O forro da varanda é uma excelente escolha para revestimento de interiores

forro para varanda Ripa de varanda é uma das melhores escolhas quando se trata de renovação de varanda. Muitas vezes, as pessoas levam a última coisa para consertar a varanda, já que este não é o local mais utilizado no apartamento, digamos assim. Porém, no desejo de adquirir um espaço aconchegante e bonito em seu apartamento, os proprietários assumem a decoração da varanda - o quarto é ensolarado, bem iluminado, e você também pode admirar a vista da janela.

No assunto, os proprietários de apartamentos se deparam com a primeira e mais importante questão - como embainhar as paredes. Nesse caso, a solução mais simples seria embainhar a varanda com tábua, já que o material não é muito caprichoso, de fácil manuseio e reparo de tal planta não requer grandes gastos em dinheiro ou esforços. Tudo pode ser feito com bastante calma com as próprias mãos, o que é descrito no artigo de hoje.

Qual forro usar

forro de plástico para varanda

Em 90% dos casos, a ripa significa um produto de madeira, por ter um aspecto mais agradável esteticamente e mais caro, muitas vezes os clientes preferem este tipo de revestimento de varanda. No entanto, também existe uma opção semelhante feita de PVC, ou seja, feita de plástico. Por isso, nas pessoas comuns adquiriu o nome de "forro de plástico".

Na verdade, a questão não está no material, mas, em princípio, no algoritmo de edição. Ou seja, o forro deve ser, grosso modo, uma placa retangular com uma ponta de um lado e uma ranhura do outro.

É assim que se realiza a recolha das nossas peças, graças ao qual este método de revestimento se torna fácil até para quem está a fazer reparações em casa pela primeira vez. Você não precisa de muito esforço - pode montar o forro como um grande quebra-cabeça com detalhes enormes.

Na verdade, a escolha do forro para reparo não depende apenas das preferências estéticas dos proprietários, ou seja, não se trata apenas de uma escolha entre árvore e PVC, mas também na capacidade financeira dos condôminos, pois a política de preços depende diretamente do material que decidirá pelo acabamento da varanda com ripa.

O custo da madeira depende da região em que a compra é feita, pois em algumas partes do país sua produção é maior do que em outras. Você não deve ler fontes online sobre experiências e comparações de preços por outras pessoas de outras áreas. Você precisa ir até a loja e comparar os preços de madeira e PVC.

Se falamos da componente estética, então haverá fotos mostrando a vista da sala, forrada com plástico e ripa de madeira. Além disso, cabe aos proprietários do apartamento em que forro escolher para a varanda.

Escolha estética e prática

forro de madeira para varandaA escolha estética da madeira muitas vezes não se alinha com o pensamento prático. A madeira é "mais difícil" de usar. E a questão não é em absoluto a dificuldade de realizar reparos no caso de escolher materiais de madeira, mas em um uso posterior. Como a madeira fica suja mais rápido, partículas de poeira se acomodam na superfície envernizada, que são quase impossíveis de lavar das pequenas rachaduras da madeira e, conseqüentemente, com o tempo, ainda vai escurecer e parecer desleixada. Enquanto o plástico é fácil de limpar e mantém sua aparência definitivamente por mais tempo do que a madeira.

Também esclarecemos que a escolha da madeira muitas vezes é reforçada pelo pensamento “é mais natural”, pois o plástico é “filho de reações químicas”.Porém, isso também não converge com a prática, pois se o ripado da varanda sob o forro for totalmente feito de material não preparado, ou seja, madeira não tratada, esses reparos não durarão mais do que alguns anos, se tiver sorte. A árvore vai começar a se soltar, apodrecer e não há necessidade de falar sobre sua aparência estética.

Decorar a varanda com ripa de madeira é fazer o acabamento com madeira pré-embebida em produtos químicos para preservação e verniz aberto. Claro, tudo isso não tem cheiro natural. No entanto, somente nesta forma, o revestimento de parede de madeira pode servir a um longo serviço: a madeira não será do interesse de uma variedade de insetos, que poderia comer ou viver nele, e devido ao verniz não tem medo da umidade e do calor, por isso costumava encontrar diferentes regimes de temperatura na varanda.

