Praga de colheitas crucíferas, besouro da folha de estupro e controle efetivo da mesma

besouro de folha de estupro O besouro da colza é uma das pragas mais comuns e perigosas das lavouras da família do repolho. Este inseto em miniatura é capaz de causar danos tremendos às plantações de colza, mostarda, nabo, nabo. A luta contra o besouro da estupro envolve o uso de remédios populares acessíveis, produtos químicos eficazes, bem como medidas preventivas obrigatórias.

Besouro de folha de colza - descrição de praga

coleóptero

O besouro da folha de colza é um inseto da categoria dos coleópteros, da família do besouro da folha.

A praga pode ser reconhecida por suas características:

  1. O corpo do besouro é oblongo-oval, não mais do que 8-10 mm de tamanho, coberto por uma membrana quitinosa.
  2. A parte superior do corpo é de cor vermelho-preto e possui três listras longitudinais - uma delas localizada ao longo da sutura e duas nos lados direito e esquerdo da parte central do élitro.
  3. Na cabeça do inseto há um par de antenas pretas, compostas por 11 segmentos.
  4. O besouro da canola tem seis patas, grossas e densas, também constituídas por segmentos.
  5. A larva do besouro da folha tem um corpo de 12-16 mm, cor marrom-acastanhada na parte superior das costas e amarelo brilhante na parte inferior do corpo.

praga de colzaAs pragas da colza causam sérios danos à horta. Primeiro, os insetos se alimentam de ervas daninhas do repolho e, após um aumento no número de colônias, eles afetam repolho branco, rabanete, colza, mostarda.

As pragas são adultos e larvas do besouro das folhas. Eles corroem as partes moles das plantas, deixando apenas veias duras. Isso leva à morte rápida das plantas cultivadas e reduz significativamente sua produtividade.

Métodos de controle do besouro da colza

invasão de besouro de estuproO combate ao besouro da colza é feito de duas formas - com o auxílio de técnicas agrícolas e produtos químicos. Muitos residentes de verão e jardineiros usam métodos agrotécnicos, pois têm um efeito mais suave e são totalmente seguros para a colheita futura. Mas deve-se ter em mente que, com um grande número de pragas, as práticas agrícolas podem ser ineficazes.

Métodos agrotécnicos

métodos de controle agrotécnicoAntes de lutar contra o besouro da folha com métodos agrotécnicos, é preciso preparar o solo. No outono, o melhor de tudo na primeira metade de setembro, cave o solo com cuidado. Isso ajudará a destruir os ovos do besouro da estupro colocados no solo durante o inverno. Esta medida vai impedir a propagação de pragas no local.

Outros métodos de controle agrotécnico:

  1. Remova as ervas daninhas da área a tempo (especialmente da família dos crucíferos). São alimento para besouros, na sua ausência os insetos serão forçados a deixar o território.
  2. Afrouxe regularmente o solo entre os canteiros - isso ajudará a destruir as pupas do besouro que permanecem no solo.
  3. O plantio precoce de mudas de repolho, o uso de estufas e estufas evitam que as pragas danifiquem as plantações.

Alguns jardineiros usam um pequeno truque - eles plantam um pequeno canteiro de colza ou repolho, o que distrairá a praga das principais plantas cultivadas.

O besouro da colza e as suas larvas podem ser apanhados manualmente com uma rede. Mas este método só é adequado para o controle de pragas em uma pequena área.

Produtos químicos

uso de produtos químicos contra besouro de estuproVocê pode começar a usar produtos químicos se mais de 10% de todos os espaços verdes forem afetados pelo besouro da colza ou se houver pelo menos 4-6 insetos em um arbusto. Nesses casos, os métodos agronômicos serão ineficazes, é possível se livrar de uma grande colônia de parasitas apenas com a ajuda de produtos químicos.

Remédios industriais eficazes incluem:

  • Zolon;
  • Karbofos;
  • Actellik;
  • Metafos;
  • Fosbecida;
  • Decis;
  • Kemiphos.

Essas drogas pertencem a inseticidas de ação intestinal e de contato. Suas substâncias ativas, junto com as folhas tratadas, entram no sistema digestivo do besouro das folhas. Em poucas horas, eles causam distúrbios na transmissão dos impulsos nervosos, paralisia e morte de pragas. O efeito protetor dura até 15-25 dias.

Quaisquer produtos químicos devem ser usados ​​estritamente de acordo com as instruções do fabricante e na dosagem indicada.

processamento de campoO tratamento das plantas afetadas é melhor feito à noite, após o pôr do sol. Na maioria das vezes, o besouro da colza é selecionado na superfície das folhas - isso aumenta significativamente a eficiência do processamento.

Quando o besouro da estupro aparece em campos agrícolas, 12% de pó de hexaclorano é usado. Os campos são polinizados com este pó na proporção de 15-18 kg por 1 ha.

besouro de folha de estupro perigosoO besouro da colza é uma praga perigosa que causa sérios danos às plantas crucíferas. A combinação de práticas agrícolas simples e eficazes com produtos químicos modernos ajudará a se livrar dos insetos e manter a alta produtividade das colheitas.

Besouro da colza encontrado em um campo de colza - vídeo

Jardim

casa

Equipamento