Uso eficaz de fertilizante superfosfato

superfosfato de fertilizante Às vezes, até mesmo as plantas caseiras de verão bem cuidadas podem perder sua forma: elas murcham e as folhas ficam com a cor azul-violeta. Nesse caso, é necessário o uso de fertilizante superfosfato.

O fósforo é uma substância necessária para garantir a vida normal e o desenvolvimento de uma planta. A saturação natural do solo com essa substância útil é de apenas 1%, e os compostos disponíveis com ela são ainda menores.

O fósforo participa de processos metabólicos de energia, fornecendo nutrição para células vegetais, bem como na fotossíntese. Graças a isso, o rendimento aumenta e as plantas adquirem força para um crescimento acelerado.

O superfosfato de fertilizante é feito à base de compostos de nitrogênio-fósforo, em combinação com oligoelementos e minerais. Essa composição está saturada com muitas substâncias naturais necessárias para o bom crescimento e desenvolvimento dos frutos.

O superfosfato de fertilizante universal ajuda a aumentar o rendimento. O complexo de oligoelementos acelera o processo de floração e o desenvolvimento geral do sistema radicular e do caule, além de proporcionar cura e proteção contra a ocorrência de diversas doenças.

Fertilizantes

O complexo composto de nitrogênio-fósforo tem dois tipos principais:

  • Superfosfato simples. A concentração de fósforo no fertilizante é concentrada em 25%, nitrogênio - até 8%, enxofre - até 10% e sulfato de cálcio (gesso) em 40%. O superfosfato simples está disponível comercialmente em duas formas: pó e grânulos.
  • Superfosfato duplo. Conseqüentemente, contém o dobro de fósforo facilmente digerível (45-55%). A capacidade do nitrogênio é de 17% e do enxofre é de 6%. O superfosfato duplo é produzido, principalmente em grânulos, que se dissolvem facilmente em água pura.

Visualizações

A disponibilidade de diferentes formas deste fertilizante permite que seja aplicado em tipos específicos de plantas, diferentes tipos de solo e em diferentes estádios de maturação.

Como usar o superfosfato simples

fertilização Para obter um resultado elevado, é necessário conhecer os princípios de interação e as proporções necessárias para plantas ou culturas hortícolas específicas. A forma como o fertilizante superfosfato é usado está indicada na embalagem ou nas instruções em anexo.
Uma composição simples e dupla de um fertilizante de fósforo e nitrogênio universal complexo pode ser usada ao plantar mudas ou sementes em qualquer solo. Também não há restrições para culturas hortícolas e mudas de árvores.

No entanto, ao aplicar este fertilizante, você precisa levar em consideração uma pequena nuance - o superfosfato é fraco em solos ácidos.

Para que o fertilizante não perca suas propriedades nutricionais, é necessário desoxidar o solo lenhoso cinzas ou uma mistura de cal (500 ml de cal ou 0,2 kg de cinzas devem ser contados em 1m2 solo).

fertilização O processo de desoxidação completo leva muito tempo. Após um mês, o superfosfato pode ser aplicado ao solo. Só depois desse período, não antes. A maneira mais eficaz de adicionar superfosfato simples é despejá-lo diretamente nas fileiras ou buracos cavados para o plantio de plantas ou mudas. Os residentes de verão recomendam o plantio de mudas imediatamente após a fertilização.

O superfosfato simples é amplamente utilizado para fertilizar solos soltos, franco-arenosos e podzólicos. Plantas que consomem muito enxofre (nabo, batata, beterraba, linho, cenoura, rabanete, bulbos de qualquer planta) têm uma excelente taxa de crescimento e rápido desenvolvimento.

Lembre-se de que ao trabalhar com superfosfato, é estritamente proibido criar misturas de nitrato de amônio, giz, cal, ureia.

O superfosfato é um fertilizante universal independente obtido a partir de minerais naturais (mineralização de esqueletos de animais e escória de processamento de minério de ferro). Seu uso eficaz só é possível de acordo com as recomendações de especialistas.

