Qual o melhor substrato para o laminado e como escolher a melhor opção

qual substrato para o laminado é melhor Ao substituir um piso antigo de uma casa por um revestimento moderno, surge a questão de qual substrato é melhor para o laminado. É impossível responder de forma inequívoca, já que o mercado da construção oferece uma ampla seleção de materiais diversos. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens. Vamos analisar os principais tipos de substratos laminados e suas características.

Funções básicas de uma base laminada

revestimento de piso multifuncional

O suporte laminado refere-se a uma fina camada de material não tecido que é ensanduichada entre a argamassa e o revestimento do piso.

Este elemento deve executar uma série de funções:

  1. Insonorização. Se nenhum suporte for colocado sob o piso laminado, os sons serão amplificados a cada passo devido ao piso de madeira ou concreto. Usando um tecido não tecido, você pode se livrar de guinchos e pequenos ruídos.
  2. Nivelando a superfície. Esta é uma das tarefas principais ao colocar pisos. A presença de um substrato permite nivelar pequenos defeitos no piso, o que terá um efeito positivo na durabilidade das fechaduras. A tecnologia de assentamento assume uma diferença de altura de no máximo 2 mm. Para obter um piso de melhor qualidade, deve-se usar um substrato da mesma espessura. Ele irá compensar possíveis defeitos no contrapiso e proteger o laminado de danos.
  3. Impermeabilização. O laminado é um papel prensado, portanto sua proteção contra água é mínima. Quando expostos à umidade, os painéis incham, perdem sua atratividade original e forma exigida. A camada de base colocada sob o laminado protegerá o piso da umidade proveniente da base de cimento, aumentando assim o desempenho do piso.
  4. Movimentos de piso vibratório reduzidos. Pisos laminados estão sujeitos a movimentos vibracionais causados ​​por ondas sonoras de ruídos transmitidos e refletidos e por carga dinâmica uniforme no piso. O substrato permite minimizar consequências negativas, aumentando a vida útil do revestimento.
  5. Isolamento térmico. Todos os tipos de substratos, independentemente do material de fabricação, possuem funções de isolamento térmico. Isso permite que você mantenha um clima interno normal, evitando a perda de calor pela base de concreto do piso.

A base sob o laminado é um elemento essencial na formação de pisos de qualidade. Para que dure o máximo possível, atenção especial deve ser dada à escolha deste material funcional.

É quase impossível fazer sem um apoio. As exceções são as situações em que um laminado de luxo é usado. Para este piso, o forro é inicialmente fixado na parte inferior da lamela, o que significa que não precisa ser adquirido separadamente.

Qual o melhor substrato para o laminado: as principais variedades

qual substrato para o laminado é melhorExiste uma grande variedade de substratos laminados no mercado. Se os considerarmos de acordo com o material de fabricação, eles podem ser divididos em 2 categorias - de materiais naturais e sintéticos.

Cada tipo de substrato é caracterizado por seus lados positivos e negativos. Ao escolher um material adequado, é necessário estudar cuidadosamente as informações para determinar qual substrato será a opção mais adequada.

Espuma de polietileno (isolone)

isoloneA versão apresentada é caracterizada por um baixo nível de resistência, com cargas regulares é facilmente rasgada e comprimida. Em vista dessas características, o izolon é considerado um dos tipos mais baratos de substratos laminados.

A espuma de polietileno tem as seguintes vantagens:

  • alto nível de resistência à umidade;
  • boas propriedades de isolamento acústico;
  • facilidade de instalação, você pode conectar o substrato usando fita adesiva comum;
  • izolon faz um excelente trabalho de nivelamento de pequenos defeitos no contrapiso;
  • o material é imune à maioria dos produtos químicos.

Junto com as características positivas, este tipo de substrato tem algumas desvantagens:

  • aumento da eletricidade estática;
  • parâmetros de baixo desempenho;
  • susceptibilidade à destruição durante a exposição prolongada à radiação ultravioleta.

Izolon não é recomendado para colocar um laminado caro.

