Quais propriedades medicinais de thuja são conhecidas por nós

propriedades medicinais de thuja decorativa As propriedades curativas de thuja são conhecidas do mundo há muito tempo. Os índios na América usavam uma decocção de agulhas de pinheiro e madeira para a prevenção de doenças infecciosas, livrando-se do reumatismo e outras doenças das articulações, músculos e vasos sanguíneos. Na Europa, durante a Idade Média, thuja era chamada de "árvore da vida": decocções e óleos dessa planta perene tratavam muitas doenças infecciosas. E no século 18, Samuel Hahnemann, o fundador da homeopatia, descreveu as propriedades curativas de thuja e as receitas de preparações medicinais às quais foi adicionado. Atualmente, o interesse pela medicina tradicional está crescendo, e thuja, conhecida por suas qualidades benéficas, está incluída em uma variedade de medicamentos: drogas antibacterianas e antifúngicas, alívio de inchaço, dor e fadiga, tratamento de articulações, ossos, vasos sanguíneos e músculos, melhorando a funcionamento dos órgãos internos.

Benefício Thuja e dano aos humanos

um depósito de nutrientes

Entre suas coníferas coníferas, thuja se destaca pela riqueza dos nutrientes que contém e, consequentemente, pela variedade de aplicações. Cada parte do thuja inclui:

  • resinas;
  • aromadendren (tem efeito antiinflamatório);
  • pentoxifilina (tem uma propriedade vasodilatadora);
  • álcool sesquiterpênico (abre os brônquios)
  • flavonóides (afetam a atividade das enzimas);
  • ácido ascórbico e túico único, tanino (conhecido por suas propriedades tônicas);
  • taninos (propriedades antiinflamatórias e hemostáticas);
  • glicosídeos e saponinas (ação antiarrítmica);
  • óleo essencial.

Além disso, thuja produz fitoncidas - substâncias bioativas que contribuem para a destruição de microorganismos nocivos (fungos, micróbios, vírus) e a produção de outros úteis. Portanto, caminhar entre árvores coníferas é muito benéfico para a saúde. Os rebentos das agulhas contêm muitas vitaminas e minerais necessários ao corpo.

Tuyu é classificada como uma planta pouco venenosa. Antes de usar os produtos desta árvore conífera, consulte um especialista!

Thuillon é uma toxina perigosa que causa alucinaçõesA composição do éter óleo de thuja inclui tujona - um veneno neurotrópico, cuja overdose causa distúrbio do sistema nervoso, alucinações, mudança na percepção do mundo (por exemplo, uma mudança brusca na cor), convulsões e danos parciais às células cerebrais.

Thuillon é um dos ingredientes mais importantes no absinto ("Fada Verde"). O famoso artista holandês Van Gogh certa vez gostava de absinto, o que causou uma mudança na percepção das cores no mundo. Isso é perceptível se considerarmos a série de pinturas de Van Gogh, onde tudo é apresentado exclusivamente em tons de amarelo.

Mulheres grávidas também não devem se deixar levar pelos óleos essenciais, pois a tujona também tem um efeito abortivo. No entanto, com a dosagem correta, a tujona não é apenas prejudicial, mas também benéfica para a saúde humana.

A seguir estão os valores máximos permitidos para o conteúdo de tujona para diferentes produtos:

  • alimentos - até 0,5 mg / 1 kg;
  • bebidas alcoólicas - até 5 mg / 1 kg;
  • bebidas espirituosas - até 10 mg / 1 kg;
  • refrigerantes - até 0,5 mg / 1 kg;
  • pomadas, óleos e cremes - até 4% de conteúdo.

Thuja: propriedades úteis e contra-indicações

thuja tem propriedades antimicrobianasThuja é uma das poucas plantas com uma gama tão ampla de efeitos. Esta planta perene é usada para fazer os seguintes medicamentos:

  • tônica;
  • fortalecimento imunológico;
  • antisséptico;
  • sedativos;
  • hemostático;
  • anti-inflamatório;
  • antirreumático;
  • regenerativo;
  • Reforço;
  • antialérgico;
  • diuréticos;
  • anticarcinogênico;
  • antiviral;
  • antifúngico;
  • diuréticos;
  • nutritivo.