Antes de usar a madeira, você deve tratá-la você mesmo com um anti-séptico.

Deve-se destacar que a dificuldade de utilização do forro de madeira pode ser compensada pela possibilidade de alterar a cor do desenho da varanda. O fato é que o forro é coberto por uma impregnação protetora. Também se assemelha ao envernizamento. Infelizmente, esse tipo de revestimento racha com o tempo e é necessário recobrir as paredes com novas. As impregnações dão uma tonalidade de cor que pode ser selecionada de acordo com os desejos dos proprietários e o esquema de cores desejado no interior do apartamento.

O revestimento com impregnações não é feito em peças individuais, mas em uma parede já acabada com ripa.

Qual forro é melhor

Resumindo o exposto, podemos dizer que na prática o uso do PVC é muito melhor do que a madeira. A subseção "qual forro é melhor" ajudará você a escolher o tipo de forro de madeira. Como foi dito anteriormente, o forro significa materiais à base de madeira, mas o PVC ganhou o nome de "forro de plástico".

Portanto, se um forro de madeira foi escolhido para o apartamento, que tipo de árvore escolher. É claro que, nesse aspecto, convergem as questões da praticidade do uso e do custo dos materiais.

O custo da árvore como um todo, conforme indicado anteriormente, depende da área em que a compra é feita. No entanto, existem tipos de madeira que, independentemente do local de compra, serão mais caros ou mais baratos que outros. Portanto, você pode decidir com antecedência o tipo de árvore, sem precisar visitar as lojas e mercados de sua cidade.

Portanto, as variedades mais baratas de madeira são as coníferas:

  • Pinho;
  • abeto.

Vamos entender os indicadores de cada árvore para entender as vantagens e desvantagens de sua aplicação prática.

Coníferas

forro de pinhoVantagens materiais:

  • resistência às temperaturas - baixa;
  • à umidade - fraco;
  • é necessário revestimento com anti-sépticos e impregnações protetoras;
  • capacidade de calor - média;
  • baixo custo de material.

forro de abetoDe longe, a principal vantagem das coníferas é seu baixo custo. Porque senão eles são "médios". Na maioria das vezes, é com eles que a varanda é recortada, pois na prática funcionam muito bem, desde que sejam devidamente cuidados. É necessário cobri-las constantemente com substâncias protetoras, mas a alta temperatura permite que as coníferas emitam óleos essenciais de cheiro agradável e úteis, assim como muitas substâncias nocivas ao corpo. Portanto, em áreas com verões quentes, esse acabamento de varanda pode ser um erro.

Existem também várias espécies de árvores mais caras, incluindo:

  • lariço;
  • cedro;
  • Carvalho.

Cedro

forro de cedroCaracterísticas:

  • resistência à temperatura - alta;
  • à umidade - alta;
  • processamento adicional é necessário;
  • capacidade de calor - média.

O cedro é certamente benéfico para revestir varandas e salas com alta umidade - banhos, salas de vapor. Na verdade, é resistente ao sol e também libera muitos elementos úteis quando aquecido. Também costuma produzir uma agradável cor vermelha.

Larício

forro de lariçoCaracterísticas:

  • resistência a altas temperaturas - moderada;
  • à umidade - alta;
  • o processamento da madeira é necessário com anti-sépticos e impregnações;
  • capacidade de calor - média;
  • não sujeito à deterioração.

A definição de "lariço" se encaixa:

  • Linden;
  • aspen;
  • amieiro.

Todas essas raças são mais duráveis. Eles não têm medo da umidade e, portanto, não têm medo de usá-los para decorar um banho. O conteúdo de resina neles é mínimo e, portanto, eles não têm medo de altas temperaturas. A umidade só é boa para essas raças.

