Uma bela orquídea adoeceu - as folhas ficam amarelas

O amarelecimento maciço da folhagem da orquídea é alarmante As orquídeas de interior são predominantemente nativas das regiões tropicais e subtropicais do planeta, exigindo uma atitude cuidadosa e até mesmo reverente. A resposta à pergunta: "Por que as folhas de uma orquídea ficam amarelas?" na maioria dos casos, há erros no cuidado ou uma flor ficando em condições desconfortáveis.

É claro que as plantas não são eternas e sua folhagem inevitavelmente dá lugar a novas. Mas quando as folhas mudam de cor e murcham em massa, isso merece a atenção e a preocupação do amante de orquídeas que vive em casa.

Por que motivos as folhas das orquídeas ficam amarelas e como lidar com um problema tão sério? Quase todos os erros do florista se refletem na aparência da planta. Mas na maioria das vezes, a flor prejudicial é a culpada:

  • rega inadequada;
  • local escolhido incorretamente para um vaso com uma orquídea;
  • falta de nutrição ou desequilíbrio nos curativos aplicados;
  • doenças das orquídeas ou um ataque de pragas.

Folhas de orquídeas amarelam devido a regas analfabetas

A rega inadequada leva ao aparecimento de folhas amareladas

Quando a planta está exteriormente sã, não há sinais de podridão, manchas de pranto ou ressequimento nas raízes, e as folhas inferiores da orquídea ficam amarelas, na grande maioria dos casos estamos falando de falta de umidade. Muitos cultivadores de flores, regando orquídeas, como as plantações normais de interior, não encharcam todo o volume do substrato. Na falta de umidade, a planta tenta reduzir o desperdício e sacrifica a camada inferior das folhas.

O que fazer se as folhas de uma orquídea ficarem amarelas? A solução para o problema será aumentar o volume de água que entra nas raízes. Se, antes do aparecimento do amarelecimento, o florista praticava a rega com regador comum, faz sentido tentar umedecer o solo por imersão ou em água corrente, deixando escoar todo o excesso de umidade.

Nada menos que a seca artificial de uma orquídea prejudica a baía do sistema radicular. Nesse caso, as folhas não secam, mas frequentemente tornam-se flácidas, letárgicas e adquirem uma cor amarelo acastanhada pouco saudável. Se você examinar as raízes, elas geralmente mostram sinais de decomposição. Tal planta requer assistência emergencial na forma de remoção das áreas afetadas e transplante para um novo substrato.

A causa do amarelecimento das folhas é a falta ou excesso de sol

Folha de orquídea queimada pela luz solar diretaUm sinal de falta de luz solar não é apenas o alongamento dos brotos, mas a mudança na cor das folhas de verde intenso para amarelo. Além disso, a reação da flor é gradual e nítida, até a queda das placas foliares inferiores. Para evitar a situação de as folhas da orquídea ficarem amarelas, é preciso encontrar um local adequado para a flor e fornecer iluminação artificial no inverno.

A maioria das espécies de orquídeas requer longas horas de luz do dia, mas não sob luz solar direta. Com um excesso de luz forte em uma orquídea, as folhas ficam amarelas, ficando cobertas por manchas ressecadas de queimaduras.

As folhas da orquídea ficam amarelas devido à água dura e excesso de fertilizante

Resposta da planta ao excesso de fertilizante e umidade excessivaO teor excessivo de sal na água de irrigação afeta negativamente a planta inteira, mas as folhas são as primeiras a sinalizar mudanças nas condições de manutenção e problemas de saúde. Às vezes é difícil determinar o motivo pelo qual as folhas de uma orquídea ficam amarelas. A aparência do substrato e do vaso pode se tornar uma espécie de dica. Se apresentarem vestígios de depósitos de sal na forma de estrias e placas esbranquiçadas, foi encontrada uma explicação para o amarelo.

A água dura provoca o desenvolvimento de clorose. As folhas das orquídeas ficam amarelas, apenas as nervuras permanecem verdes. Então os brotos ficam expostos e a planta pode morrer.

É possível salvar uma flor com a ajuda de um transplante e uma alimentação foliar competente, para a qual apenas formulações especializadas são utilizadas.

Não vale a pena replantar uma orquídea em flor, mas será muito útil realizar repetidas lavagens do substrato com uma mistura de água destilada e decantada comum. O mesmo método de lavagem é usado para tratar uma orquídea que sofreu com o excesso de fertilizante ou com o uso de uma composição inadequada e desequilibrada para a alimentação.

