Aves: como equipar um galinheiro em casa, conselhos práticos

galinheiro de madeira A avicultura é simplesmente impossível sem uma “casa de pássaros”, porque no inverno a ave, inclusive as galinhas, precisa de calor e não consegue sobreviver ao ar livre. Se um celeiro sólido estiver disponível no local, ele pode muito bem servir de abrigo para galinhas. Caso contrário, o galinheiro terá que ser construído do zero. Não se deixe intimidar - isso não é nada difícil se você seguir os conselhos de avicultores experientes.

Então, ao organizar galinheiro você precisa prestar atenção aos seguintes pontos:

  • material para paredes;
  • o tamanho do galinheiro;
  • iluminação;
  • ventilação;
  • bueiro ambulante;
  • poleiros;
  • ninhos.

Qual a melhor forma de fazer as paredes do galinheiro?

Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre o material. Tanto o tijolo quanto o bloco de espuma são adequados para a construção das paredes do galinheiro, porém, um galpão de madeira será a melhor opção para a avicultura, principalmente no verão. A vantagem de um galinheiro de madeira é o custo relativamente baixo dos materiais em comparação com um de pedra. Além disso, o microclima em tal residência é uma ordem de magnitude melhor, já que a árvore tem a capacidade de respirar.

As paredes de madeira devem ser caiadas anualmente com uma solução de cal para evitar o aparecimento de pragas avícolas.

Para a criação de galinhas durante todo o ano, o galinheiro deve ser isolado. No inverno, a temperatura ambiente mínima não deve cair abaixo de 10 graus Celsius. No resto do tempo, 15 graus são considerados uma temperatura confortável. Se a temperatura cair, as galinhas vão parar de botar ovos, além disso, até mesmo a queimadura das patas é possível.

Qual deve ser o tamanho do galinheiro?

A área do galinheiro depende diretamente do número de cabeças de pássaros. Por 1 sq. m, não mais do que 5 poedeiras ou uma dúzia de galinhas jovens são permitidas.

A área mínima para 5 frangos não pode ser inferior a 3 metros quadrados. m.

Quanto aos pisos, não é recomendado o uso de pisos de barro e barro na avicultura, pois são facilmente danificados por roedores. Uma das opções de piso mais práticas é uma mesa de cimento de malha fina. A betonilha deve ser coberta com cama, como serragem.

Iluminação Coop

Na sala de criação de galinhas, é imperativo fornecer aberturas de janela do lado sudoeste. O tamanho da janela é de aproximadamente ¼ da área do piso. Ao cultivar aves em regiões com invernos rigorosos, é necessário fazer uma moldura de janela adicional de inverno (removível).

Além disso, deve-se instalar iluminação elétrica no galinheiro, sendo preferível pendurar a lamparina com abajur. É necessário posicionar a lâmpada de forma que a iluminação principal fique na área dos comedouros e poleiros. Em uma sala semi-escura, as galinhas dormem a maior parte do tempo, enquanto sua produção de ovos diminui.

Ventilação e passarela

No galinheiro, especialmente no galinheiro isolado, é imperativo fornecer uma entrada de ar fresco. Para isso, pode-se instalar um exaustor (em ambientes pequenos) ou fazer um simples abastecimento e exaustão.

Para que os frangos se movimentem livremente fora do galinheiro, a pouca distância do chão, é necessário fazer um pequeno bueiro de 30x30 cm, claro, se o território do galpão permitir pássaros ambulantes. Deve ser fechado com uma porta que sirva de ponte.

Poleiros para galinhas

Poleiros são um elemento obrigatório do galinheiro.As galinhas não devem dormir no chão ou em ninhos. Para os poleiros, é aconselhável utilizar blocos de madeira de 5x6 cm com pontas arredondadas para que os frangos não machuquem as patas. Eles devem ser instalados a uma altura de 50 cm do chão. A distância entre as barras deve ser de pelo menos 35 cm para a ave sentar-se livremente e 25 cm da última barra à parede. Um frango por poleiro requer poleiros de 25 cm.

A remoção das barras de poleiro facilita a limpeza e o manuseio.

Alguns criadores de aves praticam poleiros em escada, mas neste caso as galinhas poluem umas às outras. É melhor colocar os postes na vertical.

Ninhos

O local para os ninhos das galinhas deve ser reservado no canto mais escuro do galinheiro. O ninho deve ter 40 cm de profundidade para camada caber nele. Os ninhos devem ser instalados em uma colina (40 cm do chão). Para uma dúzia de camadas, 3-4 ninhos são suficientes.

Frangos de diferentes idades devem ser mantidos separadamente, caso contrário, um pássaro adulto pode ofender as frangas. Além disso, a ninhada e a galinha também devem ser separadas. Quanto à presença de um galo, então sua presença não é de todo necessária se se planeja manter galinhas apenas para a obtenção de ovos. Mas para a criação de galinhas domésticas, você não pode passar sem ele.

Arranjo de um galinheiro - vídeo

Jardim

casa

Equipamento