Para manter a cor, é necessário tratar com produtos químicos especiais. E antes da instalação, você não deve ceder ao estresse mecânico, devido à sua densidade, a madeira pode rachar facilmente.

Em geral, essa durabilidade quase não é necessária para o acabamento da varanda e esses tipos de madeira são escolhidos apenas por razões estéticas, a cor desses tipos de árvores é muito bonita.

Classificação

classificação de forroEssas classes se diferenciam pela presença de defeitos mecânicos na madeira (nós, rugosidade), bem como pela precisão e uniformidade do padrão da madeira. Consequentemente, a seguinte classificação é mantida: classe extra, A, B, C.

As classes B e C não são aconselhadas por profissionais em tábuas, já que aqui são possíveis fissuras, bolsas de alcatrão e outros defeitos além da rugosidade ou nós banais. Você não deve comprar no preço barato de tal material.

Na verdade, a classe A não é muito diferente da classe Extra. Somente os menores erros no processamento mecânico da madeira antes da venda são possíveis nele. Portanto, no desejo de economizar algum dinheiro, ao comprar um bom material para acabamento, deve-se escolher madeira classe A.

Tipos de forro

tipos de forro para varandaOs tipos de forro podem diferir na forma de confecção da própria barra, bem como na sua aparência, que pode alterar o interior da varanda.

Hoje em dia, o revestimento de varandas com eurolining está na moda. Na prática, porém, esse material não se justifica. Claro, as primeiras associações de compradores são de alta qualidade, ou seja, boa madeira, processamento correto, padrão e dimensões claras. Porém, este não é o caso e muitas vezes o processamento da madeira deixa muito a desejar, e o tamanho está longe do padrão, mas depende dos fabricantes do produto adquirido. O forro distingue-se apenas pela presença de várias riscas na parede posterior da barra. Isso é feito para uma espécie de "ventilação". Essas tiras melhoram a circulação de ar, prolongando a vida útil do material.

perfis de forroO resto dos tipos são extremamente semelhantes ao forro do euro em design, mas diferem na aparência. São os principais tipos, cujas festas se encontram em armazéns de lojas e em mercados de construção.

No entanto, os tipos de revestimento listados não param por aí. Sempre existe a oportunidade de recorrer a um pedido individual e pedir para recortar a forma de uma barra que se adapte ao interior do apartamento ou à semelhança da família. A próxima foto mostra as opções mais comuns, em geral são até três dezenas e vale a pena discutir isso com a empresa que está fazendo o pedido.

Os preços de um pedido individual, é claro, vão superar o custo da compra de uma ripa convencional, já que a empresa terá que reconfigurar o equipamento.

Variedades e umidade

graus de revestimentoAs qualidades do forro já foram indicadas por nós anteriormente, são classes extras, A, B, C. Caso seja necessário embainhar uma sacada com urgência e não houver dinheiro, é melhor escolher classe B, porque neste caso você se salvará de dobras de materiais e resina em grandes quantidades.

A rugosidade não é tão terrível, alguém prefere até ver no seu interior, neste caso o “defeito” refere-se apenas a preferências estéticas, pois se tal falta de processamento mecânico da madeira não incomoda, e o preço é reduzido, principalmente por isso, você pode comprar sem hesitar. Mas os nós devem receber mais atenção.

A presença de nós pode "infectar a árvore" e ela começará a apodrecer. Se os nós forem secos e leves, tudo estará em ordem. Mas se eles estiverem escurecidos, com o tempo, isso acontecerá com a barra inteira. Você não deve comprar essa madeira.

O teor de umidade da árvore é um parâmetro extremamente importante que deve ser prestado atenção.No mercado e nas lojas de materiais de construção, você pode encontrar o forro a um preço extremamente reduzido devido ao alto nível de umidade. O teor de umidade nas placas é mais caro, não mais do que 7-10%.

