Plantar e cuidar de uma planta de madressilva

Madressilva para decoração de parcelas Tanto os arbustos frutíferos da madressilva quanto as plantas ornamentais dessa espécie vêm recebendo a atenção dos jardineiros domésticos há um século. A variedade de tipos e formas de madressilva permite utilizar a cultura na decoração de arcos, como sebe, em plantações em grupo e individuais. Quase todos os arbustos de madressilva são excelentes plantas mel. Variedades com frutas saudáveis ​​comestíveis regularmente se deliciam com uma colheita abundante. É difícil plantar este arbusto na sua região? E como cuidar da madressilva para que a planta mostre ao máximo todas as suas qualidades?

Leia também o artigo no tópico: Propriedades úteis da madressilva.

Escolhendo um local para o plantio de madressilva

A madressilva, seja um arbusto frutífero ou uma viçosa liana em flor, distingue-se pelas técnicas agrícolas simples, não requer cuidados ou condições especiais.

Floração abundante de madressilva em local ensolarado

Na hora de escolher o local para o plantio, é preciso levar em consideração que o melhor crescimento e a floração abundante só são possíveis em uma área bem iluminada e com pouco sombreamento. Se a planta estiver em sombra densa, os brotos se alongarão e o número de botões de corte diminuirá. Você não precisa esperar por um crescimento amigável e uma frutificação abundante quando a madressilva é plantada em áreas excessivamente secas ou, ao contrário, úmidas e baixas.

Os requisitos de madressilva para a composição do solo são muito modestos. O arbusto prefere solos soltos, moderadamente úmidos, com acidez de até 8,5 unidades. Ao plantar madressilva, é imperativo que uma boa drenagem seja fornecida, e uma mistura de três partes de gramado é bastante adequada como um solo fértil, turfa e areia retirada um pedaço de cada vez.

Veja também foto de madressilva caprifol!

Plantar madressilva no local

Mudas com sistema radicular protegido por torrão e vaso podem ser plantadas na horta de abril a outubro, sem medo de que a planta dificilmente se aclimate e adoeça.

Cuidados com mudas de madressilvaA muda, cuidadosamente transferida para a cova de plantio, é rapidamente aceita e não requer, exceto para alimentação e rega, quaisquer cuidados especiais. Se se pretende plantar madressilva com sistema radicular aberto, a época mais favorável para isso é o período da segunda quinzena de agosto a outubro. Isso é devido ao:

  • o final da estação de crescimento;
  • boa resistência de inverno do mato;
  • conclusão da formação de brotos e gemas apicais para crescimento na próxima estação.

Floração de um jovem arbusto de madressilvaPor ser a madressilva uma planta de polinização cruzada, o jardineiro deve prever a presença de arbustos em algum lugar próximo para a transferência de pólen dos insetos, caso contrário não será necessário aguardar a colheita do único arbusto do local.

As plantas de dois ou três anos de idade são mais frequentemente utilizadas como material de plantio, para as quais são preparadas covas de pelo menos 30 cm de profundidade e largura.

Antes de transplantar, você precisa cortar o arbustoPlantas mais maduras também podem ser transplantadas. A única condição é que a madressilva, como na foto, que é plantada e cuidada já no sexto ano de vida, seja cortada preliminarmente com 50 cm de altura. Devido à ausência de uma copa grande e de uma massa de folhagem, será mais fácil para o arbusto se acostumar com as novas condições.

Para arbustos pré-cortados de 5 a 7 anos, as covas de plantio são alargadas e aprofundadas para 50 cm:

  • É importante deixar uma distância de pelo menos um metro e meio a dois metros entre as mudas que vão crescer bem.
  • O sistema radicular é endireitado e polvilhado com solo de modo que o colo da raiz do arbusto fique ao nível do solo.
  • Os fertilizantes necessários são introduzidos na cova, por exemplo, 40 gramas de um agente contendo potássio, 60-100 gramas de superfosfato e cerca de cinco quilogramas de verbasco.

O material de plantio está pronto para o plantio em terreno abertoSe o solo for fertilizado inicialmente, a planta não precisará de fertilização adicional por dois anos após o plantio. E como cuidar da madressilva no momento em que a muda atinge o solo?

  • O local de plantio é bem regado.
  • O solo sob o arbusto plantado é coberto com cobertura morta para evitar a rápida evaporação da umidade.

O plantio de madressilva na primavera só é possível se a planta entrar na estação de crescimento tarde. Na maioria das vezes, essas são espécies decorativas, por exemplo, madressilva alpina ou de folhas pequenas. É melhor não perturbar as variedades de frutificação na primavera. O cuidado com a madressilva, o plantio caiu na época do renascimento e início do crescimento, ameaça com complicações graves.

Neste tópico:Descrição da variedade de madressilva tártara!

Como cuidar da madressilva?

Decoração de escada em madressilvaA estação de crescimento da madressilva começa no início da primavera. As plantas revivem rapidamente após o inverno e, para uma floração abundante, devem receber alimentação de alta qualidade na forma de fertilizante universal a uma taxa de 20-30 gramas por metro de área de plantio. Quando a planta dá botões, é bom sustentar sua força regando Kemira Universal, 20 gramas por balde de água.

