As principais funções de uma abelha rainha em uma família de abelhas - para que serve uma rainha?

abelha em uma família de abelhas A família das abelhas é uma espécie de comunidade de insetos, intimamente interconectada e desempenhando certas funções. Um lugar especial na colônia de abelhas é ocupado pela abelha rainha, cujo objetivo principal é a continuação do gênero e a manutenção de alta atividade vital dos filhotes.

Qual é a aparência de uma abelha rainha?

Abelha

É fácil identificar a abelha rainha entre as abelhas, porque ela é visivelmente diferente dos outros insetos da colmeia. Trata-se de uma abelha fêmea, que se diferencia dos demais indivíduos não apenas pelo tamanho, mas também pelos órgãos reprodutivos totalmente desenvolvidos.

As dimensões da abelha rainha são de 22-25 mm, o peso corporal médio do indivíduo fetal é de 200-330 mg, enquanto que o infértil não é superior a 180-230 mg.

Qual é a aparência de uma abelha rainha?:

  1. A estrutura corporal do útero é idêntica à de uma abelha operária, mas é cerca de 2,5 a 3 vezes maior.
  2. A abelha rainha tem ovários bem desenvolvidos que produzem óvulos fortes e estáveis.
  3. A fêmea principal tem um ferrão que fica escondido na metade posterior estendida do corpo. Ela o usa para matar outras abelhas-rainhas. Ao contrário das abelhas operárias, a rainha não morre após soltar o ferrão.
  4. A tromba de uma abelha rainha é 2 vezes mais curta do que a de um indivíduo trabalhador. Além disso, suas glândulas de cera não funcionam - devido a isso, ela não pode coletar pólen e construir favos de mel.
  5. A abelha rainha põe pelo menos 1500-1700 ovos por dia.
  6. A fêmea principal sai da colmeia apenas para acasalar ou enxamear.
  7. A expectativa de vida de uma abelha rainha é de até 5 anos.

Uma característica distintiva da abelha rainha é a cor e o formato incomuns do abdômen, lembrando um torpedo alongado e pontudo, visivelmente projetando-se além da linha das asas.

Como encontrar uma abelha rainha em uma colmeia

nós distinguimos a abelha rainha das abelhas comunsA questão de como encontrar rapidamente uma abelha rainha na colmeia não causa dificuldades para os apicultores experientes. A rainha fetal está sempre bem no centro da colmeia, rodeada por outras abelhas. Eles fornecem geléia real à fêmea e cuidam dela.

É muito mais difícil encontrar uma abelha rainha infértil, pois ela se move muito rapidamente pela colméia, movendo-se ao longo dos favos. A fêmea fértil é muito mais lenta, ela praticamente não se move.

As principais funções de uma abelha rainha em uma família de abelhas e sua finalidade

chefe da família das abelhasA abelha rainha é considerada a verdadeira “rainha da colmeia”, pois desempenha funções extremamente importantes. Só ela é "responsável" pela continuação do gênero, botando ovos diariamente. É da produtividade da abelha rainha que depende a viabilidade e o número de descendentes, e no futuro - toda a colônia de abelhas.

Apesar do enorme tamanho da colônia de abelhas, apenas a rainha pode botar ovos, já que as operárias têm genitais pouco desenvolvidos. Eles são encarregados apenas de coletar pólen, néctar e construir favos de mel.

função reprodutiva da abelha rainhaDepois de alguns anos, as habilidades reprodutivas da abelha rainha diminuem, ela põe um número significativamente menor de ovos, dos quais surgem principalmente zangões. Durante este período, os apicultores substituem a abelha rainha.

Além disso, o útero desempenha outra função não menos importante - ele une o enxame de abelhas. A fêmea secreta uma substância uterina específica que outros insetos não podem produzir.

união do enxame de abelhasA substância mãe é distribuída uniformemente entre todos os membros da colônia de abelhas, de modo que todos os indivíduos têm o mesmo odor. Isso permite que as abelhas distingam os "forasteiros". Quando abelhas deixam de sentir a substância secretada pela abelha-rainha, começam a entrar em pânico no caos, a vontade de trabalhar desaparece.

O ciclo de desenvolvimento da abelha rainha

ciclo de desenvolvimento da abelha rainhaO desenvolvimento da "rainha da colmeia" é semelhante ao desenvolvimento de uma abelha operária, com a diferença de que durante todo o período suas larvas recebem a quantidade máxima de geléia real.

