Transplante e reprodução de azaléias em casa

Azaléia de flores de interior Azaléias linda, mas caprichosa. Para que a planta seja saudável e floresça abundantemente, seu dono terá que ter paciência, muita habilidade teórica e prática, além de criar condições confortáveis ​​para decorar peitoris de janela.

A atenção à flor da azaléia é obrigatória desde os primeiros dias de permanência na casa. Freqüentemente, um arbusto trazido da loja, coberto com uma copa exuberante de flores, literalmente depois de alguns dias ou semanas começa a murchar, solta flores e folhagem e depois morre. Algumas azaléias não conseguem se recuperar da floração e também secam.

Diante de situação semelhante, um florista novato se culpa ou afirma que a azaléia é uma flor descartável e não pode ser guardada em casa. Essa opinião está errada! Com preparação adequada e diligência, as belas azaléias florescem, crescem e até se multiplicam ativamente.

Leia também:azaléia cuidado domiciliar após a compra!

Azaléia após compra: riscos e medidas necessárias

A azaléia após a aquisição deve ser transplantada

Para garantir que a flor tenha uma vida interior longa e feliz, a azaléia é cuidadosamente examinada imediatamente após a compra.

Viveiros que produzem plantas domésticas se preocupam pouco com o desenvolvimento do sistema radicular e o crescimento posterior da azaléia. Os arbustos, trazidos artificialmente para a floração e plantados em vasos de transporte com uma pequena quantidade de mistura de turfa, são tratados adicionalmente com retardantes, substâncias sintéticas que introduzem a cultura em uma espécie de sono. Fertilizantes de liberação sustentada são adicionados à mistura do solo, cujo suprimento mantém o frescor e a floração da planta por 2–3 meses. As raízes, muitas vezes danificadas durante o transplante, não se desenvolvem neste momento. A planta está em risco de pragas e infecções fúngicas.

Não é surpreendente que, ao passar do armazém para o peitoril da janela, o novo animal de estimação enfraqueça depois de um tempo e possa morrer. A inspeção inicial de uma azaléia após a compra visa identificar os problemas existentes e em desenvolvimento e decidir sobre as ações seguintes:

  1. A peculiaridade das azaléias é que uma microflora específica se forma ao redor do sistema radicular da planta, cuja violação ou remoção ameaça com problemas para o cultivo de uma cultura.
  2. A umidade excessiva do solo é igualmente perigosa, levando ao apodrecimento das pequenas raízes e do colar da raiz da azaléia.

Cuidado impróprio leva à morte da plantaSe, após a compra da azaléia, forem encontrados problemas com o sistema radicular, o estado do solo for suspeito, houver vestígios de mofo ou salinidade, é melhor transferir a planta para outro recipiente, removendo tecidos danificados e de má qualidade solo.

Não transplante uma azaléia coberta com flores ou botões. A transferência para outro substrato será um estresse severo ou irreparável para uma cultura que gasta toda sua energia em muitas flores.

Quando se trata de salvar o arbusto, é melhor remover cuidadosamente a maioria das corolas em flor e botões coloridos antes de transplantá-los.

É perigoso transplantar uma azaléia no inverno, quando a planta está em repouso, os processos vitais, inclusive os restauradores, são inibidos. É melhor tentar esperar pela renovação da vegetação e transferir o arbusto revivido para o solo fresco.

Transplante de azaléia

É necessário transplantar a azaléia após a finalização da floração.Um transplante regular de azaléias é realizado quando o florescimento em massa é concluído.Tal medida não só não prejudicará a cultura, mas também ajudará a renová-la, fortalecê-la e lançar as bases para um maior crescimento.

Nesse caso, o procedimento realizado em relação aos rododendros de interior tem características próprias. Em primeiro lugar, você deve ter muito cuidado com o sistema radicular do arbusto.

Quando a azaléia é cuidadosamente removida do pote, o cultivador geralmente encontra um caroço de terra semelhante a uma esponja marrom-escura densa. É completamente penetrado por muitas raízes grandes e pequenas, e vestígios de sais e tecido morto podem ser vistos nos fragmentos de solo restantes. Portanto, o transplante de azaléia é sempre precedido de tratamento, incluindo:

Todas as ferramentas, seja uma faca, podador ou tesoura, com as quais o torrão é aparado, são pré-tratadas com um líquido contendo álcool ou acesas no queimador.

Devido à densidade excessiva do sistema radicular dentro do vaso, a azaléia perde alguns de seus nutrientes, o acesso de umidade e oxigênio se deteriora. Para remediar a situação, um caroço com raízes de azaléia é cortado cerca de um centímetro do fundo, no colo da raiz e ao longo da superfície lateral. Ao longo do caminho, os resíduos do solo são removidos.

Desta forma, a flor de azaléia é colocada em um recipiente com água limpa e morna, ao qual, de acordo com as instruções, é adicionado um estimulador de crescimento do sistema radicular e um zircão, de efeito imunomodulador e fungicida. Durante o tempo em que o florista prepara uma mistura nutritiva de solo, as raízes da azaléia ficam saturadas de umidade e os medicamentos estimulantes mostram seu efeito.

Preparando mistura de envasamento para azaléiaAo contrário de muitas plantas domésticas, as azaléias preferem crescer em solo ácido. Portanto, a mistura é preparada especialmente para eles. Para fazer isso, pegue:

  • solo especializado para azaléias;
  • casca picada no vapor;
  • areia;
  • musgo esfagno seco;
  • carvão;
  • perlita e vermiculita.

