Fundação de tira para a casa: tecnologia de design e construção

tira fundação para a casa A fundação de uma casa em faixas é talvez a base mais popular na construção de prédios baixos. Para sua construção não é necessário nenhum equipamento especial caro, pois sua disposição é muito simples. A estrutura é um contorno de concreto armado em torno do perímetro da futura estrutura, bem como sob as paredes de suporte.

A base é usada para a construção de vários edifícios: de banhos, garagens a casas monolíticas de madeira.

Alicerce da casa: características de construção

construção de fundação em tira

Equipe esta base com uma almofada de areia e cascalho. A impermeabilização é colocada em cima dela. Com o baixo peso da estrutura, o dispositivo de almofada de areia e brita não é necessário, por exemplo, na construção de uma casa térrea de madeira.

Ao erigir uma base de faixa sem reforço, menos terraplenagem é executada e muito menos materiais de construção são usados ​​do que, por exemplo, ao construir uma fundação de faixa monolítica com reforço. Como resultado, o custo da base da tira sem reforço é muito menor.

Existem vários tipos de fundações de tiras:

  1. Monolítico. É executado em solo instável e volátil, despejando concreto na cofragem com aplicação preliminar de armadura. Este tipo de fundação em faixa para uma casa permite construir estruturas de qualquer geometria, não requer o envolvimento de equipamentos especiais, é fiável, mas tem um peso decente.
  2. Fez. Pode ser composto por blocos, painéis, blocos e painéis. Os elementos básicos são entregues no canteiro de obras já prontos na fábrica e montados no local por cimentação. A montagem desta fundação em faixa para a casa é bastante simples e rápida, mas só pode ser utilizada em terreno estável com o envolvimento de equipamentos especiais.

A diferença de custo para os mesmos tamanhos é insignificante.

Características da fundação de concreto armado

assentamento de uma fundação de faixa de concreto armadoQualquer base, incluindo uma fita, está sujeita a um carregamento contínuo: processos ocorridos no solo, condições climáticas, massa da estrutura. Se um defeito aparecer na faixa de fundação, todo o edifício desmoronará gradualmente. A base para a fundação por séculos tem sido concreto, mas há apenas dois séculos começaram a reforçá-lo com uma barra de metal. O reforço de concreto com uma estrutura de aço é chamado de reforço.

Sua resistência depende da correta instalação e amarração do reforço sob a fundação da tira. O reforço da base é utilizado na construção com o objetivo de estabilidade da estrutura de concreto. A construção da faixa de fundação do edifício é um suporte confiável para as paredes da casa, assumindo tensões lineares multidirecionais e possível levantamento do solo.

Quando a armadura for fixada rigidamente em condições de retração da rocha subjacente, a base começará a ruir, o que não acontecerá durante a amarração, pois cria a possibilidade de algum balanceamento durante o endurecimento do concreto.

Tecnologia de construção de fundação em tiras

tecnologia de construção de fundaçãoEssa base é mais comum na construção de edifícios e estruturas; ela permite que você use todos os materiais para paredes.

Como resultado da economia e da simplicidade, é possível construir com as próprias mãos uma base em faixa em construção baixa.

A base da fita é erguida com uma margem de segurança, a moldura não deve interferir no vazamento da massa de concreto, as hastes são colocadas a uma certa distância umas das outras, a ligação flutuante é inaceitável.

Os seguintes materiais são usados ​​para a fundação da tira:

  • hastes de reforço;
  • fio de amarração;
  • placas de cofragem;
  • mistura de construção de concreto.

A amarração correta do reforço da fundação da tira permite a distribuição ideal da carga.

A largura, altura e profundidade da fita base podem variar dependendo das características do solo e é mantida uniforme ao longo de todo o perímetro.

Esquema de reforço para uma fundação de faixa para uma casa

esquema de reforçoO processo de acasalamento ocorre perpendicularmente à "gaiola". O padrão de ligação de reforço depende da finalidade das barras:

  1. As barras de reforço horizontais longitudinais são colocadas ao longo da base e suportam a carga de flexão. De acordo com as regras, se a espessura do quadro de fundação em faixa for inferior a 15 cm, o reforço é feito em uma camada, se mais - em duas: na parte superior e inferior.
  2. Abraçadeiras horizontais transversais conectam o quadro, garantindo a coerência da armadura longitudinal. Para a auto-ereção, são retiradas sem contagem, independentemente do comprimento da fita de base. As distâncias entre os elementos individuais são de 30 cm para facilitar a instalação.
  3. Na fabricação de uma estrutura de dois níveis (veja abaixo o desenho da fundação em tiras), grampos verticais também são usados. O diâmetro e o passo do reforço vertical são determinados pela largura da fita. Como a carga nas hastes verticais é pequena, sua seção transversal é geralmente de 6-11 mm.