A orquídea precisa ser seca e transplantada com urgênciaQue outras razões estão causando a mudança na cor da folhagem? Por que as folhas das orquídeas ficam amarelas? Na verdade, existem muitos fatores que levam a planta a tal comportamento. Esta pode ser uma reação natural a uma mudança de cenário, por exemplo, após uma compra ou como resultado de mudanças sazonais que o proprietário não percebeu.

As folhas das orquídeas ficam amarelas se o vaso em que a flor está localizada for pequeno para ela. Nesse caso, a planta é cuidadosamente transferida para um recipiente maior.

Infecções por pragas de orquídeas

A planta é afetada por uma infecção fúngicaO alagamento regular do substrato é duplamente perigoso para as orquídeas, uma vez que está repleto de desenvolvimento não apenas de infecções putrefativas, mas também de fungos. Uma planta enfraquecida atrai ácaros e pragas de insetos.

Com a detecção oportuna de um problema, quando as folhas da orquídea ficam amarelas e murcham, mas o sistema radicular ainda é viável, após sanitização e irrigação com fungicida, a flor é transplantada para um novo solo. Infelizmente, a infecção se espalha rapidamente e pode levar rapidamente à morte de um espécime adulto com flor.

No ar seco, os ácaros da aranha e os ácaros da raiz atacam as orquídeas de interior. As pragas afetam os brotos, rizomas e placas foliares, tornando-se o motivo pelo qual as folhas da orquídea ficam amarelas e a própria planta é gravemente enfraquecida por falta de nutrição.

A planta infectada morreSe o tratamento com preparações acaricidas não for realizado a tempo, a flor perde sua folhagem adulta e o crescimento de uma nova diminui. Na presença de pragas do solo, você não deve se limitar a pulverizar, é muito mais eficaz combinar este procedimento com um transplante.

Vídeo sobre as causas do amarelecimento das folhas das orquídeas

Comentários
  1. Júlia

    Olá! Diga-me o que aconteceu e como devo proceder? As orquídeas já florescem há muito tempo, deixando sair novas folhas, mas as velhas de baixo ficam amarelas! Há uns dois meses tive o mesmo problema, transplantei, mas aí recomeçou tudo ((o que fazer ... me fala !!!

    • Natali

      Se sua orquídea em flor tem mais de 6 folhas, então uma renovação natural está ocorrendo. O sistema radicular não pode alimentar o pedúnculo e um grande número de folhas. A planta doa e preserva flores. Se houver poucas folhas e elas desaparecerem, você terá que sacrificar flores para preservar a planta. Remova os talos até que a massa verde seja restaurada. Faça uma solução de ácido succínico e esfregue as folhas dos dois lados todos os dias.

  2. Natália

    me diga o que há conosco

    • Olga

      A flor estava cheia demais? Você precisa olhar as raízes da orquídea, se elas estão apodrecidas, e cortar todas as danificadas. Gostaria de remover as folhas mais afetadas e transplantar o arbusto em um novo solo com bastante casca (a cota de malha dela não é visível no vaso). Antes de plantar, certifique-se de tratá-la com um fungicida contra fungos e secar a planta por várias horas.

  3. Alexandra

    Bom Dia! Deu uma orquídea no dia 8 de março. Em um mês, todos os botões e flores desabrochando secaram. Além disso, os próprios caules das flores murcham. A rega foi realizada da seguinte forma: semanalmente, o pote foi imerso em água à taxa de 20-25 minutos. (Assim estava escrito no rótulo) a folhagem verde ainda é normal, mas na folha superior maior, o amarelo aparece gradualmente. Por favor, me diga qual poderia ser o motivo e ainda vai florescer? Afinal, uma planta excelente foi trazida da loja, embrulhada em papel artesanal.

    • Olga

      Precisamos ver o que está acontecendo na panela. Retire e verifique se as raízes estão podres. Trate com um fungicida se o problema ainda estiver nas raízes ou para prevenção. Mude o solo. As folhas podem ser esfregadas com ácido succínico. Deixe a folha amarela por enquanto e observe.

  4. Catherine

    Boa tarde, compramos uma orquídea e não vimos na loja que suas folhas estavam quebradas, começaram a amarelar, e os brotos que ainda estão aí também começaram a secar, o que fazer

    • Olga

      Eu verificaria o solo e as raízes e transplantaria a flor para um solo fresco. Se forem encontradas raízes podres, elas devem ser removidas e polvilhadas com seções. As folhas partidas, infelizmente, não voltam a crescer, mas o pedúnculo pode não ter nutrição suficiente devido a problemas com as raízes. Se a flor estiver doente, geralmente é recomendado cortar os caules da flor para que não tirem a força necessária para se recuperar.

Jardim

casa

Equipamento