Os principais métodos de criação de framboesas

uma foto de uma framboesa madura Quão framboesas se multiplicam, conhece quase todo jardineiro experiente, o que não se pode dizer de jardineiros novatos. Para eles, este artigo se tornará um verdadeiro achado, e os amadores experientes também aprenderão algo novo por si próprios.

Hoje, existem várias maneiras de criar framboesas. Aqui estão os mais comuns:

  • Estacas verdes e também de raízes;
  • Prole de raiz;
  • Sementes.

Reprodução de framboesas por estacas

Esse método é mais comum entre os jardineiros. Não demora muito e é bastante fácil de aprender. As framboesas podem ser propagadas por meio de mudas verdes e também de raízes. Os métodos são ligeiramente diferentes uns dos outros, por isso daremos uma descrição de cada um deles.

  • Propagação de framboesas com estacas verdes. A essência do método reside no fato de que a reprodução da framboesa ocorre com o uso de sugadores de raiz do arbusto. É digno de nota que eles aparecem (geralmente nos corredores) após vários anos de existência de plantio. Esses brotos não têm sistema radicular, portanto, não são usados ​​como mudas, mas como estacas, que mais tarde podem dar raízes.

foto de cortes verdes

Então, para começar a implementar este método, você precisa de uma faca ou podador. Com essas ferramentas, você precisa cortar cuidadosamente (de preferência perto da raiz) galhos verdes. Depois disso, os cortes resultantes devem ser baixados (por 15-17 horas) em uma solução previamente preparada que contém vários estimulantes de crescimento (heteroauxina, ácido indolilbutírico, etc.) e colocados em local fresco. A temperatura da água deve ser em média 18 graus. Se esse requisito não for atendido, a eficiência de processamento é reduzida a zero.

Depois de decorrido o tempo, as mudas podem ser plantadas sob o filme. Para torná-los bem aceitos, é preciso monitorar a umidade (deve ser alta), sob o chamado abrigo, e a temperatura (22-25 graus).

IMPORTANTE! Este método é usado quando as estacas verdes já têm 2 ou 3 folhas verdadeiras. Se você fizer esta operação antes, há uma grande probabilidade de que a framboesa jovem não crie raízes.

  • Reprodução de framboesas por meio de estacas de raízes. Esse método é menos popular porque tem algumas desvantagens. Em particular, ao desenterrar as raízes (este é um pré-requisito para a reprodução por este método), o arbusto de framboesa é frequentemente danificado. Depois disso, ele fica doente por um longo tempo e, em alguns casos, pode morrer. Apesar disso, esse método tem o direito de existir e, portanto, falaremos sobre ele com mais detalhes.

A escavação das raízes é realizada principalmente nos corredores, o que permite minimizar os danos aos arbustos em crescimento nas proximidades. As raízes (ou estacas de raízes) são selecionadas as mais fortes, seu comprimento deve variar entre 10-15 cm. Os melhores exemplares (aqueles com ramos laterais) são dispostos em pequenos sulcos (5 mm de profundidade), cobertos com terra e, como eles seque o solo é regado. Depois de um tempo, novos arbustos de framboesa aparecerão na superfície.

Reprodução de framboesas por sugadores de raiz

sugadores de raizEste método é o mais versátil e amplamente utilizado entre os jardineiros experientes. A prole da raiz é um caule verde mais maduro que tem seu próprio sistema radicular, mas depende do arbusto-mãe. No outono, eles são desenterrados e transferidos para um novo local. Para que o futuro arbusto acostumou-se bem, deve ser regada sistematicamente e a princípio não permitir que os raios solares incidam sobre as folhas da planta. Para fazer isso, você pode puxar um pano sobre os sugadores de raiz.

Propagação de framboesas por sementes

Esse método praticamente não é comum entre os jardineiros, pois exige muito trabalho e muito tempo. Este método é geralmente usado por criadores.

As framboesas são tiradas e trituradas por uma peneira. As sementes, junto com a polpa, são colocadas em um copo d'água e bem lavadas. As sementes flutuantes não são adequadas para o plantio, acredita-se que ainda estão subdesenvolvidas e não poderão dar descendência. As amostras restantes são completamente secas. Após a ação realizada, eles podem ser imediatamente semeados em caixas, entretanto, os especialistas recomendam não se apressar com isso.

Para uma melhor germinação das sementes, é necessário um tratamento especial. Em particular, a semente é colocada na água por um dia. Depois de um tempo, o líquido é drenado e as sementes são misturadas à areia úmida do rio. A consistência preparada é disposta em sacos de náilon (se não houver nenhum à mão, pode-se usar meia-calça comum) e colocada em um recipiente adequado para isso (as caixas comuns podem fazer o seu papel). Em seguida, os sacos de sementes são cobertos com musgo úmido ou serragem pré-cozida. Tudo isso deve ser retirado, de preferência em local fresco, por exemplo, no subsolo ou, se houver espaço, na geladeira.

Os recipientes com todo o conteúdo devem repousar por três meses, depois as sementes junto com a areia são retiradas e semeadas nas caixas.

IMPORTANTE! Para que as sementes de framboesa germinem mais rápido, é preciso semeá-las em ranhuras, cuja profundidade deve ser de cerca de 5 mm. Polvilhe as mudas por cima com uma camada de turfa ou areia. Em seguida, a caixa deve ser coberta com vidro ou polietileno e colocada em local claro onde os raios solares diretos não penetrem.

fotos de reprodução de framboesaQuando todas as ações acima forem realizadas, você precisa ser paciente e aguardar. Digamos imediatamente que nem todas as sementes germinarão. Resultado de sucesso - 50%. As mudas estão prontas para o mergulho (transplante para copos plásticos separados) quando sua altura é de 10 cm. As mudas futuras são mantidas em recipientes até que o tempo relativamente quente chegue lá fora Quando isso acontece, as mudas devem ser plantadas em campo aberto. É aconselhável encontrar um local ensolarado e protegido dos ventos. Após 2 anos, as mudas maduras crescerão a partir das mudas.

Atenção! Mesmo se você optar por usar este método, lembre-se de que as qualidades varietais não são preservadas.

Na verdade, hoje existem mais três maneiras de propagar framboesas, por exemplo, com copas. No entanto, esses métodos não são amplamente usados. As estacas continuam a ser uma opção ideal para muitos jardineiros.

Vídeo sobre a criação de framboesas

Jardim

casa

Equipamento