Se você comprar madeira com um nível de umidade mais alto, deve estar preparado para o fato de que terá que mudá-la duas ou até três vezes. Se você embainhar imediatamente uma varanda com essa madeira, com o tempo ela começará a secar, vão aparecer lacunas, as tábuas se dobrarão, algumas delas podem rachar. Teremos que refazer o reparo. Isso pode acontecer duas ou três vezes antes que o nível de umidade atinja o normal.

Na verdade, mesmo que você não embainhe a árvore imediatamente, mas deixe-a secar, a mesma coisa pode acontecer com ela. Muitas placas dobram, deformam, racham. Isso porque o próprio fabricante seca as placas e retira as que não são adequadas dos lotes, e o preço de um produto com baixo teor de umidade sobe.

Embainhe a varanda com tábuas com suas próprias mãos

revestimento de varanda faça você mesmoApós a escolha do material, além de esclarecer todos os detalhes, a próxima dúvida dos condôminos é como embainhar a varanda com ripa de madeira. Depois, há um apelo aos recursos da Internet, uma busca por empresas que realizam tais reparos. Talvez esses serviços sejam até prestados por uma loja que vende materiais de construção, porque há lojas que instalam mediante pagamento.

No entanto, o custo desses serviços costuma ser muito alto e, portanto, os proprietários começam a procurar uma maneira mais barata de tornar sua varanda estética e confortável para os membros da família. Então surge a questão de como embainhar uma varanda com tábuas com as próprias mãos. O processo, na verdade, não é tão difícil, mas vale a pena aprofundar-se nas especificidades da execução deste trabalho e, antes de iniciá-lo, pergunte-se mais uma questão que é extremamente importante para o planejamento - se a sala será isolada.

Claro, com esta pergunta vem uma série de perguntas sobre com que material será isolado, quais paredes isolar e como isso afetará o revestimento de ripas da varanda, se é importante neste caso se é plástico ou madeira.

Na verdade, o processo de isolamento das paredes não afeta muito o processo de acabamento da varanda com madeira ou plástico. O mais importante na realidade é escolher o material e as paredes que você isola. Isso mudará o trabalho em apenas alguns pontos. O trabalho de instalação para isolamento será adicionado e o layout também mudará ligeiramente.

Instruções de trabalho

revestimento de alta qualidadeSe a questão - como embainhar a varanda com tábua você mesmo - foi levantada, então é necessário descrever claramente a sequência de ações para este evento. Use a sequência abaixo para economizar tempo. Portanto, instruções passo a passo para o acabamento de varandas com ripas:

  1. O primeiro passo é remover todos os acabamentos antigos. O que quer que esteja nas paredes antigas - tinta, gesso, azulejos - você precisa se livrar de tudo para deixar as paredes uniformes e limpas.
  2. O segundo estágio é o conhecido procedimento de preparação. Paredes, pisos e tetos devem ser tratados com um composto especial. Isso evitará o aparecimento de fungos, o que é especialmente possível se as paredes estiverem completamente "nuas".
  3. As próximas etapas são o trabalho de instalação. O terceiro é o preenchimento das ripas das paredes. O torneamento é feito de blocos de madeira. A largura das lacunas entre essas barras é chamada de pitch. A etapa é calculada de acordo com as dimensões do material de isolamento. Se não estiver lá, é definido por decisão dos proprietários.
  4. As etapas 4 e 6 são relevantes apenas para quem decidiu isolar a varanda. Assim, na quarta etapa, o isolamento é instalado e fixado.
  5. Na quinta etapa, é necessário fazer um procedimento semelhante com o piso, como foi feito com as paredes.
  6. Assim, na sexta etapa, o isolamento do piso é instalado e fixado.
  7. Acima de tudo, é colocado um compensado resistente à umidade. Sua espessura não deve ser inferior a 10 cm.
  8. Somente na oitava etapa, o forro é montado nas paredes.
  9. No nono, você precisa começar a instalar o teto.
  10. Apenas no décimo rodapé são instalados, cantos e inclinações são adicionados.

