Cultivo de mudas de macieira auto-enraizada

macieira de muda de raiz própria As árvores frutíferas geralmente são propagadas por enxertos de estacas no estoque, este é o método mais comum. O cultivo de mudas auto-enraizadas é um método de reprodução antigo e injustamente esquecido, porque uma macieira enxertada pode adquirir as propriedades de um porta-enxerto e, ao cultivar mudas auto-enraizadas, a pureza da variedade é preservada.

A essência do método de cultivo de mudas com raízes próprias

O método consiste no cultivo de mudas a partir de estacas. Os galhos da árvore-mãe são jogados no chão e borrifados com terra. Recebendo nutrientes da árvore-mãe, o galho criará raízes e dará crescimento, que ficará mais forte em um ano e poderá ser separado da árvore-mãe. Você receberá uma jovem macieira, pronta para ser transplantada para um novo local.

As mudas adquiridas no viveiro foram propagadas enxertando a cultivar em uma macieira silvestre. Portanto, se você deseja propagar uma variedade de macieiras enxertadas no estoque, é necessário selecionar o galho acima do ponto de enxerto. Isso é feito para não crescer uma muda de maçã silvestre. Se a macieira tiver raízes próprias, você poderá cair em qualquer galho.

Como enraizar um galho de uma macieira?

Enraizar uma macieira é muito simples. Para isso, incline o galho até o solo e faça cortes na casca para uma formação mais rápida do sistema radicular. Em seguida, cave um sulco com cerca de 10 cm de profundidade e coloque um galho nele, e então polvilhe com terra. O local onde está localizado o galho enterrado deve ser marcado com uma estaca para não danificar acidentalmente a futura muda. Ao redor você precisa fazer um pequeno sulco para que seja conveniente regar o galho. Em um ano, o galho escavado dará crescimento. Quando ficar mais forte, será possível cortar a muda da árvore-mãe com um podador e transplantá-la para um local permanente.

Este método é racional?

Alguns jardineiros questionam esse método de criação. macieiras, porque é muito longo: afinal, é preciso esperar um ano inteiro para que um galho enterrado dê crescimento. Se você propagar uma macieira com mudas com raízes próprias e adicionar vários galhos a cada ano, não levará mais tempo do que cultivar uma macieira enxertada.

Mas o cultivo de mudas auto-enraizadas não é adequado para todas as variedades de macieiras. Assim, por exemplo, uma macieira vigorosa enraíza-se pior do que as variedades menores e médias.

A vantagem de cultivar mudas com raízes próprias é que uma nova árvore cresce com seu próprio sistema de raiz, que pode ser transplantada para qualquer lugar do local. Devido ao sistema radicular desenvolvido, a taxa de sobrevivência da árvore aumenta várias vezes e as qualidades gustativas da variedade mãe são preservadas.

Jardim

casa

Equipamento