Instruções de uso do superfosfato

aplicação de soloO fertilizante superfosfato duplo é aplicado ao solo no início da primavera, antes do plantio, ou no outono, após a colheita. O fósforo deve ter tempo para se estabelecer no solo. No intervalo entre as principais entradas de fertilizantes, também é recomendável prever a rega das plantas cerca de duas vezes.

Superfosfato de fertilizante, instruções de uso:

  • É melhor aplicar o superfosfato duplo uniformemente com um plantador de grãos, porque ele está na forma de grânulos;
  • A principal aplicação de superfosfato duplo deve ser realizada antes da semeadura da horta. Isso geralmente é feito sob o arado. Desde a aplicação inicial, o fertilizante granulado não é lavado pela irrigação ou água da chuva e não cai abaixo da camada de semeadura;
  • A utilização de métodos de espalhamento manual de grânulos é menos eficaz, uma vez que esse fertilizante deve estar localizado próximo ao sistema radicular das culturas;
  • Muitos residentes de verão usam formulações de superfosfato duplo em combinação com fertilizantes de nitrogênio-potássio e potássio, que são aplicados na primavera e, consequentemente, no outono.

Para mudas de vegetais e ervas, são introduzidos no solo de 30 a 40 g por metro quadrado de superfosfato duplo. Para alimentar uma árvore frutífera de jardim no outono, é necessário adicionar ao solo até 600 g de superfosfato duplo por 1 m2. Para mudas e plantas em estufas e viveiros, use 100 g / 1m2... É necessário adicionar 4 g de superfosfato duplo à vala com batatas. No caso de solo empobrecido, a quantidade de fertilizante deve ser aumentada em 30%.

Mudas jovens e mudas de árvores e arbustos precisam especialmente de reposição e fertilização, uma vez que não há outra maneira de obter substâncias vitais. O mercado atual oferece uma ampla gama de nutrientes, o primeiro dos quais é o superfosfato.

Vídeo sobre o uso de superfosfato na preparação de plantas de outono

Comentários
  1. Júlia

    Concordo plenamente com o autor do artigo que para uma boa colheita as plantas precisam ser alimentadas. O superfosfato é um fertilizante bom e eficaz. Na maioria das vezes eu uso grânulos de superfosfato duplo. Eu os alimento com as mudas pela primeira vez em casa de vegetação e, pela segunda vez, já no campo aberto, quando as mudas criam raízes. Eu uso superfosfato principalmente para tomates, pimentões, repolho. As proporções são as mesmas descritas no artigo. Estou muito satisfeito com o resultado.

  2. Albina Andreevna Knyazeva

    O superfosfato é um fertilizante que, além do fósforo, fornece à planta oligoelementos e nitrogênio. O próprio fósforo é um elemento da vida. É ele quem participa do desenvolvimento das raízes, da criação da imunidade. Um sinal de falta de fósforo nas mudas e plantas jovens é a cor roxa da lâmina da folha, aspecto opaco e falta de crescimento. Mas você não deve se apressar para se alimentar na primavera. O motivo pode estar no solo frio. Em baixas temperaturas, as plantas não absorvem fósforo. Portanto, antes de adicionar fertilizante, você precisa analisar porque não é suficiente. E no preparo das plantas de inverno, na segunda metade do verão, são necessários fósforo e potássio. Uma das propriedades desagradáveis ​​do superfosfato é que seu resíduo não utilizado é o gesso. Portanto, na estufa, tento fazer o revestimento superior com um extrato de superfosfato, despejando o sedimento em uma pilha de composto.

  3. Maria

    Boa hora do dia. Não consigo descobrir quanta água você precisa para diluir o superfosfato duplo. obrigado pela resposta

    • Natali

      Durante a estação de crescimento, para irrigação, 20-30 g de superfosfato duplo são diluídos para 10 litros de água.

  4. Maria

    Eu entendi como diluir, obrigado, mas na água mal se dissolve, me disseram que pode ferver e o sedimento se dissolve. Isso é verdade? Os nutrientes irão embora se forem fervidos?

    • Natali

      O superfosfato é diluído em água morna, mas não mais de 50 graus.

Jardim

casa

Equipamento