Para uma compreensão mais aprofundada de cada etapa, bem como de todo o processo, é recomendável assistir ao vídeo de como embainhar uma varanda com ripa de madeira com as próprias mãos.

Opções de isolamento de varanda

Em geral, qualquer material que possa ser encontrado em lojas de materiais de construção ou no mercado é adequado para isolamento. No entanto, novamente existe uma classificação de acordo com o nível de isolamento e o custo do isolamento. A seguir estão os principais materiais de isolamento disponíveis no mercado.

  • Isopor;
  • lã mineral;
  • espuma de poliestireno extrudida;
  • espuma de polietileno revestida com folha;
  • vidro de espuma;
  • bloco de espuma.

isopor

isoporA opção de isolamento mais barata. As desvantagens de tal aquecedor são a possibilidade de danos mecânicos, falta de naturalidade e liberação de produtos químicos prejudiciais. Vale a pena entender todos eles. Polyfoam pode realmente ser facilmente esmagado, mas não importa muito sob a ripa. Neste caso, para danificar o isolamento, será necessário romper totalmente o forro. Com o plástico não é muito difícil, mas com o de madeira terá que experimentar.

É difícil refutar a não naturalidade da espuma. Ele é realmente um "filho das reações químicas", mas é totalmente seguro. Elementos químicos nocivos à saúde são liberados pela espuma somente se queimar. Caso contrário, ele é neutro. Mas este material não isola pior do que outros. Portanto, neste caso, a relação entre preço e qualidade é a mais ótima.

Lã mineral

lã mineralEste material é da categoria de preço médio, porém também apresenta uma série de desvantagens e, em certo sentido, é até inferior à espuma. É feito de pedras, lã de vidro e escória, por isso é totalmente natural. No entanto, existem dois tipos desse material. A primeira é que produtos químicos à base de resina são usados ​​para a ligação, o que apenas leva à conclusão de que o material libera produtos químicos nocivos. O segundo são tapetes acolchoados. Não há fichário usado e, portanto, é seguro. Esse material isola bem, no entanto, também absorve muito bem a umidade. Deve ser usado somente se for possível protegê-lo completamente da umidade.

Espuma de poliestireno extrudado

espuma de poliestireno extrudadoUm pouco acima da categoria de preço médio. No entanto, o mais ideal e rentável de todos os materiais de isolamento. Além disso, possui os componentes do isolamento acústico. Possui sistema de travas, que elimina a presença de trincas. Resistente a danos mecânicos.

Folha de espuma de polietileno

espuma de polietilenoRaramente é usado como uma substância isolante. No entanto, é adequado para essa função para países do sul, onde não há geadas severas. Caso contrário, é uma camada adicional, por exemplo, ao usar lã mineral.

Vidro de espuma

vidro de espumaExistem várias variações deste material. Fabricado na China, Bielo-Rússia e Europa. A qualidade mais baixa é a China, depois a Bielorrússia e a mais alta qualidade vem do fabricante europeu. Preço em conformidade. No entanto, é o melhor isolamento que você pode encontrar. Mantém a temperatura tanto na geada até 250 graus, quanto no calor apropriado, leve, não deforma e não é exigente ao colocá-la. O preço é a única desvantagem.

Bloco de espuma

bloco de espumaBlocos de espuma podem ser usados ​​para isolamento, no entanto, para que possam isolar, sua espessura deve ser de 30 cm. Dada a pequena área de varanda em apartamentos padrão, fazer tal isolamento significa simplesmente ocupar metade da área da sala .

Todo o isolamento acima pode ser usado em qualquer superfície. Se tirarmos conclusões sobre eles, então a espuma de plástico será a versão econômica e eficaz, e a espuma de vidro se tornará a versão mais cara, mas com eficácia máxima do isolamento.

Como fazer tudo sem erros

excelente resultadoA dúvida mais comum durante a realização de reparos é como embainhar adequadamente uma varanda com tábuas.Afinal, depois de terminar, você pode tropeçar em paredes curvas, vãos, rachaduras e outras deficiências que valeram a pena calcular ao realizar todas as etapas.

