A ferrugem aparece nas folhas de groselha - o que fazer?

ferrugem em groselhas As groselhas são uma das bagas mais saudáveis, por isso todo jardineiro cuida de seus arbustos para fazer uma boa colheita. O aparecimento de sinais de doenças nas plantas pode perturbar e assustar, mas com medidas oportunas e corretas, o jardineiro pode facilmente lidar com qualquer problema. O artigo se concentrará no aparecimento de ferrugem nas folhas da groselha e em como se livrar dela.

O que é isso, ferrugem nas folhas de groselha?

A ferrugem nas folhas da groselha é uma doença fúngica. Na maioria das vezes, os esporos caem em arbustos de coníferas, principalmente de cedro e pinheiro. Por esse motivo, essa doença é comum na zona média do país.

Se os esporos entrarem nas folhas da groselha, isso não significa que haverá sinais de sua presença nesta temporada. Via de regra, a doença se desenvolve em um ambiente úmido. Mesmo assim, o fungo hiberna bem, de modo que a disseminação da infecção pode começar na primavera.

ferrugem em folhas de groselha - foto

A ferrugem nas folhas de groselha é fácil de reconhecer. Pequenos pontos amarelados aparecem no topo das folhas. Na parte inferior da folha, você pode ver almofadas amarelas ou laranja. Eles contêm um fungo de verão, que se desenvolverá posteriormente.

Com o tempo, colunas de cor amarela e vermelha crescerão das almofadas, esporos de ferrugem maduros irão pendurar nelas. À medida que a doença se espalha com a queda, toda a parte interna da folha fica coberta de pêlos enferrujados, a folha fica literalmente fofa.

Como lidar com a ferrugem das groselhas?

Existem várias medidas preventivas que podem ser tomadas para evitar problemas de ferrugem. Em primeiro lugar, existem variedades especiais que são particularmente resistentes a esta doença fúngica. Os residentes da zona média do país ficam melhor dando preferência a eles.

ferrugemVocê não deve plantar arbustos de groselha perto de coníferas. Caso contrário, o risco de esporos é muito alto. Não se esqueça de pulverizar os arbustos de groselha com agentes que aumentam a durabilidade da planta.

Recomenda-se pulverizar arbustos de groselha nos períodos mais importantes da cultura:

  • o aparecimento das primeiras folhas;
  • formação de botões;
  • período de floração;
  • dez dias após a terceira pulverização com alto risco de propagação da doença.

bolsões de ferrugemPara a pulverização, utiliza-se Bordeaux líquido ou oxicloreto de cobre. O primeiro é uma solução de sulfato de cobre (50 gramas) e cal virgem (75 gramas) em 5 litros de água. Para preparar o segundo, é necessário diluir 35 gramas de um medicamento a 95% em 10 litros de água.

Se, no entanto, aparecerem esporos de ferrugem nos arbustos, uma ação urgente é necessária. O seguinte descreve como lidar com a ferrugem nas groselhas:

  1. Remova as folhas infectadas dos arbustos para evitar que os esporos se espalhem ainda mais.
  2. É melhor queimar as folhas infectadas, pois mesmo na compostagem o fungo pode hibernar e se espalhar para outras plantas na primavera.
  3. Pulverize os arbustos com um dos produtos acima.

Mesmo após concluir as medidas, o jardineiro deve ter muito cuidado, pois os esporos podem permanecer no mato. Se os sinais de infecção reaparecerem, as operações acima devem ser realizadas novamente. Não se esqueça dos aditivos preventivos que aumentam o grau de resistência das plantas a várias pragas, incluindo a ferrugem.

Se os arbustos de groselha crescerem nas proximidades, você deve prestar atenção a eles, pois os esporos podem criar raízes ali.

A ferrugem apareceu nas folhas da groselha - o que fazer em tal situação agora está claro. O principal é não começar a cuidar da planta, então ela dará frutos com frutos grandes por muitos anos. O fungo, é claro, é capaz de matar groselhas, mas em mãos cuidadosas, e isso não é um problema. Com o tempo, as disputas podem ser eliminadas completamente.

Como cuidar de groselhas (vídeo)

Comentários
  1. Victoria

    Bom artigo, dicas úteis, especialmente para quem deseja cultivar uma rica safra de groselha. Todo jardineiro novato deve saber como lidar com doenças de plantas. A ferrugem é, de fato, uma doença séria e, se nada for feito, ela pode destruir completamente o arbusto. Está bem descrito no artigo que as medidas preventivas (cuidados, alimentação) são muito importantes. E se a ferrugem já apareceu, uso também o líquido bordeaux. Ela ajuda muito. Tentei outras drogas, mas são menos eficazes.

  2. Albina Andreevna Knyazeva

    Ferrugem na groselha negra e arruinou minha vida por vários anos. Então, em algum lugar, li sobre o tratamento com carbonato de sódio antes da floração e vitríolo de ferro. Parece ter ajudado. Mas havia mais uma coisa, era esse arbusto que tinha sido habitado por pulgões desde a primavera, fosse lá o que eu fizesse. E então um artigo descobriu que os pulgões amam as delicadas folhas das groselhas, já que são alimentadas com fertilizantes nitrogenados em excesso. Houve um pecado. Como eu fazia todas as atividades ao mesmo tempo, não sei, a redução da fertilização com nitrogênio, soda ou vitríolo afetou, mas os pulgões e a ferrugem desapareceram ao mesmo tempo. A ferrugem, eu percebi, é ainda mais perigosa porque depois que as folhas caem antes do tempo, elas começam a sair novamente, quando a planta precisa se preparar para o inverno, a robustez do inverno é perturbada. Tirei folhas doentes, talvez por isso salvei o jardim, outras árvores e arbustos não doeram. Conclusão, uma dieta equilibrada pode criar uma área saudável. Do contrário, vamos regar com venenos e usá-los nós mesmos.

  3. Vera Vasilievna

    O líquido Bordeaux pode ser usado se as frutas verdes já estiverem penduradas nas groselhas?

    • Natali

      É possível, apenas uma solução muito fraca. 1% Bordeaux líquido (100 g de sulfato de cobre e 100 g de cal virgem por 10 litros de água). Para que o processamento seja benéfico, você precisa preparar adequadamente a mistura. Além disso, é importante não só não violar os princípios básicos, mas também "ajustar" a acidez da mistura ao ótimo. Não use recipientes de metal. Em um recipiente, extinguir o cal e dissolvê-lo em 5 litros de água, em outro - dissolver o sulfato de cobre e despejar lentamente na solução de cal. Prepare o Bordeaux líquido imediatamente antes de usar, não pode ser armazenado. Um líquido azul devidamente preparado, viscoso ao toque, tem uma reação neutra ou ligeiramente alcalina. Preparando incorretamente a mistura, você pode queimar as plantas, ou, pelo contrário, não matar as feridas. Entre outras coisas, essa solução entope o pulverizador.
      Em tempo chuvoso, os mais eficazes são - captan (a uma concentração de 0,3-0,5% - 30-50 g por 10 l de água), ftalano (a uma concentração de 0,5% - 50 g por 10 l de água), cineb (a uma concentração de 0,4% - 40 g da droga por 10 litros de água).

  4. Eugene

    Borrifei Skorom na concentração de 1 ml por 2 litros de água e cortei as folhas, pareceu ajudar. O líquido bordalês serve apenas para profilaxia, em caso de doença não faz sentido.

Jardim

casa

Equipamento