Para áreas de encosto ao unir com uma sobreposição, o reforço da parede é dobrado em 50 diâmetros de haste. Neste caso, a distância entre as barras não deve ultrapassar 0,25 m, idealmente - ¾ da altura da correia. As seções de canto da base da tira são reforçadas com âncoras tipo L ou U.

Etapas da construção de uma fundação em faixa

fixação confiável de acessóriosA estrutura metálica é calculada e montada com base nas dimensões da vala, levando em consideração a carga prevista.

Acontece da seguinte maneira:

  1. No primeiro estágio, as pinças verticais são montadas ao longo de um fio de prumo.
  2. Em seguida, procedem à instalação da correia horizontal por baixo, amarrando-a aos elementos verticais.
  3. Se a camada inferior resiste à dobra para baixo da fita, a tarefa da camada superior é evitar que a fita dobre para cima. Tricotar da mesma maneira.
  4. Depois disso, a rigidez necessária nos cantos é fornecida devido a racks adicionais, que são colocados mais vezes duas vezes.
  5. Você pode fazer cofragem sob a fita e colocar a estrutura, junto com os tubos para comunicações.
  6. A mistura de concreto é derramada uniformemente em várias passagens com nivelamento camada por camada.
  7. Após o endurecimento da mistura, a fita é impermeabilizada - o material de cobertura ou a mástique preservará a base da fita.

Ao montar a estrutura, as hastes devem ser inicialmente cravadas na vala, depois os lintéis e as correias de reforço devem ser fixados transversalmente.

Para evitar a corrosão, a moldura é totalmente imersa na mistura de concreto.

O dispositivo da fundação em faixa escalonada

base de tira escalonadaEste tipo de fundação é usado em encostas. Na amostragem do solo, a fôrma permanente é instalada imediatamente nos degraus para evitar o derramamento de solo. O processo é bastante complicado, pois grandes profundidades requerem uma boa drenagem.

Os degraus de concreto não devem exceder 35 cm de altura.

Uma fundação em faixa em uma encosta pode ser erguida se o solo for suficientemente estável e a encosta não exceder 12 graus. Para um mais íngreme, é melhor usar uma fundação por estaca.

A construção de uma fundação escalonada ocorre na seguinte sequência:

  • primeiro você precisa cavar uma trincheira e construir uma almofada de areia e cascalho;
  • em seguida, são tricotados os encaixes e, com a ajuda de profissionais, é feita a drenagem ao redor da vala;
  • depois disso, a fôrma pode ser erguida e o concreto pode ser despejado de uma só vez.

Ao derramar uma base monolítica em porções, ela não funcionará e a base não resistirá por 2 a 3 anos.

A última etapa é socar e nivelar o concreto.

O que é o preenchimento da base da tira

enchimento de fundações de tirasEste conceito é entendido como assentamento do solo escavado ao cavar uma vala sob a parte posterior da fundação.

Para grandes volumes e uma base alta, é aconselhável utilizar o solo original para o aterro externo.

Com um nível elevado de água subterrânea, o enchimento de pedra britada é preferível, mas para despejar o concreto, a camada superior deve ser arenosa.

Nesse caso, o solo deve ser umedecido e compactado cuidadosamente. O enchimento é realizado somente após a base estar completamente seca (duas semanas após o vazamento).

Para preenchimento interno, qualquer solo pode ser usado, excluindo grandes fragmentos (mais de 20 cm) dele. A compactação de areia, argila, argila arenosa e outros materiais não é necessária neste caso. Uma exceção é a mesa adicional, então os materiais especificados devem ser compactados para 0,96 unidades de densidade.

O design da base em tira permite criar uma almofada de isolamento multicamadas e produzir isolamento térmico de alta qualidade para o piso.

Etapas de construção - vídeo

Jardim

casa

Equipamento