As próprias árvores produzem agentes antimicrobianos. Thuja ajuda com tosse, inflamação, fadiga - basta respirar no ar de pinho!

Leia as instruções de uso antes de usar os medicamentos thuja e consulte o seu médico. Devido à toxina tujona específica contida neles e em outras substâncias ativas, são contra-indicados para mulheres grávidas e lactantes, crianças pequenas, com intolerância pessoal a certos componentes da droga ou alergia a eles, epilepsia, sensibilidade excessiva da pele.

Tintura de Thuja

tintura de thujaA tintura de Thuja é um remédio antigo, mas comprovado. É efetivamente utilizado para diversas doenças, é fácil de armazenar, pois a tintura retém suas propriedades benéficas por muito tempo.

Inscrição

A tintura é um remédio quase universal para muitas doenças. O seguinte descreve como usá-lo, para quais problemas e em quais doses:

  1. Internamente: 10-15 gotas de tintura por 50 ml de água meia hora antes ou uma hora após as refeições, 3-4 vezes ao dia. Consumir dentro de um mês. Se não ajudar, o curso deve ser repetido após um intervalo de duas semanas. É utilizado como diurético, expectorante, colerético, antisséptico, antiinflamatório, antifúngico, bem como para sangramento do trato gastrointestinal, urolitíase, asma brônquica, doenças renais e hepáticas, doenças venéreas.
  2. Externamente: lubrifique a área do problema duas vezes ao dia até a recuperação completa. Ele alivia a tintura de thuja de verrugas, acne e papilomas. Ajuda na inflamação das gengivas, erupções cutâneas, queimaduras pelo frio, inflamação dos folículos capilares, lúpus eritematoso, gota, reumatismo.

Manufatura

matérias-primas para preparação de tinturaEsse remédio popular pode ser feito em casa. Todos os ingredientes são fáceis de encontrar por conta própria ou para comprar. Existem dois tipos de tintura de thuja: álcool e vodka.

As matérias-primas podem ser colhidas nas florestas (de maio a setembro), cultivadas de forma independente ou adquiridas às mãos. Se você mora em uma região árida, a colheita é melhor feita em meados de agosto. Acima de todas as substâncias úteis em árvores jovens e brotos.

Para preparar a tintura, você precisará de agulhas, brotos ou cones de thuja, cujas propriedades curativas são preservadas mesmo após a secagem e enxágue.

Pegue 30 gramas de agulhas ou cones picados finamente, 200 ml de álcool (ou vodka), despeje a mistura em um recipiente de cerâmica, feche bem e deixe em local aquecido. Insista 2 semanas, agitando ocasionalmente.

Decocções de Thuja

decocções de thujaAs decocções de ervas são amplamente utilizadas como medicamentos. Thuja é especialmente popular entre as coníferas: as propriedades medicinais da medicina popular são conhecidas há muito tempo.

Basta preparar agulhas picadas, cones ou madeira de thuja com água fervente. Pode ser combinado com partes de outras plantas (por exemplo, botões bétula) As decocções são um bom agente desinfetante, expectorante e cicatrizante.

Cada parte da "árvore da vida" tem qualidades benéficas. A madeira de tuia, cujo uso é encontrado em óleos, decocções e pomadas, ajuda a saturar o corpo com vitaminas.

Óleos

óleo de thujaOs óleos de Thuja são divididos em vários tipos, dependendo da finalidade:

  • óleo essencial;
  • homeopático (pode ser enterrado na garganta e nariz);
  • óleos aromáticos.

Os óleos essenciais são permitidos apenas para aplicação localizada (por exemplo, para eliminar papilomas), uma vez que se trata de um agente cicatrizante ultra-forte.