Ciclo de desenvolvimento da abelha rainha:

  • durante os primeiros 2 dias, o ovo é localizado no útero da mãe, após o que se move para uma tigela especial;
  • após 2 dias, o ovo sai e começa a alimentá-lo ativamente com geleia real;
  • após 7 dias, o ovo é imerso de volta na tigela, onde amadurece até o estado de uma pupa;
  • no 16º dia, depois de estar em estado de fantoche, surge uma abelha rainha infértil.

duração do desenvolvimento da ninhada4 dias após a partida, a abelha rainha já está completamente pronta para dar continuidade ao gênero - ela começa a voar ao redor da colmeia e sai voando em busca de zangões, que vão atrás dela, tendo sentido os feromônios. Após 9 a 10 dias, a fêmea põe os primeiros ovos.

É estritamente proibido perturbar a colmeia durante o período de acasalamento da abelha rainha. Ele voa por uma distância razoavelmente longa, mas não se orienta de forma alguma no terreno. Como resultado do susto, o útero não será capaz de retornar à colmeia e morrerá.

Se necessário, é melhor perturbar a colmeia apenas até às 11 horas da manhã, agindo com cuidado e cuidado. Não use produtos de fumaça e outras substâncias que tenham um efeito agressivo e irritante na colônia de abelhas.

momento do desenvolvimento das abelhasApesar de a esperança média de vida de uma abelha rainha ser de 5 anos, na maioria das vezes os apicultores a substituem entre os 2 e 3 anos, pois suas funções reprodutivas começam a declinar rapidamente.

Maneiras de remover a abelha rainha

excreção da abelha rainhaA abelha rainha é incubada natural e artificialmente. No primeiro caso, as próprias abelhas constroem uma célula-rainha, onde a fêmea principal põe um ovo. Para o aparecimento do útero, a larva, durante todo o período de desenvolvimento, é alimentada apenas com geleia real contendo um complexo de substâncias hormonais.

Tecnologia de remoção artificial do útero:

  • o apicultor tira a fêmea junto com a ninhada aberta da colmeia;
  • depois disso, a metade inferior do favo é cortada;
  • as células-rainha são cortadas e colocadas na colmeia, a abelha-rainha é devolvida ao seu lugar.

Para obter um indivíduo forte e fértil dominante, é muito importante cumprir todas as condições de criação. Nos licores-mãe, a temperatura deve ser mantida a pelo menos + 32 ° C, o nível de umidade deve estar entre 80-90%.

Substituição da abelha rainha

substituição da abelha rainhaA colônia de abelhas reage instantaneamente à morte de sua rainha. Os insetos começam a voar rápida e caoticamente, fazendo barulho. A substituição da fêmea principal é realizada de duas maneiras - as abelhas podem substituir a rainha de forma independente ou o apicultor implanta artificialmente uma nova rainha na colmeia. Isso deve ser feito no máximo 11-12 horas após a morte da velha rainha.

Como é realizada a auto-substituição da abelha rainha?:

  1. A colônia de abelhas deve ser dividida em 2 partes idênticas (uma deve ser com a rainha), escolhendo 6 quadros com terra firme. A separação é realizada após um dia da semeadura. Na metade em que o útero está ausente, os insetos o põem independentemente das larvas. Quando a jovem rainha é forte o suficiente e a família se acostuma com ela, ambas as partes precisam estar conectadas. A nova rainha destruirá ela mesma o velho indivíduo.
  2. Substituição por dano à rainha - o apicultor danifica artificialmente a rainha. Depois de algum tempo, a colônia de abelhas destrói independentemente a rainha e traz uma nova.

abelha rainha inseto únicoA abelha rainha é um inseto único que desempenha um papel fundamental na colmeia. É à rainha que se confia a função de estender o gênero das abelhas, proporcionando à família uma prole forte e viável, bem como unir e coordenar todos os indivíduos que trabalham na colmeia.

Como não perder a abelha rainha "elite" - vídeo

Comentários
  1. V.G.

    A família das abelhas é uma espécie de comunidade de insetos, intimamente interconectada e desempenhando certas funções. Um lugar especial na colônia de abelhas é ocupado pela abelha rainha, cujo objetivo principal é a continuação do gênero e a manutenção de alta atividade vital dos filhotes.
    Uma fonte: https://ivilla-pt.decorexpro.com/osnovnye-funkcii-pchelomatki-v-pchelinoy-seme/

    Uma colônia de abelhas não é uma comunidade, nem uma colônia (ver definições), mas um superorganismo.
    O útero não dá continuidade à corrida, a família o faz, e não "apóia a alta atividade vital dos filhotes". Ela só bota ovos.

Jardim

casa

Equipamento