Criação de perdizes em casa: dicas básicas para cuidar

criando perdizes em casa Criar perdizes em casa é um negócio lucrativo e competitivo, pois sua carne é considerada uma iguaria. Este jogo é muito apreciado pelo seu sabor delicado e propriedades nutricionais, o que o torna parte do cardápio de muitos restaurantes. É por isso que as perdizes podem ser criadas não apenas para consumo pessoal, mas também para o lucro.

Quais raças de perdizes são adequadas para reprodução doméstica

raça perdiz para criação em casa

O sucesso da criação de perdizes em casa depende de quão corretamente sua raça é escolhida.

As principais variedades incluem:

  • cauda branca;
  • Branco;
  • tundra;
  • cinza;
  • keklik.

Para criação doméstica, a última raça é a mais adequada. A reprodução da perdiz cinzenta se generalizou devido à despretensão na alimentação, à rápida adaptação às novas condições de habitat e também à maior produção de ovos entre todas as espécies de perdizes.

A criação de Keklik não é generalizada. A fêmea pode incubar até 50-60 ovos, mas nunca os incuba. Para pintos reprodutores, incubadora... É por isso que o grão-de-bico costuma ser cultivado exclusivamente para fins estéticos.

Criação de perdizes em casa: principais características

criação bem-sucedida de perdizes em casaCriar perdizes em casa não é muito diferente de criar galinhas. A principal vantagem dessas aves é sua simplicidade e facilidade de cuidado. Eles podem ser mantidos em galinheiros normais e em gaiolas.

Regras básicas para o cultivo de perdizes:

  1. Regime de temperatura - considera-se que a temperatura ótima para as perdizes é de + 19-20 ° C, caso contrário, a produção de ovos diminui.
  2. Umidade - deve ser mantida entre 50-75%. Com baixa umidade do ar, a produtividade das aves diminui.
  3. Luz - a iluminação muito forte torna as perdizes agressivas, elas começam a se bicam. A opção mais adequada é utilizar lâmpadas com potência de até 50 W, a duração do dia deve ser de no mínimo 16 horas.

perdiz caminhandoManter as perdizes em casa exige uma ventilação especial. Essas aves têm um metabolismo muito rápido, portanto, para evitar o superaquecimento do corpo, precisam constantemente de ar puro. Ao mesmo tempo, as perdizes devem ser protegidas de ventos e correntes de ar cortantes.

Requisitos da casa

proteção confiávelA principal dificuldade em criar perdizes em casa é que essa ave amante da liberdade está acostumada a viver na natureza. É extremamente difícil acostumá-la à gaiola, porque suas condições não são muito semelhantes a essas. Basta deixar o pássaro sair do recinto - e ele simplesmente voará para longe.

Ao organizar um aviário, você precisa se lembrar das regras básicas:

  • a perdiz deve ser confortável e espaçosa, deve ser capaz de voar livremente;
  • os voos das aves devem ser os mais seguros possíveis;
  • é importante proteger a casa de roedores;
  • é necessário criar condições que se assemelhem o máximo possível ao natural - colocar grama seca, vários arbustos.

A melhor opção para as condições de casa é criar perdizes em gaiolas com transferência para uma aquecida. galinheiro ou um galinheiro no início do inverno.

perdizes no verão e invernoComo aviário de inverno, você pode usar quase qualquer construção de fazenda seca e quente.Na hora da disposição, deve-se ter em mente que as perdizes voam muito bem e alto, portanto, é melhor cobrir o perímetro do aviário com uma malha fina.criação de condições naturais

As perdizes são extremamente medrosas, portanto, para o aviário, o melhor é escolher um local no canto mais afastado do quintal, longe do barulho e dos animais da fazenda.

Disposição da célula

gaiola de perdizNa disposição do aviário, deve-se ter em mente que deve ser amplo o suficiente para que as perdizes possam voar livremente. É por isso que a altura da gaiola deve ser de pelo menos 2 m, uma perdiz deve ter pelo menos 50-70 cm de área de cerco.

Por cima e por todos os lados, a gaiola é necessariamente cercada por uma malha de malha fina - o melhor de tudo, algodão ou náilon. A rede de metal não deve ser usada, pois pode ferir a ave.

Para a rápida adaptação das perdizes e sua estadia confortável dentro do recinto, é necessário criar condições que sejam o mais próximas possível da natureza.

Para fazer isso, você pode colocar feixes de grama seca, feno, vários ramos de abeto, um galpão sob o telhado, sob o qual os pássaros podem se refugiar.

Bebedouros, viveiros de grama, comedouros, assim como os chamados banhos são instalados no aviário para perdizes. Estes são recipientes cheios de areia. Os pássaros se banham nele para eliminar os parasitas das penas.

Ao manter as perdizes em uma sala pequena, várias gaiolas com pássaros podem ser dispostas em fila, a uma distância de cerca de 80-100 cm uma da outra. São elevadas a 70-90 cm do chão ou do solo - esta altura ajuda a proteger de forma fiável as perdizes do vento, correntes de ar, humidade e parasitas.