Os óleos homeopáticos têm uma ampla gama de aplicações: para doenças do aparelho respiratório (sinusite, bronquite, asma), reumatismo e veias varicosas, adenóides, doenças de pele (líquen, coceira, verrugas, eczema, papilomas), para normalizar a digestão e o aparelho geniturinário sistema, limpeza do corpo de toxinas, cicatrização de feridas.

Os óleos aromáticos aliviam a fadiga, acalmam, aumentam a concentração e são usados ​​para prevenir constipações e gripes.

As várias propriedades medicinais de thuja determinam o retorno do interesse médico por esta planta. Você pode até fazer um remédio com agulhas, mudas, cones ou casca de árvore em casa. O principal é escolher a concentração correta.

Vídeo sobre as propriedades medicinais de thuja

Comentários
  1. namorados

    Será interessante tentar a infusão de decocção

  2. Yuri Viktorovich

    Bom Dia ! Um artigo maravilhoso e nem mesmo comercial, tanto quanto eu entendo. Mas aqui está a pergunta para vocês, queridos especialistas. Moro na minha própria casa e tenho uma horta. Em 2016, plantei mudas de thuja e 50% delas começaram e, como dizem, as coníferas agradam aos olhos. Ontem eu literalmente me deparei com um artigo que descreve as árvores e seus danos aos humanos e de alguma forma ficou desconfortável, pensei em me livrar de três mudas (duas delas crescem sob a janela). Khayut Tuyu, bétula e choupo ao mesmo tempo, supostamente essas árvores trazem a morte para seus donos e são recomendadas para tirá-los do local e fora da vista. Por favor, explique como isso pode ser? Com respeito e esperança por uma explicação qualificada sobre os perigos do crescimento da árvore Tui em um terreno particular, e até embaixo da janela.

    • Olga

      Também ouvi e li muito sobre o fato de que é absolutamente proibido plantar thuja perto de casa. Não sei se posso dar uma resposta realmente qualificada. Não possuo formação acadêmica nessa área. E, infelizmente (ou felizmente), não possuo nenhum poder paranormal. Posso apenas expressar minha opinião pessoal e, por assim dizer, dar um exemplo da minha vida pessoal.
      Há muito tempo, quando eu ainda era criança, duas thujas cresciam perto de nossa casa, quase embaixo das janelas, a apenas alguns metros delas, e mais uma no quintal. Foram plantadas pela minha mãe, e as árvores já eram quase da altura de uma casa, quando alguém também lhe disse que era impossível plantar. Então, duas das três árvores foram cortadas, mas eles decidiram deixar uma, a que estava mais longe. E agora muitos anos se passaram, nós (filhos e netos, quase todos) crescemos, e nosso lindo thuja ainda está vivo e agrada a nós e nossa mãe, que também tem mais de 12 anos. Apenas os ramos mais baixos foram cortados para que você pudesse andar ao longo do caminho que estava logo abaixo. Agora, este thuja para nós é como um símbolo da casa dos pais, seu topo serve como um verdadeiro farol, porque você pode vê-lo de longe.
      Thuja influenciou nossas vidas? Difícil dizer. Como em toda família, houve alegrias e tristezas, mas em geral nem tudo é tão ruim. E certamente não é tão ruim quanto dizem. E pelo que foi ruim, acho estúpido culpar a árvore. Portanto, minha opinião pessoal é que thuja tem muito mais benefícios do que danos. Não quero listar as propriedades úteis descritas neste artigo, mas qual é o aroma de coníferas sozinho ... Eu também plantaria com prazer thuja, bétula e pinho. Em vez disso, até já plantou, mas por algum motivo nenhum deles criou raízes. Talvez o solo não seja adequado ... E se eles crescem aqui e se sentem bem, deixe-os viver para si, agrade aos olhos e purifique o ar. A única coisa é que se eles estão muito perto de casa então é melhor transplantar, enquanto eles ainda são pequenos. Os thujas adultos são simplesmente enormes e seu sistema de raízes pode danificar a base. Espero não ter cansado você com uma resposta tão longa.

Jardim

casa

Equipamento