A planta requer transplante para outro soloA mistura resultante deve ser solta e arejada. O pote para o transplante de azaléias não precisa de fundo, o principal é que haja espaço suficiente para uma poderosa camada de drenagem de pequena argila expandida e colocação confortável do sistema radicular:

  1. Uma pequena camada de substrato é derramada sobre argila expandida.
  2. Uma flor de azaléia é instalada no centro do recipiente, em torno da qual solo fresco é gradualmente derramado, de modo que o colar da raiz do arbusto não seja afetado.
  3. O substrato é compactado e após o transplante, a azaléia é levemente regada com uma solução na qual seu sistema radicular foi embebido.

O melhor lugar para um pequeno arbusto após o procedimento é uma janela bem iluminada, mas não sob a luz direta do sol, onde a planta não seja ameaçada por correntes de ar e não haja dispositivos de aquecimento por perto.

Azaléia após transplanteNos 3-4 dias seguintes após o transplante das azaléias, o solo não é umedecido e, em seguida, a rega é gradualmente retomada com água filtrada ou decantada em temperatura ambiente. Dentro de 1-2 meses, a planta deve passar por aclimatação e repor a perda do sistema radicular.

Como o estado da flor de azaléia ainda é instável, é melhor não alimentá-la e, às vezes, zircão é adicionado à água de irrigação.

Reprodução do arbusto de azaléia por camadas

Propagação de azaléia por camadasPara a propagação de azaléias em casa, você pode usar camadas enraizadas na primavera. Por esta:

  • os brotos nas camadas mais baixas do arbusto são dobrados ao solo;
  • com uma faca afiada, é feito um corte transversal na madeira, no qual é colocado um fósforo ou um palito de dente para que o corte não se una;
  • o local da incisão é fixado com um grampo de cabelo de arame ao substrato solto;
  • a ponta do broto é levantada para que fique na posição vertical e fixada com uma estaca.

As estacas no local de fixação ao solo são borrifadas com um substrato e regadas. Demora vários meses antes da formação do sistema radicular e da separação da jovem flor de azaléia da planta-mãe. Isso geralmente acontece no outono e, na primavera seguinte, a muda estará pronta para ser transplantada para um vaso separado.

Reprodução de azaléias pela divisão do arbusto

Desta forma, você pode propagar uma azaléia, que tem muitos rebentos jovens, o sistema radicular está desenvolvido e saudável. O procedimento é realizado na primavera, quando a cultura ativa não só o crescimento, mas também as defesas.

A propagação da azaléia pela divisão do arbusto é arriscada por danos às raízes pequenas, mas extremamente importantes para a planta. Portanto, o procedimento deve ser realizado com muito cuidado, usando uma faca desinfetada afiada.

As partes divididas da azaléia, após serem transplantadas para seus próprios vasos, restauram as forças por pelo menos um ano e requerem atenção e cuidados especiais.

Propagação de uma flor de azaléia por estacas

Corte de azaléia enraizadoComo estacas, retiram as partes apicais dos rebentos do ano passado, com 7 a 9 cm de comprimento e com várias folhas totalmente formadas. O corte é feito obliquamente com uma faca ou lâmina afiada. As três folhas inferiores são removidas, deixando uma pequena porção da estaca. Todas as outras placas de folha são reduzidas pela metade.

Para facilitar a propagação das azaléias em casa, antes do plantio no solo, as mudas são imersas em solução de estimulador de crescimento do sistema radicular por alguns centímetros. Esse processamento leva de 4 a 6 horas.

O enraizamento do material de plantio é realizado em substrato solto com reação ácida. As estacas são aprofundadas em não mais do que 2 cm a uma distância de 3-4 cm uma da outra. Em uma estufa e com pouca luz, as plantas futuras terão que passar de 1,5 a 2 meses. Todo o período de estacas é necessário:

  • conter a uma temperatura não inferior a 25 ° C;
  • água moderadamente;
  • pulverize com água morna sedimentada;
  • ventile para evitar condensação e mofo.

Propagação de azaléias por estacasPara formar uma coroa uniforme, o recipiente de plantio é girado de vez em quando. As estacas de flores de azaléia são removidas da estufa quando seus próprios brotos começam a se formar nelas. Em seguida, as azaléias jovens são transplantadas para seus próprios pequenos vasos e beliscadas, que estabelecerão a base para a futura coroa da planta.

Após o enraizamento e até a obtenção de uma planta com flor adulta, demora 2 a 3 anos. Uma vez que a azaléia enfraqueceu visivelmente após a floração, é melhor remover os primeiros botões de espécimes jovens.

Cultivo de azaléias a partir de sementes

Cultivo de azaléias a partir de sementesObter azaléias em flor a partir de sementes é extremamente difícil e problemático, mas possível. Para isso, sementes pequenas são misturadas com areia seca e semeadas na superfície do substrato. A melhor época para o procedimento é a primavera.

As futuras plantas passam três semanas sob o filme a uma temperatura de 18-22 ° C e uma umidade constante de 90-100%. Eles são regularmente pulverizados e ventilados para evitar secar ou mofo. Quando folhas verdadeiras se formam nas mudas, é hora de as azaléias mergulharem. E as mudas que alcançaram o tamanho de 10-12 cm são transplantadas para seus próprios vasos.

Nós transplantamos a azaléia corretamente - vídeo

Jardim

casa

Equipamento