Este material é caracterizado pelo baixo desempenho, razão pela qual a durabilidade do piso é pequena. A exceção é quando o isolon é colocado sobre madeira compensada, projetada para tornar a superfície do piso o mais plana possível.

Substratos de cortiça

underlay de cortiça para laminadoO forro de cortiça prensada pertence à categoria de materiais caros. É um material produzido na forma de folhas e rolos. Diversas variações de substratos de cortiça estão disponíveis para os consumidores - com borracha, betume e aparas de cortiça.

A opção apresentada tem as seguintes vantagens:

  1. Restauração da forma original. Estando em estado de compressão por um longo período de tempo, um substrato de cortiça em folha é capaz de restaurar a sua forma no menor tempo possível.
  2. O plugue é caracterizado por um parâmetro de baixa condutividade térmica. Este material proporcionará um excelente isolamento térmico, podendo ser utilizado em ambientes frios.
  3. o material tem boa resiliência e elasticidade. Graças a isso, a durabilidade do piso laminado é significativamente aumentada;
  4. a cortiça é um material natural. É absolutamente amigo do ambiente, embora não tenha medo de apodrecimento e outros processos corrosivos.

Ao escolher um substrato de cortiça, você deve estar ciente de suas características negativas:

  • o material permite a passagem de água, podendo o excesso de humidade acumular-se por baixo da cortiça;
  • o material é caracterizado por um alto grau de densidade, pelo que é impossível apoiá-lo sobre suportes com desvios superiores a 2 mm sem nivelamento prévio.

O forro de cortiça não é recomendado para uso em ambientes com altos níveis de umidade. Além disso, é caracterizado por um custo bastante elevado, que nem sempre é adequado para o consumidor.

Recomenda-se colocar o forro de cortiça sobre um piso perfeitamente plano. Caso contrário, ele se deformará rapidamente e falhará. Antes da instalação, o contrapiso deve ser tratado com uma mistura de solo hidrorrepelente.

Underlay de cortiça betuminosa

underlay betume-cortiça para laminadoO underlay de cortiça betuminosa é um tipo de underlay de cortiça para pavimentos laminados. É feito de papel kraft, que é pré-impregnado com betume e coberto com finas aparas de cortiça.

Este tipo de suporte apresenta as mesmas vantagens e desvantagens da cortiça. Porém, devido ao uso do betume, o substrato apresenta maior resistência à água.

Substrato de coníferas

qual substrato para o laminado é melhor do que coníferasA versão clássica do substrato feito de madeira natural arvores coníferas. Abeto é frequentemente usado para isso. O material é caracterizado por uma textura porosa, o que potencializa sua função de isolamento acústico.

A madeira natural absorve bem a condensação, nivelando as pequenas rugosidades do piso. Recomenda-se usá-lo se o contrapiso for de concreto.A única desvantagem deste substrato é o seu alto custo, por isso é recomendável usá-lo na colocação de um laminado caro.

Poliestireno expandido

poliestireno expandidoUma das opções mais ideais, caracterizada pela excelente qualidade e preço acessível. O substrato é feito de espuma de poliestireno extrudido, que possui excelentes funções de absorção de som.

Devido à textura porosa do material, o forro absorve a condensação, protegendo o laminado da alta umidade. Isso permite que seja instalado sem uma camada de impermeabilização adicional. O material é caracterizado pela alta elasticidade e é capaz de restaurar rapidamente sua forma original.

Underlay combinado

underlay combinadoÉ uma combinação de polietileno e espuma de poliestireno. O substrato consiste em 3 camadas. As camadas superior e inferior são feitas de polietileno, a camada do meio é representada por pequenas bolas de poliestireno expandido.

A presença de um filme plástico na parte superior não permite a passagem de umidade, protegendo os laminados do excesso de umidade. A camada inferior de polietileno desempenha uma função semelhante, exceto que permite que a condensação passe para poliestireno expandido... Graças a isso, a água é descarregada para fora pelas brechas tecnológicas, sem chegar ao laminado. Esta característica do substrato permite excluir o uso de impermeabilização adicional na instalação do revestimento do piso.

