Insetos benéficos na agricultura natural

joaninha no jardim Na natureza, não existe o conceito de inseto "prejudicial" ou "útil". Cada espécie desempenha funções específicas, mantendo o equilíbrio do ecossistema. As categorias "prejudicial" e "útil" são relativas. Por exemplo, as formigas, que as pessoas costumam considerar como pragas, enquanto protegem suas colônias, comem outros insetos indesejáveis, como a mariposa ou o gorgulho. Mas as formigas também espalham pulgões, que prejudicam as plantas, então os jardineiros exterminam as formigas em suas áreas borrifando as plantas com produtos químicos.

Formigas

Se você é um defensor da agricultura orgânica, não deve matar formigas. Você pode limitar os criadouros dos pulgões plantando alfazema ao redor do ninho, que os pulgões não conseguem cheirar. Muravyov não é desencorajado por este cheiro. Esses insetos podem viajar longas distâncias em busca de alimento para a colônia e, portanto, irão salvá-lo de gorgulhos, moscas da framboesa e outras pragas de insetos. Para evitar que os pulgões se multipliquem em seu site, povoe joaninhas ao lado da colônia de formigas.

joaninhas

Existem mais de 2.000 espécies de joaninhas no mundo, das quais 100 criaram raízes na Rússia. Este besouro é um verdadeiro predador; na França, é comum uma espécie de joaninhas, que se unem em um enxame e voam em busca de alimento, destruindo apiários inteiros.

A joaninha de sete pontos ataca apenas insetos que se alimentam de seiva de planta, ou seja, pulgões, ácaros e outros. As larvas da joaninha de sete pintas são pretas com manchas avermelhadas. Uma larva voraz pode exterminar até 200 pulgões por dia, o que é 5 vezes mais do que um adulto pode comer.

Esses insetos são tão úteis que entomologistas americanos transportaram várias centenas de besouros para a América do Norte. Lá, joaninhas criaram raízes e começaram a se reproduzir. Assim, os agricultores receberam um inseticida vivo. Em fazendas industriais, joaninhas de sete pontos são especialmente criadas para combater pulgões e larvas da mosca da framboesa.

Classe de insetos "Cavaleiros"

Os insetos da classe "Cavaleiros" receberam esse nome devido à maneira característica de botar ovos. Eles escalam uma grande larva de uma praga de inseto, por exemplo, um besouro da batata do Colorado ou um urso e colocam seus ovos diretamente no corpo da vítima. A larva, depois de eclodir, começa a secretar veneno, que mata o inseto nocivo, então a larva se alimenta dos tecidos mortos da praga, deixando apenas a casca.

Classe de insetos "Polinizadores"

Os polinizadores são geralmente considerados abelhas ou borboletas, mas outros insetos benéficos dessa classe podem ser encontrados nos jardins russos, por exemplo, a mosca flutuante. O inseto ganhou esse nome por causa do som característico que uma mosca faz ao voar. Assemelha-se ao murmúrio silencioso da água. A hoverfly é totalmente inofensiva, para proteção ela se disfarça de vespa, e portanto os pássaros não as atacam.

 

Jardim

casa

Equipamento