A madressilva responde favoravelmente à aspersão. Este procedimento, se houver um atraso perceptível no crescimento do arbusto, pode ser usado para introduzir isca foliar, que inclui superfosfato, fertilizantes de nitrogênio e potássio. Quando o verão acaba, é importante que as plantas hibernem fortes e saudáveis.

Como alimentar a madressilva no outono?

  • Após uma queda maciça de folhas, o solo sob os arbustos de madressilva é solto em 20 cm e 100-200 gramas de cinza de madeira peneirada são aplicados por metro de plantação.
  • Além disso, os arbustos devem ser alimentados com infusão de esterco ou húmus com adição de fertilizantes de fósforo e potássio.
  • Antes do início do frio, os círculos do tronco sob as plantas são cobertos com turfa ou serragem, com uma camada de até 5 cm.

Para obter frutos com sabor decente, não basta plantar no local uma variedade de alto rendimento. É necessário dar água suficiente à planta e controlar o estado do solo sob as plantações.

Como cuidar da madressilva na estação quente? A madressilva não tem grande necessidade de água, mas no tempo quente e seco, especialmente com os frutos maduros, é necessária uma rega adicional de 10 litros por arbusto. Caso contrário, o solo seca e fica compactado.

As plantas que não recebem umidade são forçadas a derramar alguns dos frutos ou as bagas amadurecem e ficam secas com um sabor amargo claro.

Poda de madressilva e formação de arbustos

Colheita pronta para colherCuidar da madressilva no outono não se limita a fertilizar e soltar o solo. Após a finalização da queda das folhas, é hora de podar o arbusto. Dependendo do tipo de planta e de sua finalidade, a formação da copa ocorre de maneiras diferentes. Videiras e plantas ornamentais plantadas com o propósito de criar sebes precisam apenas da remoção higiênica dos ramos fracos, doentes e danificados, bem como dar forma ao arbusto. Na madressilva em frutificação, não só a aparência, mas também o número de frutos maduros depende da qualidade da poda. Portanto, a poda dessas plantas tem características próprias.

Após a colheita dos frutos, eles iniciam a podaA melhor época para podar a madressilva é no outono, quando a folhagem já caiu e a estrutura do arbusto está bem traçada. A movimentação dos sucos na madressilva começa muito cedo, se não tiver tempo de retirar o excesso ou galhos velhos em março, terá que esperar até outubro. Mas os brotos secos podem ser removidos a qualquer momento. A madressilva durante os primeiros dois ou três anos de vida não necessita de muita poda. O desenvolvimento dos brotos nesta época deve-se aos botões superiores, e o arbusto aumenta a massa verde. Então, o alongamento dos ramos gradualmente cessa, e eles começam a crescer demais com ramos laterais.

É geralmente aceito que a partir dos 3 anos de idade, um arbusto jovem devidamente formado praticamente não precisa de nenhuma intervenção em seu crescimento.

Regras de poda de outono para madressilvaMas se inicialmente a planta tinha mais de cinco brotos de nível zero estendendo-se da raiz, você terá que cortar os galhos extras antes. Se isso não for feito, os brotos começarão a enfraquecer e secar por conta própria devido à falta de luz. A remoção e poda da madressilva no outono estão sujeitas a:

  • topos poderosos em galhos que diminuíram ou já pararam de crescer;
  • crescimento vindo da base do arbusto;
  • rebentos curtos e fracos que não têm tempo de amadurecer para o inverno;
  • ramos doentes, secos e danificados.

A frutificação em massa na madressilva ocorre em brotos fortes de um ano de idade, portanto, eles não podem ser encurtados. Ao podar uma safra que gosta de luz, a principal atenção é dada aos ramos direcionados para o fundo da copa. Eles interferem no crescimento dos brotos adjacentes, interferem na polinização e no desenvolvimento das bagas. Eles são cortados primeiro.

Rejuvenescimento do velho arbustoComo e quando podar madressilva, se um arbusto adulto produz cada vez menos? De oito a dez anos de idade, a madressilva envelhece e precisa de uma poda rejuvenescedora, incluindo:

  • severo desbaste da coroa,
  • cortar todos os ramos enfraquecidos por pragas ou doenças;
  • remoção de galhos antigos e sua substituição por copas ou galhos localizados próximo à base do arbusto;
  • corte os galhos que pararam de crescer, para transferir para galhos ou copas fortes, localizados mais perto da base do arbusto.
  • poda de galhos secos para tecido vivo e não danificado.

Os locais de cortes de ramos grandes devem ser tratados com piche. Se o arbusto estiver escorrendo e não for possível o desbaste, vale a pena retirar toda a copa acima de 50 cm do colo da raiz para iniciar novamente a formação da madressilva na próxima safra.

Leia também o artigo: madressilva - plantio e cuidados nos subúrbios!

Plantar, cultivar, cuidar da madressilva - vídeo

Jardim

casa

Equipamento