Iluminação de pátio com energia solar: tipos de dispositivos, vantagens, como funcionam

iluminação de quintal movida a energia solar

A iluminação de quintais com energia solar é uma novidade que vem ganhando cada vez mais adeptos. Esses dispositivos criam uma bela luz suave, se encaixam perfeitamente na paisagem, ajudam a iluminar caminhos para pedestres, melhorar a visibilidade perto da casa, decorar um jardim ou pátio. No entanto, eles não exigem muitos custos de eletricidade.

O dispositivo e o princípio de operação do dispositivo de iluminação

princípio do trabalho das lâmpadas

Este tipo de luminária consiste nas seguintes partes: um painel ou bateria solar, um dispositivo de armazenamento (bateria) e também LEDs. Durante o dia, a bateria converte a energia dos raios solares em energia elétrica, e seu acúmulo ocorre na bateria. Em seguida, vai para o LED (análogo moderno de uma lâmpada incandescente). É muito mais econômico, tem uma luz uniforme e brilhante e um longo período de operação.

Quanto mais forte o sol, mais energia o dispositivo pode armazenar.

A vantagem dessa lâmpada é que ela funcionará mesmo com tempo nublado, mas com menos eficiência. A durabilidade da luminária e o nível de funcionamento dependem do material de que é feita a bateria do dispositivo. É melhor escolher dispositivos baseados em baterias de silício, uma vez que são mais confiáveis ​​do que os policristalinos.

Independentemente do seu tamanho, forma ou método de instalação, todos os postes de iluminação pública incluem os seguintes elementos obrigatórios:

  1. A bateria também é um painel solar. Esta parte é responsável por converter a luz solar em eletricidade.
  2. Bateria. A energia se acumula nesta parte durante o dia.
  3. Bloco de iluminação. É responsável pela iluminação, composta por um corpo, uma cortina e uma lâmpada LED.
  4. Controlador. Sua função é desligar e ligar o fornecimento de energia eclética para a unidade de iluminação.
  5. Monte (você pode pendurar ou instalar a lâmpada).

A duração do funcionamento da lâmpada depende do brilho do sol.

Cada dispositivo possui um sensor de luz em uma fotocélula. Ao entardecer, ele acende a lâmpada, que funcionará das 18h às 23h. Existem também modelos de lâmpadas com sensores de movimento especiais, que reagem à passagem de uma pessoa ou carro.

Iluminação de pátio com energia solar: vantagens e desvantagens dos dispositivos

luzes de rua penduradas

Luzes de rua movidas a energia solar têm muitos benefícios. Graças a isso, eles estão rapidamente ganhando popularidade em todo o mundo.

As principais vantagens das lâmpadas movidas a energia solar:

  1. Esses são dispositivos independentes que não requerem um cabo ou conexão de rede. Basta instalar ou travar luminária no local selecionado, é aqui que termina a sua instalação. O dispositivo está totalmente pronto para uso.
  2. O dispositivo é ligado e desligado automaticamente por sensores integrados ao dispositivo.
  3. Os cuidados com as lâmpadas são muito simples, basta limpar periodicamente o pó da tampa da lâmpada, bem como tirar a sujeira das fotocélulas.
  4. As luminárias têm uma longa vida útil. Dispositivos de alta qualidade duram 10 ou mais anos.
  5. São dispositivos ecológicos, não agridem a natureza e também não representam uma ameaça para o ser humano devido ao uso de baixa voltagem.
  6. As lâmpadas solares são leves, o que as torna fáceis de mover de um lugar para outro, bem como se escondem em casa durante o inverno.

As vantagens das lâmpadas são muito mais, o que explica a sua popularidade. Mas todos os dispositivos têm desvantagens.

As principais desvantagens de tais lâmpadas:

  1. Os dispositivos fornecem iluminação não muito brilhante. Isso não é suficiente para fins de segurança. Embora existam modelos bastante potentes que podem até iluminar bem uma rodovia, eles são muito caros, por isso não são usados ​​em residências particulares.
  2. A duração do trabalho noturno é determinada pelas condições meteorológicas durante o dia. Se estiver chovendo ou o céu estiver encoberto, a lâmpada ganhará pouca energia. Ele só pode trabalhar por algumas horas. Depois de um dia ensolarado, a lâmpada funcionará a noite toda.
  3. Quanto mais confiável for o dispositivo, mais caro ele custará.
  4. Os painéis solares são bastante sensíveis à temperatura ambiente. Eles são contra-indicados em geadas severas e calor anormal. Essas lâmpadas são mais utilizadas em climas temperados.

