Enxertando uma nova variedade de uva em um velho arbusto

Colheita de um jovem arbusto de uvas As estacas de uvas varietais podem ser enxertadas em um velho arbusto comum. Assim, vários resultados são alcançados ao mesmo tempo: melhoram o sabor do fruto, fazem a colheita no menor tempo possível e aumentam a resistência da planta varietal às doenças. A singularidade do procedimento também está no fato de que várias variedades diferentes podem ser enxertadas em um arbusto velho. A enxertia de uvas é divertida e gratificante. Existem várias maneiras de realizar este procedimento.

Enxerto de primavera

O enxerto se enraizou em um velho arbusto

No final da primavera, você pode tentar enxertar as mudas de uma planta jovem nos brotos verdes da velha. Isso geralmente é feito por produtores que não tiveram tempo para preparar as estacas necessárias com antecedência. Enxertar uvas "verdes com verdes" também é relevante se os vizinhos compartilharem mudas jovens de deliciosas frutas silvestres de seu lote.

Embora este método seja bastante popular e simples, ele ainda requer uma preparação preliminar:

  • Certifique-se de cumprir as condições sazonais - o final de maio é o mais adequado. É nessa época que o crescimento da videira se acelera e os sucos se movem ativamente.
  • O arbusto que será o estoque é podado durante a dormência (início da primavera ou outono). O corte é feito 5 cm abaixo do nível do solo, após o qual é tratado com uma solução de verniz de jardim.
  • O broto preparado deve ser bem regado e coberto com palha. De cima, você ainda pode esticar o filme para que o solo aqueça mais rápido e os novos brotos cresçam mais rápido.
  • O arbusto estará pronto para o enxerto quando os brotos estiverem fortes e ficarem duros, e seu comprimento será de cerca de 25 cm.

Um enxerto é uma fuga que é enxertada. O porta-enxerto é a parte da videira sobre a qual é enxertado.

Sequência de ações para o método "verde para verde"

Para ser um novo arbusto de uvas

  1. Apenas os dois brotos mais fortes são deixados na videira velha. O resto deve ser removido. O resto é reduzido com uma faca afiada. Um corte reto é feito sob o segundo nó. A folha crescendo sobre o primeiro nó pode ser deixada. Mas se um enteado começou a se desenvolver nele, ele deve ser removido com muito cuidado.
  2. EnxertoUm olho é suficiente para o herdeiro. Portanto, o talo verde é cortado em pedaços curtos (cerca de 3 - 4 cm). Acima da folha é deixado 1,5 cm de comprimento e abaixo - 2 cm A folha é cortada ao meio.
  3. O próximo corte do rebento é feito em forma de cunha do lado inferior. Isso é necessário para uma entrada apertada na divisão do porta-enxerto.
  4. A última parte do processo é isolar o local do corte vivo. É embrulhado em papel alumínio, coberto com verniz de jardim e colocado em uma garrafa de plástico. Não deve ser removido antes que um novo galho comece a crescer.

O material para o herdeiro deve ser fresco. Eles são cortados no dia da vacinação.

Enxertia com estacas caolhos em um rebento verde

Enxertia com estacas caolhos em um rebento verdeA enxertia de verão também é possível com uma estaca maturada de um olho. Com um procedimento bem-sucedido, é possível colher ainda mais cedo do que com o método "verde para verde". A diferença é que o rebento deve ser preparado no outono.

As estacas de outono devem ser preservadas no inverno e não secar.

Depois de examinar as estacas na primavera, as mais fortes são selecionadas e colocadas na água com a adição de raiz. Após dois dias de imersão, o material preparado é seco e cortado em pedaços com um olho. As bordas cortadas são seladas com parafina quente.

Antes de mergulhar os cortes na parafina fundida, certifique-se de que estejam secos, caso contrário, a parafina descascará.

Os cortes tratados com parafina são armazenados até o início do verão a uma temperatura de +4 +6 graus (por exemplo, na prateleira inferior da geladeira). É melhor colocar o material de enxerto em sacos separados e assinar o nome da variedade. Em meados de junho, o pedúnculo é retirado de local fresco. A parte inferior é cortada em cunha, após o que é inserida na divisão do ramo jovem. As ações são semelhantes ao método "verde para verde".

Cuidar de uvas jovens

Uma nova variedade em um velho arbusto está crescendoQuando todas as vacinas são feitas, começa o momento mais doloroso - esperar pelos resultados. Para que todas as novas variedades criem raízes com sucesso, você precisa usar esse tempo com benefícios e fornecer a planta com bom cuidado e atenção. Para fazer isso, basta seguir algumas dicas simples:

  1. Desde o início, todas as instruções para a tecnologia de enxerto devem ser estritamente seguidas. Afinal, cada método tem suas características, o tempo de execução, o processo de colheita do material e a preparação do estoque. Se as condições não forem atendidas, você não deve esperar um resultado positivo.
  2. Enrolar o corte também é um pré-requisito importante para o sucesso. Deve ser apertado, hermético. Se o suco for liberado sob o enrolamento, isso é feito incorretamente. A planta perderá vitalidade e pode morrer.
  3. Não deve haver pontos de crescimento extras no broto. Todas as forças da planta devem ser direcionadas para o crescimento das estacas enxertadas. Se a vinha está localizada em uma área ensolarada com solos férteis, esta regra é especialmente verdadeira. O vinicultor terá que cortar constantemente enteados desnecessários.
  4. Um pré-requisito também é o cumprimento das regras de tecnologia agrícola e cuidado com a planta-mãe. As uvas devem na hora regadoobter iluminação adequada.
  5. O cumprimento do regime de temperatura também é obrigatório. Se o verão for frio, os descendentes não se desenvolverão.

Também é necessário garantir que as ervas daninhas não cresçam ao redor do arbusto, que o solo entre as regas esteja solto. É inaceitável durante este período danificar a videira com fungos ou doenças.

Como plantar uvas corretamente?

Jovens arbustos crescem no rebentoPara realizar corretamente a enxertia de uvas de verão e primavera, é necessário não só seguir a tecnologia, mas também escolher um dia quente com muita umidade. Em clima quente, o corte pode secar. Para evitar isso, é recomendável amarrar o corte com um pano úmido sob o filme. Durante o verão, você precisará monitorar a condição do filme - deve haver condensação nele. Se não estiver, o tecido está seco e precisa ser umedecido novamente. Você pode remover o enrolamento somente após o aparecimento de novos brotos fortes.

Agora você já sabe como plantar uvas na fenda na primavera e no verão. Além desses métodos, os residentes de verão usam ativamente as vacinas de outono.

Vídeo sobre o enxerto de uvas em um caule de arbusto

Jardim

casa

Equipamento