Na verdade, se houver experiência na reparação de outras instalações, a varanda não causará dificuldades. O principal é entender o algoritmo - primeiro o quadro é construído e, em seguida, o revestimento é aplicado. O quadro deve ser plano. O mais importante é obter as linhas horizontais corretas em cada parede. Ou seja, a primeira placa. Pois é dela que o resto será exibido.

Se as regras forem seguidas, o quadro é exibido o mais uniformemente possível, é possível fazer uma varanda sem um único erro.

Torneamento

instalação de torneamentoExistem várias regras importantes a serem lembradas sobre a caixa. Na verdade, a caixa é a instalação de uma estrutura para reparo. Na verdade, esta é a etapa mais importante, na presença de um erro em que tudo irá por água abaixo.

A moldura é feita de blocos de madeira. A altura de tal barra depende da espessura do isolamento, se houver. Ou seja, você precisa de um bloco na altura do isolamento da parede e mais dois centímetros. Isso é para garantir uma circulação de ar suficiente. Essa "camada" de ar permite que você mantenha o isolamento e o forro. Esses dois materiais requerem isolamento de fungos e umidade. Essa folga fornece isso.

O segundo segredo para reparos bem-sucedidos é a direção correta do revestimento e das barras da estrutura. Se o forro for colocado horizontalmente, as barras da estrutura devem ser colocadas verticalmente. Se o forro for colocado na vertical, é necessário colocar a moldura na horizontal. Ou seja, em qualquer caso, a moldura e a própria pele devem ser estritamente perpendiculares uma à outra.

Instalação

instalação de forroExistem também alguns pontos importantes para a instalação do próprio forro. O forro é preso às placas do quadro. É por isso que o revestimento e a moldura são estritamente perpendiculares. Pode ser fixado com pregos, parafusos, usando um grampeador de construção. Qualquer opção que for conveniente para você servirá. O principal não é com cola.

O segundo ponto - as placas são presas ao quadro por meio de um. O segundo é inserido nas ranhuras do primeiro, fixando-se assim na superfície desejada. Ou seja, você não precisa pregar todas as placas de revestimento na moldura.

Processamento de forro

envernizamentoÉ necessário processar não só o próprio forro, mas também toda a moldura. Para isso, são adquiridos antissépticos especiais para madeira em lojas de materiais de construção.

Sobre esses fundos, as instruções de uso são escritas de imediato, pois podem variar dependendo do fabricante desses fundos.

Recomenda-se processar o próprio forro com anti-sépticos tônicos. Agora, a maioria dos fabricantes dessas ferramentas apresenta uma grande variedade de cores. Basta escolher aquele que se adapta ao desenho do apartamento ou à ideia de família. Assim, a abertura com anti-séptico ocorre de acordo com as instruções indicadas no produto adquirido.

Muitos estão se perguntando qual cor é melhor escolher. Depende, entre outras coisas, se a varanda fica do lado ensolarado da casa ou não, ou seja, quanto tempo por dia o forro será influenciado pelos raios solares.

Para o lado escurecido, para uma varanda que não é aquecida por muito tempo ao sol, pode-se optar por tons escuros, pois não terão medo de desbotar, manterão a cor. E a cor chocolate escuro ou bordô escuro há muito é considerada nobre, especialmente se forem tons de painéis de madeira.

Se a lateral da casa é ensolarada e o revestimento deverá ficar exposto ao sol por muito tempo, vale a pena escolher anti-sépticos que branqueiem levemente a madeira, ou seja, em geral, opte por tons claros. A vantagem é que, ao contrário dos escuros, eles não desbotam. E eles não parecem menos impressionantes do que tons escuros. Por isso o interior da varanda numa paleta de cores deve ser pensado não apenas em função das suas preferências e das cores preferidas do agregado familiar.

Ripa de revestimento de varanda - vídeo

Jardim

casa

Equipamento