Alimentando perdizes

dietaA nutrição das perdizes deve ser equilibrada em todas as vitaminas e minerais necessários. O "cardápio" desta ave não é muito diferente do das galinhas, com a única exceção - as perdizes não devem receber ração para galinhas.

O que comem perdizes:

  • cevada picada;
  • painço;
  • sorgo;
  • cevada e trigo esmagados;
  • grãos de milho;
  • aveia;
  • folhas de repolho branco;
  • lentilhas;
  • sementes de girassol;
  • bagas de viburnum e Rowan;
  • farinha e bolo de plantas oleaginosas.

As ervas frescas são parte obrigatória da dieta da perdiz. Folhas de alface, trevo, alfafa, urtiga, dente de leão são os mais adequados para alimentar essas aves. No inverno, as perdizes recebem ainda biscoitos de pão de trigo, óleo de peixe e queijo cottage com uma pequena porcentagem de gordura.

Além disso, as perdizes podem receber vegetais, frutas e raízes - mas bem picadas. Beterraba açucareira e forrageira, abobrinha, cenoura, pepino, maçã e pera são adequados para alimentação.

Além disso, as aves recebem suplementos de cálcio - cascas de ovo esmagadas ou pedras de concha esmagadas.

Modo de alimentação

em brancoRecomenda-se alimentar as perdizes duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Para essas aves, a falta de comida e a superalimentação são muito perigosas. É por isso que você precisa monitorar o tamanho da porção - não mais do que 50 g de mistura de grãos são dados para uma perdiz.

dietaA alimentação dos pintos é diferente da das aves adultas. Sua peculiaridade é que seu sistema digestivo continua a se formar após o nascimento. Durante os primeiros 5-7 dias, os pintos podem receber gema de ovo fervida amassada. Decorrido o tempo especificado, um pão de trigo embebido em leite é introduzido na dieta dos pintinhos.

Doenças das perdizes e a luta contra elas

Quando mantidas em cativeiro, podem se desenvolver doenças de perdizes, uma das quais é a atrofia da moela. A principal causa da doença é o uso prolongado de ração com farinhas pelas aves. Para resolver esse problema, é imprescindível adicionar cascalho fino na ração das perdizes, o que contribui para uma melhor digestão dos alimentos.

A avitaminose não é uma doença menos comum das perdizes. Na natureza, eles comem grandes quantidades de grama fresca, larvas e insetos.

Para o tratamento do beribéri, ervas frescas, peixe moído ou farinha de ossos devem estar presentes na dieta das aves.

Se a casa não for limpa regularmente, as perdizes podem desenvolver doenças respiratórias. A causa são os vapores de amônia que emanam de seus excrementos. É muito importante limpar imediatamente o recinto e toda a casa.

Criação de perdizes

criando perdizes em casaÉ melhor para criadores de aves iniciantes criar perdizes não com ovos para incubação, mas com várias aves adultas, o que é muito mais fácil. Eles são comprados em viveiros especiais. Você também pode pegar algumas perdizes enquanto caça, mas esse método tem uma desvantagem significativa - as aves selvagens são muito difíceis de criar raízes em casa.

As perdizes devem ser heterossexuais. Durante o período de acasalamento, as perdizes são divididas em pares e formam uma espécie de “famílias”, portanto, seu número deve ser pareado.

Para criar perdizes, elas devem ser transferidas para um aviário. Isso é melhor feito na primavera. Em primeiro lugar, uma fêmea é lançada na gaiola, uma hora depois um macho pode visitá-la. Se os pássaros permanecerem amigáveis ​​e calmos, eles criaram seu casal com sucesso. Se eles começam a brigar, se perseguem, a fêmea não gosta do macho. Nesse caso, ele é substituído.

garotasA postura de ovos das perdizes depende das condições do recinto, do clima e da alimentação. Os pássaros podem construir seu próprio ninho com feno, grama e sua própria penugem, ou podem ser colocados em uma caixa normal cheia de palha em uma gaiola.

As perdizes são altamente produtivas. Em uma embreagem, eles podem ter até 20-25 ovos. O casal os incuba por 22-25 dias, após os quais os filhotes emergem dos ovos. Durante as primeiras 2 semanas, eles ficam com a mãe, após o que são transplantados para um aviário seco e quente.perdizes crescidas

Para pintinhos pequenos, você precisa equipar um aviário separado. Deve conter areia seca e grama fresca. Não se deve dar água aos pintinhos, a única exceção é o longo tempo seco.

Criar perdizes em casa não é particularmente difícil, então essas aves são ótimas para fazendeiros novatos. Com custo mínimo e manutenção simples e fácil, em breve você poderá obter carne valiosa para consumo pessoal ou ganho financeiro.

Criação de perdizes em casa - vídeo

Jardim

casa

Equipamento