O underlay combinado suaviza irregularidades da base bem, é caracterizado por uma longa vida útil.

No entanto, ao escolher esta opção, deve-se ter em mente que ela é feita de estireno. Essa substância, quando evaporada, tem efeito negativo na saúde geral. Você pode se livrar do problema graças à ventilação diária.

Underlay laminado: critérios de seleção

escolha de underlay para laminadoÉ impossível dizer inequivocamente qual substrato para um laminado é melhor. Cada tipo de forro possui características, vantagens e desvantagens próprias.

Os especialistas recomendam focar em uma série de critérios importantes ao escolher uma opção adequada:

  • o custo do material de construção;
  • período operacional permitido;
  • Amizade ambiental;
  • resistência a processos de corrosão, fungos e roedores;
  • forma de liberação (suporte de rolo ou folha).

Uma atenção especial também deve ser dada à espessura do substrato. A maioria dos usuários acredita que esse valor deve ser o máximo. Na prática, absolutamente não é o caso. Com um substrato espesso, o laminado será fortemente comprimido por cargas, o que com o tempo acarretará a deformação do revestimento.

Para adquirir o substrato da mais alta qualidade, você deve se concentrar em observar as seguintes regras:

  1. A espessura permitida do substrato varia entre 2-5 mm. Ao escolher uma opção adequada, é necessário levar em consideração a presença de defeitos no piso. Se a base for desnecessariamente irregular, é melhor optar por uma base mais espessa. Se for o mais plano possível, sem defeitos visíveis, um substrato fino seria o ideal.
  2. A espessura do substrato depende diretamente dos materiais de fabricação. A espessura padrão da base de cortiça não excede 2 mm. Dando preferência ao polietileno, deve-se adquirir um produto com espessura mínima de 5 mm. Isso se deve ao fato de que, com o tempo, o polietileno vai ceder.
  3. Aconselha-se a utilização de substrato com espessura superior a 5 mm em divisões onde haja necessidade de um aumento significativo dos indicadores de isolamento térmico e acústico.

Os especialistas não recomendam cobrir o contrapiso com uma camada inferior de 5 mm de espessura. Isto se deve ao fato de que com o tempo as juntas laminadas serão danificadas.

O laminado é originalmente um revestimento de piso versátil projetado para resistir à flexão. Se você colocar um forro grosso por baixo, com o tempo, defeitos aparecerão no revestimento, o piso começará a ranger.

Características de montagem do substrato

qual substrato para o laminado é melhor, instalaçãoColocar a base sob o laminado é um procedimento simples que qualquer usuário pode realizar.

O processo consiste em várias etapas fundamentais:

  1. Uma fina camada de polietileno deve ser aplicada sobre uma mesa de concreto nova. Se o contrapiso for antigo, esta recomendação pode não ser seguida.
  2. Toda a sujeira é removida do chão. Recomenda-se aspirar a área para se livrar do acúmulo de poeira. O substrato deve estar o mais limpo e seco possível antes de colocar a base.solo nivelado limpo
  3. Sobre a superfície preparada, é colocada uma película impermeabilizante sobreposta com aproximação às paredes. Depois disso, você pode começar a colocar o substrato. Você pode cortar o material com uma tesoura comum ou uma faca de construção. Se o forro tiver ondulações, deve ficar embaixo para nivelar ao máximo os desníveis do piso.
  4. As costuras de conexão devem ser coladas com fita adesiva sem falhas. Depois disso, você pode prosseguir para a instalação do laminado.cola as costuras

O underlay deve ser instalado sobre um revestimento de piso perfeitamente seco.

Para verificar se a argamassa de concreto secou, ​​é necessário colocar polietileno sobre a base e aguardar a noite. Se não houver condensação sob o saco pela manhã, você pode prosseguir com a instalação do revestimento do piso.

O substrato é caracterizado por uma pequena massa, portanto, ao colocar o laminado, ele pode se deslocar. Para evitar isso, é recomendável prender o forro com fita dupla-face.

Como escolher um substrato para um laminado - vídeo

Jardim

casa

Equipamento