Criação e criação de leitões vietnamitas

Porco vietnamita adulto Entre os criadores de gado americanos e europeus, os leitões vietnamitas tornaram-se famosos apenas no final do século passado. Na Rússia, essa variedade de porcos domésticos apareceu ainda mais tarde, mas o interesse por animais incomuns acabou sendo enorme.

Como os porcos barrigudos vietnamitas diferem dos tradicionais, e quais são as vantagens dos animais desta raça? Em comparação com as raças antigas de porcos domésticos, as capacidades e potencial desses animais não são totalmente compreendidos e os criadores estão trabalhando para melhorar o material disponível. Mas já está claro que os imigrantes de quatro patas do Vietnã têm um grande futuro.

Características de porcos vietnamitas barrigudos

Os porcos asiáticos ou, como se costuma dizer, vietnamitas se destacam:

  • maturidade precoce;
  • ganho de peso estável;
  • despretensão na escolha dos alimentos;
  • conteúdo pouco exigente;
  • limpeza.

Porquinhos no gramado

Mulheres calmas são consideradas mães cuidadosas, embora sejam bastante férteis. A maturação sexual dos machos ocorre aos seis meses de idade e, nas fêmeas, alguns meses antes. Em média, os porcos dão duas ninhadas por ano, cada uma das quais pode ter até 18 leitões.

Em casa, os leitões vietnamitas vivem em um clima subtropical e tropical úmido, mas isso não impede que os animais se adaptem com sucesso ao clima mais severo da zona central da Rússia.

Os porcos têm excelente imunidade, resistem facilmente a doenças comuns de animais domésticos e, com bons cuidados, os leitões vietnamitas são ainda mais lucrativos na criação do que muitas raças já comprovadas. Isso é facilitado pelo fato dos animais se distinguirem por um físico forte, que fala de uma orientação de carne, e sua carne é suculenta, a quantidade de bacon é pequena.

Como são os porcos vietnamitas?

Barrigas de maconha vietnamitas têm uma aparência muito memorável. Entre as características da raça:

  • cor predominantemente preta de animais;
  • peito largo, costas fortes e pernas curtas e fortes, tornando os porcos atarracados;
  • estrutura encurtada do focinho;
  • orelhas eretas de tamanho médio.

A raça deve seu nome a outra característica - as barrigas caídas volumosas que aparecem em leitões vietnamitas em crescimento.

Alimentação de porco vietnamitaEssa "decoração" em um javali adulto pode atingir praticamente o nível do solo, o que, entretanto, não impede os animais de manter a mobilidade e atividade invejável.

A aparência engraçada de jovens leitões vietnamitas, como na foto, às vezes atrai a atenção dos amantes de animais decorativos. Mas, neste caso, é preciso lembrar que, apesar da limpeza, os leitões continuam sendo representantes de sua própria espécie, e os porcos em miniatura se transformam rapidamente em animais poderosos. Na época da puberdade, os animais atingem um peso de 30–35 kg, e um macho adulto reprodutor ou porca pesa até 150 kg.

Criação de leitões vietnamitas

Para facilitar o cuidado ao criar leitões vietnamitas, os animais são atribuídos a uma sala seca, quente e ventilada. O piso do chiqueiro deve ser nivelado, sólido e adequado para limpeza e desinfecção repetidas. É melhor se for concretado. Sobre essa cobertura é feito um calçadão.

Cordeirinho e porcoComparados com outras raças, os porcos asiáticos são bastante pequenos, por isso não requerem muito espaço para colocação. As máquinas são feitas levando em consideração a possibilidade de sua limpeza diária.

Quantos porcos vietnamitas manter na fazenda depende do próprio criador, mas um curral com área de 4 a 5 metros quadrados deve contabilizar:

  • um par de mulheres adultas;
  • um homem;
  • uma porca com uma ninhada.

Para o período de inverno, o aquecimento é fornecido em locais onde são mantidos porcos asiáticos, sendo especialmente importante manter o aquecimento quando surgem leitões pequenos, cuja imunidade e proteção contra fatores ambientais negativos dependem apenas do recebimento de leite materno e cuidados humanos.

Na estação quente, os animais podem caminhar. O pátio deve ser protegido do vento. Em caso de chuva, com certeza arrumam galpões confiáveis, no auge do crescimento dos porcos, enchem tábuas nas quais você pode coçar as costas, tirar comedouros e recipientes com água.

Organização da nutrição para a criação de porcos vietnamitas

Porcos vietnamitas adoram grama, vegetaisA novidade da raça dá origem a muitas informações não muito corretas a respeito, entre outras coisas, da nutrição animal. Às vezes, é aconselhável estabelecer a dieta dos leitões vietnamitas exclusivamente com alimentos verdes. Com efeito, o volume do estômago e as peculiaridades do aparelho digestivo dos suínos permitem a assimilação de grande quantidade de erva, mas neste caso não é necessário esperar um bom ganho de peso e qualidade da carne. Os verdes forçam os animais a comer grandes quantidades de ração para produzir muitos resíduos, mas a eficácia dessa dieta é baixa.

