica perfeita. O modelo é adequado para todos os climas, incluindo enfrentar fortes ventos de furacão. O ar flui suavemente em torno da estufa.
  2. Força elevada. A estrutura pode cobrir distâncias consideráveis ​​sem a necessidade de suporte sério. Isso ocorre porque o peso é distribuído uniformemente.
  3. Excelente aparência. Essa estufa difere de qualquer outro tipo em seu design incomum. Ela não deixa ninguém indiferente.
  4. Retém o calor. Se necessário, a estufa pode ser usada no inverno se uma estrutura isolada for erguida como estrutura de capital.
  5. Se você colocar um recipiente com água no centro, ele emitirá calor adicional à noite. Além disso, pode ser usado para regando plantas.

Os projetos de domo retêm o calor melhor do que os modelos padrão. Isso se deve à forma especial e ao microclima criado no interior. Isso é especialmente verdadeiro para pequenas cúpulas devido à capacidade de criar um espaço interno vedado.

Características de design de estufa

características de design da estufaA estufa do tipo cúpula fornece uma alta temperatura por um longo tempo. Isso não requer elementos de aquecimento adicionais. Isso se deve ao fato da estrutura aquecer durante o dia e liberar calor à noite.

A estufa abobadada tem as seguintes características:

  • os custos de construção e aquecimento são reduzidos devido à pequena área das células;
  • a massa é uniformemente distribuída ao redor do perímetro, mesmo se for assentada em uma grande área;
  • é adequado para construção em regiões propensas a terremotos, pois resiste a tremores significativos.

O design não tem apenas vantagens ao cultivar vegetais e ervas. Ele se encaixa bem na paisagem circundante, especialmente se houver gazebos ou um poço com acabamento em madeira.

O modelo possui excelentes dados externos, resistência, baixo peso. Tudo isso permite o uso a longo prazo da estufa. Os parâmetros permitem que você defina o material externo para filme ou vidro. Você pode escolher elementos de policarbonato.

Quando uma estufa com cúpula do tipo "faça você mesmo" é organizada, os desenhos garantem a precisão do projeto. Só neste caso é possível selecionar a quantidade necessária de materiais, determinar a área necessária, construir um plano de trabalho.

A cúpula cobre uma área de até mil metros quadrados. Portanto, o projeto pode ser usado não apenas em uma cabana de verão ou área suburbana, mas também para o cultivo de vegetais para fins comerciais.

Uma característica distintiva é que as cúpulas são combinadas em complexos eficazes.

Fazemos cálculos preliminares

cálculos preliminaresAntes de começar a trabalhar, faça o cálculo do tipo "faça você mesmo" da estufa em forma de cúpula. Foi desenvolvida uma fórmula que permite determinar com precisão a área de uma cúpula esférica.

A fórmula para calcular a área de um círculo é usada: S = π * r2, onde r é o raio e o número π = 3,14. Você pode usar uma fórmula simples para determinar a área de uma cúpula esférica por raio. Se a altura da cúpula for ½ do diâmetro, esta será a melhor opção. Então a seguinte fórmula é usada: S = 2 π * r2.

Assim, se a cúpula tem um diâmetro de 4 metros, a estufa deve ter 2 metros de altura, a cúpula é composta por 35 triângulos com nervuras de 1,23 metros de comprimento e 30 triângulos com nervuras de 1,09 metros.

Como organizar uma estufa sozinho

autoconstruçãoUma estufa esférica não é muito difícil para um trabalho independente. Primeiro, o trabalho preparatório é realizado. É feito um cálculo, após o qual um desenho é elaborado. Um local para construção está sendo selecionado. Deve ser plano e livre de resíduos de construção e domésticos, folhagens de árvores.

Uma base está sendo erguida para a estrutura de capital. Pode ser soldado ou fita. Se for planejada a construção de uma fundação de faixa, primeiro é feito um poço. Se não for necessária a fundação, o local é coberto com geotêxteis, sobre os quais se deitam areia ou cascalho fino.

base e moldura da estufa cúpulaUma estufa com cúpula de policarbonato requer uma base. Geralmente é uma pequena parede em forma de polígono. Se um grande número de cantos for fornecido, grandes triângulos serão criados. O design de 12 cantos é ideal. A altura da cúpula é de grande importância. O teto baixo é inconveniente durante o uso. A altura ideal é de 2 a 2,5 metros.

O quadro está sendo equipado. Isso requer as seguintes ações:

  • barras do mesmo comprimento são preparadas;
  • madeira serrada sob a porta de acordo com o desenho e as dimensões pré-determinadas;
  • triângulos são recortados do material para o telhado (ao cobrir com um filme, isso é opcional);
  • a instalação de triângulos é realizada;
  • as peças são montadas e fixadas com parafusos auto-roscantes;
  • a porta está instalada.

Na fase final, o revestimento é instalado. Os vidros são fixados com tiras de policarbonato - com parafusos auto-roscantes. O filme pode ser prensado com tiras ou simplesmente pregado na moldura.

projeto de estufa idealAo escolher uma estufa abobadada, você pode obter um design ideal que mantém os níveis ideais de temperatura e umidade. Você pode fornecer ventilação, usar a estufa quase o ano todo. Oferece boas condições para o cultivo.

Como uma estufa abobadada difere de uma estufa abobadada - vídeo

Jardim

casa

Equipamento