Apesar dessas desvantagens, este tipo de lâmpadas pode economizar dinheiro em iluminação, o que é importante para uma casa de verão.

Tipos de lâmpadas solares

lâmpadas no chão

O princípio de operação de todos os dispositivos é o mesmo, mas cada um deles tem certas características. As luminárias diferem em potência. É preciso estar atento a isso na hora de escolher um dispositivo e correlacioná-lo com os objetivos que a sua aquisição visa: iluminação de toda a área ou luz suave apenas pela beleza.

A iluminação com energia solar é um bom investimento. As luminárias com sensores de movimento são especialmente econômicas, pois só funcionam quando necessário.

lâmpadas ao longo do caminho

Variedades de lâmpadas de rua autônomas:

  1. Lâmpadas em forma de pilares. São modelos apresentados em pés de coluna de até 1,5 m de altura, às vezes mais alto. Eles têm um peso impressionante. Eles podem ser instalados diretamente no solo, mas primeiro você precisa preparar o buraco e, após a instalação, compactar o solo firmemente. Alguns modelos podem ser simplesmente colocados em superfícies duras, como asfalto, lajes de pavimentação.
  2. Para instalação no solo. As luminárias deste tipo possuem uma perna, que pode ter diferentes alturas: de 20 cm a 1 m, bastando apenas ser cravadas no solo no local pretendido.
  3. Aparelhos de parede. Eles são executados em uma variedade de estilos: moderno, clássico, retro (na forma de lanternas). São montados na parede da casa, cerca, pilares.
  4. Suspenso. Dispositivos bonitos e móveis que são fáceis de colocar em galhos, pendurados no teto ou em vigas.
  5. Lâmpadas embutidas. Eles são montados em escadas, solo, leito de trilhos. Para degraus, esta é a opção mais conveniente, já que a luz não vem de cima, mas do chão, criando uma boa iluminação. Uma vantagem importante dessas lâmpadas é que elas não cegam os olhos.
luminária embutida

Modelos decorativos feitos nas formas e figuras mais bizarras são muito populares. Durante o dia são esculturas de jardim; à noite, lâmpadas. Nenhuma instalação é necessária.

A escolha de luminárias solares de rua

escolha de luminária movida a energia solar

Para escolher o poste certo, você deve se familiarizar com todas as suas características técnicas, e não se guiar apenas pela aparência. Desde a primeira vista, os aparelhos são idênticos e têm preços diferentes. Seu preço depende da capacidade do dispositivo de iluminação.

Energia da lâmpada solar

Cada lâmpada deve indicar sua potência em watts. Ele determina a quantidade de luz que o dispositivo pode fornecer. É este indicador que deve ser levado em consideração no cálculo do número necessário de dispositivos para iluminar o local, a distância entre eles.

Material da caixa do dispositivo e classe de proteção

Para uma operação confiável e de longo prazo de dispositivos de iluminação movidos a energia solar, é necessário que seu bloco de luz, assim como o corpo, estejam bem protegidos de sujeira e poeira. É melhor comprar dispositivos com uma classe de proteção de pelo menos IP44. Números mais altos significam mais proteção.É melhor não comprar um dispositivo com indicadores mais baixos.

A aparência do produto também é importante. As lâmpadas devem ter uma aparência esteticamente agradável e se encaixar no conceito geral do local.

https://www.youtube.com/watch?v=npFXwuKRiC8

Condições de funcionamento

tipo de lâmpadas de rua

O tipo e tipo de luminária determinam as condições de funcionamento. Os modelos maiores são resistentes ao máximo a temperaturas abaixo de zero. Eles não precisam ser retirados da rua durante o inverno. Miniatura, decorativa, em forma de guirlandas não tolera geadas. As condições de operação são sempre prescritas nas instruções dos aparelhos.

O dispositivo não requer cuidados especiais.

As lâmpadas movidas a energia solar permitem economizar eletricidade e, ao mesmo tempo, fornecem iluminação de alta qualidade para sua casa de verão. Tudo o que é necessário é instalá-los em locais bem iluminados pelo sol para que funcionem melhor.

Usar a energia solar não só economiza dinheiro, mas também reduz o impacto sobre o meio ambiente.

Iluminação autônoma do pátio - vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=u-4CN2Djh-k

Jardim

casa

Equipamento