Como alimentar leitões vietnamitas em casa? Nas fazendas domésticas, a dieta dos leitões criados para carne é baseada em misturas de grãos com alto teor calórico com inclusão de plantas verdes, o que se justifica especialmente no verão. Em vez da forragem que os porcos geralmente recebem, como palha ou raízes, o feno é oferecido aos porcos vietnamitas com barriga.

Uma mistura alimentar à base de cereais é feita com ênfase na cevada e no trigo. Eles digerem bem e fornecem ganho de peso corporal tipo bacon. Esses cereais devem representar até 70% do volume da ração.

Leitão pastandoGrãos indigestíveis como aveia, ervilha e milho são incluídos na ração em 10% do total:

  1. Todos os tipos de grãos são pré-triturados e despejados em água fervente para obter uma mistura úmida nutritiva.
  2. Para 8-9 litros de água, deve haver metade do volume dos cereais e uma colherinha de sal.
  3. Após 10-12 horas de cozimento no vapor, a comida está pronta.
  4. Para maior eficiência da dieta, vitaminas, estimulantes digestivos e óleo de peixe são adicionados aos alimentos.

Para as porcas que aguardam os filhotes e já cuidando dos leitões, o cardápio é mais variado com a adição de produtos lácteos fermentados, reversos, ovos cozidos picados à mistura.

Bons resultados são obtidos alimentando porcos vietnamitas barrigudos com mingau de cereal espesso. No inverno, abóboras e cenouras pré-preparadas são introduzidas na dieta. Os animais adoram vitaminas do feno à base de legumes, como alfafa, ervilhaca, trevo. Até 15% da ração, principalmente na estação fria, pode ser fervida batatas

Criação de porcos vietnamitas

A auto-reprodução de porcos vietnamitas requer o cumprimento de algumas regras. Para o acasalamento, são selecionadas fêmeas com mais de 4 meses de idade, que ganharam peso superior a 30 kg, e machos a partir dos seis meses. Nesse caso, os animais não devem ter relacionamentos estreitamente relacionados.

Você pode adicionar um javali a um porco quando ele mostrar sinais de caça:

  • não passando ansiedade;
  • inchaço ou secreção na alça genital.

Porcos vietnamitas criados em casa são liberados do fardo 114-118 dias após o acasalamento. O porco avisa sobre a aproximação do parto vários dias antes do evento por comportamento inquieto, tentativas de amolecer a cama e custar o ninho.

Se o criador prestar atenção à aparência da fêmea, notará sinais de abaixamento do abdômen, lóbulos de leite claramente marcados e mamilos aumentados, escoamento de colostro.

Porco brancoUm papel decisivo no sucesso da criação de leitões vietnamitas é desempenhado pelo cuidado do gado desde os primeiros dias de vida.No momento do parto e para os leitões recém-nascidos, mantenha uma temperatura do curral de 30–32 ° C. Os suínos da raça asiática duram de 3 a 5 horas. Quando toda a descendência nasce, é importante esperar que surja a placenta. Os leitões são limpos de muco, secos, tratados com o cordão umbilical e colocados na porca para que ela os possa alimentar com colostro. Quanto mais cedo isso acontecer, maior a probabilidade de o animal crescer forte e forte.

Uma boa ajuda para um criador de gado novato que está interessado nesta raça despretensiosa será um vídeo sobre leitões vietnamitas, criando-os e criando em um quintal.

Autocruzamento de leitões vietnamitas

Desde as primeiras horas de vida até cerca de um mês de idade, os leitões vietnamitas recebem leite materno. Mas se a princípio é o único produto do cardápio, a partir do décimo dia é oferecida aos animais a primeira alimentação na forma de água potável, giz, carvão amassado e argila. Os suplementos minerais são concebidos para melhorar a digestão e ter um efeito benéfico na saúde e imunidade dos ossos.

Leitões de engorda para carneOs leitões vietnamitas não devem ser mantidos com leite por muito tempo. Animais jovens de crescimento rápido começam a ter falta de ferro, cálcio, outros oligoelementos e nutrientes. A alimentação de longo prazo pode não ter o melhor efeito sobre a saúde da porca.

Portanto, a partir dos 20 dias de idade, os rebentos são introduzidos em alimentos complementares com cereais espessos à base de alimento composto com a adição de complexos vitamínicos. Para prevenir a anemia, os leitões recebem injeções de medicamentos especializados.

A partir de um mês de idade, os animais jovens são gradualmente desmamados do leite, transferindo o regime de alimentação e dieta para os adultos. A essa altura, barrigas de maconha vietnamitas saudáveis ​​e ativas pesam mais de 2,5 a 3,5 kg.

Os leitões estão prontos para o abate já aos 4 meses de idadeA criação de porcos vietnamitas não é apenas uma maneira de fornecer carne saudável rapidamente e sem muitos problemas para uma família, mas também um negócio lucrativo. Os leitões estão prontos para o abate em 3 a 4 meses, porém, para ganhar mais peso, pode-se esperar até seis meses, quando já passou o pico de crescimento dos animais.

Criação de leitões vietnamitas - vídeo

Jardim

casa

Equipamento