O hissopo ou erva-de-são-joão azul é uma erva medicinal em seu canteiro de flores

erva de São João azul Você sabia que existe erva de São João azul? Por isso as pessoas chamam a erva de hissopo por sua aparência e cor celestial das flores. Muitas vezes, essa planta perene pode ser encontrada não apenas na natureza, mas também em canteiros de flores. A natureza despretensiosa, as propriedades medicinais e a bela aparência decorativa tornam-no um hóspede bem-vindo no jardim. E como o hissopo exala um aroma doce e é uma boa planta de mel, não é de se estranhar que muitas vezes seja plantado no local. Qual a aparência da erva de São João azul, onde ela prefere crescer e quais as propriedades que possui?

O que é hissopo

A erva-de-são-joão-azul cresce na forma de um arbusto herbáceo, consistindo em muitos brotos eretos. São cobertos por uma folhagem pequena e dura de cor verde escuro, e na parte inferior ramificam-se, deixando sair hastes laterais. Os galhos jovens são verdes, mas com o tempo tornam-se quase marrons.

Se as folhas forem esfregadas, o aroma das especiarias torna-se claramente perceptível e seu sabor é ligeiramente amargo. Graças a isso, o hissopo também é usado como tempero, acrescentando-se a vários pratos.

O hissopo floresce durante todo o verão e até meados do outono, por sua vez revelando pequenas flores nas axilas das folhas na parte superior do broto. As inflorescências longas em forma de espinhos são geralmente coloridas de azul, mas existem tipos hissopo com flores brancas ou rosa.

Para a preparação de chás medicinais e infusões, o hissopo é colhido da mesma forma que a erva de São João real - durante a floração. Os galhos são arrancados junto com as inflorescências. A colheita dos frutos (nozes pequenas com sementes muito pequenas) é iniciada no outono, depois de totalmente maduros. Como erva picante, é aconselhável cortar os ramos jovens.

Erva de São João Azul - características de cultivo no jardim

O hissopo também pode ser cultivado como planta ornamental. Arbustos exuberantes com flores azuis claras ficam ótimos quando plantados em fileiras. Plantas crescidas criam uma borda viva, com a qual você pode enfatizar os limites do canteiro de flores ou desenvolvê-lo em segmentos. O hissopo é semelhante à alfazema.

O hissopo é propagado por sementes, estacas ou divisão do arbusto. Para que floresça abundantemente e por muito tempo, é necessário plantar erva-de-são-joão azul em local ensolarado. O solo deve ser leve, moderadamente úmido e fértil. Você pode adicionar fertilizantes de húmus e fósforo e potássio antes de plantar. O hissopo não exige cuidados: irrigação regular, remoção de ervas daninhas, alimentação periódica - é tudo de que precisa. A menos que você precise cortar os arbustos para o inverno para que eles cresçam mais rápido na primavera. No entanto, isso não é necessário e, no inverno, o hissopo ficará verde sob a neve.

As propriedades curativas da erva de São João azul

O hissopo é uma das plantas ricas em óleos essenciais. Mas essas estão longe de ser todas as substâncias benéficas que contém. Flores e brotos perfumados contêm uma grande quantidade de taninos,

O chá de ervas feito de raminhos de erva-de-são-joão azul tem um efeito curativo no corpo humano e é indicado para uso quando:

  • reumatismo;
  • má digestão, colite e gastrite;
  • dor no peito;
  • asma brônquica;
  • problemas com o sistema nervoso e muitas outras doenças.

O hissopo também é usado para preparar tinturas para gargarejos e loções. Eles podem lavar feridas para aliviar a inflamação e curar rapidamente.

Cultivo e uso de erva-de-são-joão azul ou hissopo - vídeo

Jardim

casa

Equipamento